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Carros elétricos precisam de pneus especiais?

Os veículos elétricos (EVs) têm características distintas que podem beneficiar-se de pneus projetados especificamente para eles, mas não necessariamente "precisam" de pneus especiais. No entanto, há pneus que são otimizados para as peculiaridades dos elétricos para melhorar a performance, a eficiência e a durabilidade. Neste artigo, vamos examinar por que os EVs podem se beneficiar de pneus específicos.

Por que os pneus de veículos elétricos e os convencionais são diferentes?

Os veículos elétricos são super pesados por causa de suas baterias e precisam de pneus que possam suportar essa carga extra. Enquanto a bateria de um carro elétrico armazena a energia, é o motor elétrico que fornece o torque instantâneo sem emitir barulho.

Com um veículo elétrico, assim que você pressiona o acelerador, você está imediatamente com 100% da potência do veículo. Isso significa que as transferências de peso são mais nítidas e muito mais intensas do que com um veículo movido a combustão. Isso também afeta diretamente no desgaste dos pneus.

O segundo fator que exige mais dos pneus para carros elétricos é o ruído. Mas um veículo elétrico é silencioso, certo? Sem o ruído de um motor de combustão, o som dos pneus na superfície da estrada é muito mais perceptível em um veículo elétrico. Portanto, os fabricantes precisam criar pneus muito mais silenciosos. Assim, o ruído interior é reduzido.

Aqui está um exemplo: em uma orquestra, quando você tem um tambor e uma flauta tocando ao mesmo tempo, você ouve principalmente o tambor. Mas quando o tambor para, o som da flauta aparece mais claramente. O mesmo acontece quando se muda para um veículo elétrico: o motor térmico que gera a maior parte do ruído desaparece e o ruído dos pneus da estrada fica mais aparente.

O terceiro fator específico dos veículos elétricos é a autonomia da bateria e o risco de avaria, especialmente em viagens longas. Por meio da resistência ao rolamento, os pneus contribuem para o consumo de energia elétrica, através da autonomia da bateria.

Pneus Michelin para veículos elétricos

A Michelin projeta os pneus de forma diferente para levar essa necessidade em consideração, principalmente na estrutura dos pneus e seus materiais.  Por isso, os pneus MICHELIN Pilot Sport EV estão equipados com a inovadora tecnologia Michelin Acoustic que reduz o nível de ruído percebido em 20%. 

Os pneus MICHELIN e.PRIMACY promovem a transição para a mobilidade elétrica. Seu desempenho de resistência ao rolamento no mercado de pneus de reposição premium melhora a eficiência energética de um veículo elétrico, aumentando assim sua autonomia em cerca de 7% ou cerca de 30 km para um veículo com autonomia de 400 km e outros pneus de sua categoria.

Isso não significa que os veículos elétricos não podem usar pneus "normais", muitos o fazem. No entanto, para aproveitar ao máximo as características e benefícios dos veículos elétricos, muitos proprietários optam por pneus que são projetados ou recomendados especificamente para veículos elétricos. Como sempre, ao escolher pneus, é fundamental considerar as necessidades específicas do veículo e do motorista, bem como as recomendações do fabricante do veículo.

Para complementar a sua leitura, leia o artigo Como escolher os pneus para carros elétricos.

Como pneus para veículos elétricos melhoram a autonomia da bateria?

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Como os pneus melhoram a autonomia da bateria? Tenha em mente que para mover um objeto, ele precisa receber energia. E entre a energia que recebe e a que devolve em forma de deslocamento, há sempre uma perda, pois o objeto tem contato com o solo. Isso é chamado de resistência ao rolamento.

Um dos objetivos dos fabricantes de pneus é limitar essa perda de energia para otimizar a eficiência energética e reduzir o consumo desnecessário de energia. E, quando se trata de veículos elétricos, quanto mais energia é otimizada, mais autonomia o veículo tem. Ao escolher seus pneus, você pode verificar a etiqueta para obter a menor resistência ao rolamento e aproveitar seu desempenho para dirigir por mais tempo.

Os veículos elétricos causam mais desgaste aos pneus?

O maior fator para os veículos elétricos, quando comparados aos convencionais, é a transferência dinâmica de carga e o torque de frenagem vinculados a esse tipo de motor. Este é um desafio para os fabricantes. Pois o aumento da massa e do torque exigem pneus com maior rigidez lateral, para manter a sensação de manuseio, uma aderência forte para permitir a aceleração e uma boa longevidade para resistir ao desgaste dos quilômetro rodados.

O peso da bateria é uma questão importante para veículos esportivos elétricos. Se você tem um motor elétrico potente, precisa ter uma bateria potente, e isso se traduz em carga. Sendo 400 kg o peso médio de uma bateria em um carro esportivo elétrico.

Hoje, os fabricantes de automóveis propõem dois tipos de veículos elétricos: veículos regulares adaptados para se tornarem elétricos ou nova plataforma. No caso de veículos regulares adaptados, geralmente o tamanho dos pneus não muda muito em comparação com a ICE (Internal Combustion Engine). Assim, o desgaste pode acontecer mais rápido que o ICE.

Para plataforma nova, massa e torque são considerados desde o início, o tamanho dos pneus é ajustado e geralmente bem maior que o ICE equivalente. O desgaste será semelhante ao ICE.

Por que existem diferentes opções de pneus para veículos elétricos?

É crucial ter os melhores pneus para veículos elétricos, dependendo do seu tipo. Porque um pneu precisa responder a diferentes demandas de direção. Por exemplo, um motorista de carro esportivo busca por acelerações rápidas, grande transmissão de torque e alta precisão no volante. Por outro lado, o motorista de um sedã busca mais segurança e conforto ao dirigir.

A Michelin criou duas gamas de pneus para carros elétricos: MICHELIN Pilot Sport EV e MICHELIN e.PRIMACY. Cada uma oferece diferentes equilíbrios de performance, dependendo do que você está procurando.

Como prolongar a vida útil dos meus pneus para veículos elétricos?

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É crucial ter os melhores pneus para veículos elétricos, dependendo do seu tipo. Porque um pneu precisa responder a diferentes demandas de direção. Por exemplo, um motorista de carro esportivo busca por acelerações rápidas, grande transmissão de torque e alta precisão no volante. Por outro lado, o motorista de um sedã busca mais segurança e conforto ao dirigir.

A Michelin criou duas gamas de pneus para carros elétricos: MICHELIN Pilot Sport EV e MICHELIN e.PRIMACY. Cada uma oferece diferentes equilíbrios de performance, dependendo do que você está procurando.

Como prolongar a vida útil dos meus pneus para veículos elétricos?

Como para qualquer outro, existem duas maneiras principais de proteger seus pneus para veículos elétricos e, assim, otimizar sua vida útil: manutenção e estilo de direção. A manutenção de pneus elétricos envolve monitorar a pressão, alinhamento e desgaste. Esse tipo de pneu tende a se desgastar na borda interna da roda do carro elétrico, portanto, isso deve ser verificado regularmente. A pressão também deve ser adaptada dependendo da carga transportada.

Mas como descobrir a calibragem ideal dos pneus? É simples! Os carros vêm com um adesivo do fabricante que indica a calibragem recomendada para tamanhos específicos de pneus de carro. Há também recomendações dependendo se o carro está carregado ou não.

Já a direção ecológica é uma expressão que ouvimos cada vez mais nos dias de hoje. Com o objetivo de reduzir o consumo de energia, o estilo de direção correto não apenas maximiza a autonomia de um veículo elétrico, mas também otimiza a qualidade e a performance dos pneus.

Por isso, em resumo, o estilo de direção é particularmente importante. Portanto, use aceleração moderada e frenagem suave e regenerativa. Além disso, faça as curvas com cuidado. Essa é a melhor maneira de aumentar a autonomia da bateria e a longevidade dos pneus para carros elétricos.

Embora seja sempre uma boa ideia equipar seu veículo elétrico com pneus feitos especialmente para ele, lembre-se de que nossos produtos para não elétricos também podem ser muito eficientes. Por fim, temos certeza de que você encontrará o pneu certo que se adapta ao seu carro e estilo de direção com a ajuda de uma de nossas revendas e o nosso buscador de pneus MICHELIN.

 

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MENÇÕES LEGAIS

(1) Medição de ruído interno, feita em 2016 no tamanho 245/45 R19 no KIA Cadenza. Nível de ruído medido na faixa “170-230Hz”. Os resultados podem variar de acordo com o veículo, gama e tamanho dos pneus, velocidade e condições da estrada.

 

(2) A categoria de pneus - MICHELIN e.PRIMACY é definida como um dos pneus de verão Premium, como as marcas CONTINENTAL, GOODYEAR, BRIDGESTONE, PIRELLI, DUNLOP, e não são dedicados à aplicação de equipamento original (ou seja, não são projetados para atingir os objetivos específicos dos fabricantes de carro), mas são pneus que podem ser adquiridos em revendedoras.

 

(3) - Estudo interno de resistência ao rolamento realizado em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, comparando MICHELIN Pilot Sport EV (6,7 kg/t) versus SUV MICHELIN Pilot Sport 4 (8,8 kg/t). Para um veículo elétrico de massa 2151 kg, com autonomia de 540 km, essa diferença de 2,1 kg/t leva a um ganho de autonomia de mais de 60 km, ou mais de 10% da autonomia inicial.

 

(2) - Maior alcance da bateria EV e redução de CO₂ - Quando novo, o MICHELIN e.PRIMACY gera 2kg/t em média de resistência ao rolamento menos que os concorrentes, é equivalente na redução do consumo de combustível de até 0,21l/100 km, equivalente a um ganho na emissão de CO₂ de até 5 g para um VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente de ganho de até 7 % na autonomia para um VW e.Golf.

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