A banda de rodagem parece frágil

Sintoma: Desgaste nas duas bordas

carro edito infográfico desgaste nos dois lados dicas e conselhos

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Diagnóstico: Calibragem insuficiente
  • Reduz a vida útil da banda de rodagem em função do aumento do desgaste nas bordas externas (ou ombros) do pneu
  • Gera calor excessivo, o que reduz a durabilidade do pneu e pode provocar a pane do pneu
  • Reduz a economia de combustível em função do aumento da resistência ao rolamento

Solução:

Encha o pneu de ar até que atinja a calibragem adequada (psi: medida por um medidor de calibragem de ar).

Para encontrar a calibragem de ar adequada, consulte o manual do proprietário do veículo ou confira o psi recomendado na etiqueta fixada na porta.

Sintoma: Desgaste no centro e desgaste excessivo

carro edito infográfico desgaste no centro dicas e conselhos

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Diagnóstico: Calibragem excessiva
  • O centro da banda de rodagem suporta a maior parte da carga e se desgasta com mais rapidez do que as bordas externas.
  • Para evitar isso, sempre verifique os pneus quando estiverem frios, antes do uso ou pelo menos três horas depois.
     
Solução:

Retire ar do pneu com um medidor de calibragem até que a leitura da calibragem corresponda ao psi recomendado pelo fabricante do veículo.

Para encontrar a calibragem de ar adequada, consulte o manual do proprietário do veículo ou confira o psi recomendado na etiqueta fixada na porta.

Sintoma: Desgaste desigual

carro edito infográfico desgaste dicas e conselhos

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Diagnóstico 1: Alinhamento incorreto

O desgaste desigual dos pneus dianteiros ou traseiros indica que é necessário fazer um alinhamento.

Solução:

Muitos veículos hoje estão equipados com suspensões traseiras que podem ter seu alinhamento ajustado. Se for esse o caso, o seu veículo pode precisar de um alinhamento dianteiro ou um alinhamento das "quatro rodas", dependendo dos sintomas manifestados. Consulte sua revendedora de pneus para fazer uma inspeção.
Mais informações sobre alinhamento

 

Diagnóstico 2: Problema de calibragem excessiva
  • O centro da banda de rodagem suporta a maior parte da carga e se desgasta com mais rapidez do que as bordas externas.
  • Para evitar isso, sempre verifique os pneus quando estiverem frios, antes do uso ou pelo menos três horas depois.

 

Solução:

Retire ar do pneu com um medidor de calibragem até que a leitura da calibragem corresponda ao psi recomendado pelo fabricante do veículo. Para encontrar a calibragem de ar adequada, consulte o manual do proprietário do veículo ou confira o psi recomendado na etiqueta fixada na porta.

Sintoma: Cortes curvos

carro edito infográfico cortes curvos dicas e conselhos

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Diagnóstico 1: Alinhamento incorreto

O desgaste desigual dos pneus dianteiros ou traseiros indica que é necessário fazer um alinhamento.

Solução:

Muitos veículos hoje estão equipados com suspensões traseiras que podem ter seu alinhamento ajustado. Se for esse o caso, o seu veículo pode precisar de um alinhamento dianteiro ou um alinhamento das "quatro rodas", dependendo dos sintomas manifestados. Consulte sua revendedora de pneus para fazer uma inspeção.

Sintoma: Bordas dentadas e bordas esgarçadas

carro edito infográfico bordas dentadas dicas e conselhos

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Diagnóstico: Desalinhamento

Se o veículo estiver desalinhado, as bordas da banda de rodagem terão uma aparência dentada ou esgarçada. Isto é causado pelo esfregamento errático contra a pista.

Solução

Seu carro provavelmente precisa de uma correção de alinhamento de convergência ou divergência. Consulte seu profissional de pneus para fazer uma inspeção.

Sintoma: Danos

carro edito infográfico danos dicas e conselhos

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Diagnóstico: Dano no pneu onde será necessário fazer um reparo
  • A maioria dos furos com pregos ou cortes até 6 mm exclusivamente na banda de rodagem podem ser reparados por um profissional de pneus conforme procedimentos padrão de mercado.
  • Uma reparação realizada sem a desmontagem do pneu na roda não é confiável e é perigoso, visto que após uma perfuração é necessário inspecionar o interior do pneu.

 

Solução
  • O reparo recomendado para um pneu radial (a maioria dos pneus) consiste na colocação de uma base de borracha no revestimento interno do pneu e um enchimento tipo tarugo de borracha no orifício.
  • Não tente reparar pneus com furos maiores que 6 mm na banda de rodagem ou qualquer furo no flanco. Além disso, não use pneus com menos de 1,6 mm de profundidade de banda de rodagem.
  • Troque o pneu danificado por um estepe, mas não deixe de verificar primeiro as recomendações de calibragem, velocidade e quilometragem corretas no flanco do estepe. Leve o veículo para uma inspeção profissional

Sintoma: Barra ao longo da banda de rodagem

carro edito infográfico barra dicas e conselhos

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Diagnóstico: Desgaste dos pneus 
  • Todos os pneus têm barras indicadoras de desgaste da banda de rodagem a 2/32 polegadas da banda restante.
  • Quando o desgaste da banda de rodagem atinge 2/32 polegadas, ou quando as barras indicadoras de desgaste da banda ficam visíveis em qualquer seção do pneu, é sinal de que o pneu está gasto e deve ser trocado.

 

Solução:

Leve seu veículo a um profissional de pneus para fazer uma inspeção e providencie uma mensuração profissional da banda de rodagem restante com um medidor de profundidade da banda.

 

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