A banda de rodagem parece frágil

Sintoma: Desgaste nas duas bordas

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Diagnóstico: Calibragem insuficiente

  • Reduz a vida útil da banda de rodagem em função do aumento do desgaste nas bordas externas (ou ombros) do pneu
  • Gera calor excessivo, o que reduz a durabilidade do pneu e pode provocar a pane do pneu
  • Reduz a economia de combustível em função do aumento da resistência ao rolamento

Solução:

Encha o pneu de ar até que atinja a calibragem adequada (psi: medida por um medidor de calibragem de ar).

Para encontrar a calibragem de ar adequada, consulte o manual do proprietário do veículo ou confira o psi recomendado na etiqueta fixada na porta.

Sintoma: Desgaste no centro e desgaste excessivo

Diagnóstico: Calibragem excessiva

  • O centro da banda de rodagem suporta a maior parte da carga e se desgasta com mais rapidez do que as bordas externas.
  • Para evitar isso, sempre verifique os pneus quando estiverem frios, antes do uso ou pelo menos três horas depois.
     

Solução:

Retire ar do pneu com um medidor de calibragem até que a leitura da calibragem corresponda ao psi recomendado pelo fabricante do veículo.

Para encontrar a calibragem de ar adequada, consulte o manual do proprietário do veículo ou confira o psi recomendado na etiqueta fixada na porta.

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Sintoma: Desgaste desigual

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Diagnóstico 1: Alinhamento incorreto

O desgaste desigual dos pneus dianteiros ou traseiros indica que é necessário fazer um alinhamento.

Solução:

Muitos veículos hoje estão equipados com suspensões traseiras que podem ter seu alinhamento ajustado. Se for esse o caso, o seu veículo pode precisar de um alinhamento dianteiro ou um alinhamento das "quatro rodas", dependendo dos sintomas manifestados. Consulte sua revendedora de pneus para fazer uma inspeção.

Diagnóstico 2: Problema de calibragem excessiva

  • O centro da banda de rodagem suporta a maior parte da carga e se desgasta com mais rapidez do que as bordas externas.
  • Para evitar isso, sempre verifique os pneus quando estiverem frios, antes do uso ou pelo menos três horas depois.
  •  

Solução:

Retire ar do pneu com um medidor de calibragem até que a leitura da calibragem corresponda ao psi recomendado pelo fabricante do veículo. Para encontrar a calibragem de ar adequada, consulte o manual do proprietário do veículo ou confira o psi recomendado na etiqueta fixada na porta.

Sintoma: Cortes curvos

Diagnóstico 1: Alinhamento incorreto

O desgaste desigual dos pneus dianteiros ou traseiros indica que é necessário fazer um alinhamento.

Solução:

Muitos veículos hoje estão equipados com suspensões traseiras que podem ter seu alinhamento ajustado. Se for esse o caso, o seu veículo pode precisar de um alinhamento dianteiro ou um alinhamento das "quatro rodas", dependendo dos sintomas manifestados. Consulte sua revendedora de pneus para fazer uma inspeção.

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Sintoma: Bordas dentadas e bordas esgarçadas

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Diagnóstico: Desalinhamento

Se o veículo estiver desalinhado, as bordas da banda de rodagem terão uma aparência dentada ou esgarçada. Isto é causado pelo esfregamento errático contra a pista.

Solução

Seu carro provavelmente precisa de uma correção de alinhamento de convergência ou divergência. Consulte seu profissional de pneus para fazer uma inspeção.

Sintoma: Danos

Diagnóstico: Dano no pneu onde será necessário fazer um reparo

  • A maioria dos furos com pregos ou cortes até 6 mm exclusivamente na banda de rodagem podem ser reparados por um profissional de pneus conforme procedimentos padrão de mercado.
  • Uma reparação realizada sem a desmontagem do pneu na roda não é confiável e é perigoso, visto que após uma perfuração é necessário inspecionar o interior do pneu.

 

Solução

  • O reparo recomendado para um pneu radial (a maioria dos pneus) consiste na colocação de uma base de borracha no revestimento interno do pneu e um enchimento tipo tarugo de borracha no orifício.
  • Não tente reparar pneus com furos maiores que 6 mm na banda de rodagem ou qualquer furo no flanco. Além disso, não use pneus com menos de 1,6 mm de profundidade de banda de rodagem.
  • Troque o pneu danificado por um estepe, mas não deixe de verificar primeiro as recomendações de calibragem, velocidade e quilometragem corretas no flanco do estepe. Leve o veículo para uma inspeção profissional

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Sintoma: Barra ao longo da banda de rodagem

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Diagnóstico: Desgaste dos pneus 

  • Todos os pneus têm barras indicadoras de desgaste da banda de rodagem a 2/32 polegadas da banda restante.
  • Quando o desgaste da banda de rodagem atinge 2/32 polegadas, ou quando as barras indicadoras de desgaste da banda ficam visíveis em qualquer seção do pneu, é sinal de que o pneu está gasto e deve ser trocado.

 

Solução:

Leve seu veículo a um profissional de pneus para fazer uma inspeção e providencie uma mensuração profissional da banda de rodagem restante com um medidor de profundidade da banda.

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