Outras dicas e conselhos
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O pneu perde parte da calibragem por causas naturais (normalmente em torno de 1 psi [0,076 bar] por mês). A perda de calibragem pode ser acelerada por outros vazamentos de ar devido ao seguinte:
• um furo acidental
• a válvula: que precisa ser trocada a cada troca de pneu.
• a tampa da válvula: essencial para garantir vedação hermética.
• a roda: que deve ser limpa a cada instalação de pneu.
• Siga as orientações do fabricante do veículo ou do pneu, principalmente no que diz respeito às condições de uso (cargas/velocidades, etc).
• Verifique a calibragem quando os pneus estiverem frios (pneus que são usados a mais de 2 horas ou percorreram menos de 3 km a baixa velocidade).
• Se os pneus estiverem quentes quando forem verificados, adicione 4 a 5 psi (0,3 bar) à calibragem recomendada pelo fabricante do veículo. Repita a verificação da calibragem quando os pneus estiverem frios.
• Nunca esvazie um pneu quente.
• Mesmo que os pneus sejam inflados com nitrogênio, a calibragem e a condição geral ainda assim precisam ser verificadas com frequência.
Um pneu inflado corretamente melhora a segurança, é mais econômico e é melhor para o meio ambiente.
Como verifico a calibragem dos meus pneus?
- Insira o calibrador na haste da válvula do pneu.
- Ele irá apitar e mostrar um número que corresponde à calibragem interna do número psi.
- O som sibilante é o ar escapando do pneu. Não deve afetar a calibragem consideravelmente, a menos que você mantenha o calibrador apertado por muito tempo.
- Compare o psi medido com o psi recomendado.
- Se o psi estiver acima do número recomendado, deixe o ar sair até os números coincidirem. Se estiver abaixo, adicione ar até atingir o número adequado.
Onde posso encontrar a calibragem recomendada para os meus pneus?
- No manual do proprietário do veículo.
- Em uma etiqueta na porta do motorista ou na porta do tanque de combustível.
- Não use o número indicado no flanco do pneu, pois não indica a calibragem necessária para o seu pneu.
Sobre os calibradores
- Tenha cuidado se você estiver usando um calibrador de posto de gasolina. Muitos calibradores não são confiáveis.
- Compre um calibrador de alta qualidade e verifique sua precisão com um profissional de pneus.
Acertar é importante
- Os pneus com calibragem insuficiente ou excessiva podem se desgastar mais rapidamente do que o previsto, reduzir a aderência e consumir mais combustível. São necessários apenas alguns minutos por mês para ajudar a garantir a sua segurança e a longevidade dos seus pneus.
Ao manter seus pneus com a calibragem correta, você reduz seus custos de manutenção. Os pneus com calibragem insuficiente são propensos ao superaquecimento, consomem mais combustível e desgastam-se mais rapidamente. Da mesma forma, a calibragem excessiva pode reduzir a vida útil do pneu, reduzir a aderência e causar problemas de controle do volante.
• DESGASTE
Um pneu com calibragem 20% abaixo do recomendado pode render 20% a menos de quilometragem. Isso equivale a uma perda de 8.000 km em uma possível quilometragem de 40.000 km.
• CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE CO2.
A baixa calibragem dos pneus aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2.
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Nitrogênio: Quais são as vantagens?
O que é nitrogênio?
Nitrogênio é simplesmente ar seco sem oxigênio. O ar contém quase 79% de nitrogênio.
Como é usado?
- A maioria dos pneus é preenchida com ar comprimido. Porém, alguns lojas de pneus começaram a colocar nitrogênio nos pneus.
- O nitrogênio e o ar comprimido podem ser misturados.
- A maioria dos pneus pode ser inflada com ar ou nitrogênio, desde que as calibragens recomendadas pelo fabricante do veículo sejam respeitadas.
As vantagens:
Quando o nitrogênio substitui o oxigênio, menos ar consegue escapar dos pneus, e a calibragem permanece alta por mais tempo.
Inspeção dos pneus:
Infelizmente, existem outras possíveis causas de vazamentos (interface pneu/aro, válvula, interface válvula/aro e a roda), o que significa que não há garantia de manutenção da calibragem seja com ar ou nitrogênio. A calibragem e a condição geral do pneu ainda assim precisam ser verificadas com frequência.
Válvula: o que devo saber?
Qual é a função da válvula?
-
Assegurar a manutenção da calibragem adequada do pneu.
- Ela impede a entrada de umidade no pneu.
- A tampa da válvula tem importância especial para ajudar a impedir que partículas de poeira obstruam a válvula. Recomenda-se o uso de tampas de alta qualidade.
Envelhecimento e danos
- As válvulas geralmente são feitas de borracha e, portanto, envelhecem.
- Podem ser danificadas por altas velocidades, causando o vazamento do ar dos pneus.
Quando devo trocar as válvulas?
Sempre que comprar pneus novos.
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