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Calibragem de pneus para carros

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O pneu perde parte da calibragem por causas naturais (normalmente em torno de 1 psi [0,076 bar] por mês). A perda de calibragem pode ser acelerada por outros vazamentos de ar devido ao seguinte:

• um furo acidental
• a válvula: que precisa ser trocada a cada troca de pneu.
• a tampa da válvula: essencial para garantir vedação hermética.
• a roda: que deve ser limpa a cada instalação de pneu.
• Siga as orientações do fabricante do veículo ou do pneu, principalmente no que diz respeito às condições de uso (cargas/velocidades, etc).

• Verifique a calibragem quando os pneus estiverem frios (pneus que são usados a mais de 2 horas ou percorreram menos de 3 km a baixa velocidade).
• Se os pneus estiverem quentes quando forem verificados, adicione 4 a 5 psi (0,3 bar) à calibragem recomendada pelo fabricante do veículo. Repita a verificação da calibragem quando os pneus estiverem frios.
• Nunca esvazie um pneu quente.
• Mesmo que os pneus sejam inflados com nitrogênio, a calibragem e a condição geral ainda assim precisam ser verificadas com frequência.

Um pneu inflado corretamente melhora a segurança, é mais econômico e é melhor para o meio ambiente.

Como verifico a calibragem dos meus pneus?

  1. Insira o calibrador na haste da válvula do pneu.
  2. Ele irá apitar e mostrar um número que corresponde à calibragem interna do número psi.
  3. O som sibilante é o ar escapando do pneu. Não deve afetar a calibragem consideravelmente, a menos que você mantenha o calibrador apertado por muito tempo.
  4. Compare o psi medido com o psi recomendado.
  5. Se o psi estiver acima do número recomendado, deixe o ar sair até os números coincidirem. Se estiver abaixo, adicione ar até atingir o número adequado.
  6.  

Onde posso encontrar a calibragem recomendada para os meus pneus?

  • No manual do proprietário do veículo.
  • Em uma etiqueta na porta do motorista ou na porta do tanque de combustível.
  • Não use o número indicado no flanco do pneu, pois não indica a calibragem necessária para o seu pneu.

 

Sobre os calibradores

  • Tenha cuidado se você estiver usando um calibrador de posto de gasolina. Muitos calibradores não são confiáveis.
  • Compre um calibrador de alta qualidade e verifique sua precisão com um profissional de pneus.

 

Acertar é importante

  • Os pneus com calibragem insuficiente ou excessiva podem se desgastar mais rapidamente do que o previsto, reduzir a aderência e consumir mais combustível. São necessários apenas alguns minutos por mês para ajudar a garantir a sua segurança e a longevidade dos seus pneus.

Ao manter seus pneus com a calibragem correta, você reduz seus custos de manutenção. Os pneus com calibragem insuficiente são propensos ao superaquecimento, consomem mais combustível e desgastam-se mais rapidamente. Da mesma forma, a calibragem excessiva pode reduzir a vida útil do pneu, reduzir a aderência e causar problemas de controle do volante.

 DESGASTE
Um pneu com calibragem 20% abaixo do recomendado pode render 20% a menos de quilometragem. Isso equivale a uma perda de 8.000 km em uma possível quilometragem de 40.000 km.

• CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE CO2.
A baixa calibragem dos pneus aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2.

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Nitrogênio: Quais são as vantagens?

O que é nitrogênio?

Nitrogênio é simplesmente ar seco sem oxigênio. O ar contém quase 79% de nitrogênio.

Como é usado?

  • A maioria dos pneus é preenchida com ar comprimido. Porém, alguns lojas de pneus começaram a colocar nitrogênio nos pneus.
  • O nitrogênio e o ar comprimido podem ser misturados.
  • A maioria dos pneus pode ser inflada com ar ou nitrogênio, desde que as calibragens recomendadas pelo fabricante do veículo sejam respeitadas.

 

As vantagens:

Quando o nitrogênio substitui o oxigênio, menos ar consegue escapar dos pneus, e a calibragem permanece alta por mais tempo.

Inspeção dos pneus:

Infelizmente, existem outras possíveis causas de vazamentos (interface pneu/aro, válvula, interface válvula/aro e a roda), o que significa que não há garantia de manutenção da calibragem seja com ar ou nitrogênio. A calibragem e a condição geral do pneu ainda assim precisam ser verificadas com frequência.

Válvula: o que devo saber?

Qual é a função da válvula?

  • Assegurar a manutenção da calibragem adequada do pneu.

  • Ela impede a entrada de umidade no pneu.
  • A tampa da válvula tem importância especial para ajudar a impedir que partículas de poeira obstruam a válvula. Recomenda-se o uso de tampas de alta qualidade.

 

Envelhecimento e danos

  • As válvulas geralmente são feitas de borracha e, portanto, envelhecem.
  • Podem ser danificadas por altas velocidades, causando o vazamento do ar dos pneus.

 

Quando devo trocar as válvulas?

Sempre que comprar pneus novos.

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Michelin apresenta sua estratégia “Tudo Sustentável” para 2030:  Michelin em Movimento 

Em evento para investidores realizado na França, executivos falam dos planos e  estratégias do Grupo para os próximos anos 

No dia 8 de abril, Florent Menegaux, CEO do Grupo Michelin, e Yves Chapot, Gerente  Geral e Diretor Financeiro do Grupo, acompanhados por todos os membros do Comitê  Executivo da empresa, apresentaram o evento Michelin Market Day, apresentaram a  estratégia "Tudo Sustentável" para 2030: Michelin em Movimento. Menegaux explicou  a visão de sustentabilidade do Grupo, que se baseia na busca constante pelo  equilíbrio entre os 3 P’s que direcionam a empresa: Pessoas, Planeta e Performance  financeira. Também foram apresentadas as ambições do Grupo para 2030, com base  em doze indicadores que abrangem seu desempenho ambiental, social e financeiro. 

Pessoas  

• alcançar uma taxa de engajamento dos funcionários de mais de 85%;  • aumentar a porcentagem de mulheres em cargos de gestão para 35%;  • definir um padrão global em segurança no trabalho, com um TCIR inferior a 0,5;  

Planeta  

• reduzir drasticamente suas emissões de CO2 (em 50% em relação a 2010), com o  objetivo de alcançar a neutralidade de carbono nesses escopos até 2050;  • aumentar drasticamente o conteúdo de matérias-primas sustentáveis em todos os  seus produtos para 40% até 2030, em linha com sua meta de 100% até 2050;  

Lucro  

• impulsionar o crescimento sustentável, com um aumento médio de 5% ao ano nas  vendas entre 2023 e 2030, assim que a atual crise relacionada à Covid-19 estabilizar; 

• derivar de 20% a 30% das vendas de negócios não relacionados a pneus;  • garantir a criação de valor significativo, com ROCE superior a 10,5% entre 2023 e  2030.  

Novos territórios de crescimento sem pneus  

A Michelin continuará a expandir, investir e inovar em seus negócios de pneus. As  tendências de mobilidade pós-Covid e o crescimento acelerado do mercado de  veículos elétricos representam oportunidades genuínas de crescimento para o Grupo,  que desenvolveu liderança tecnológica incomparável no design e fabricação de pneus  projetados especificamente para VEs. No segmento de transporte rodoviário, o Grupo  focará seletivamente na criação de valor, enquanto em Mineração, Movimentador de  Terra, Agrícola, Aeronáutica e outros pneus especiais, a Michelin pretende se manter  como referência, capitalizando a diferenciação de seus produtos e serviços.  

Liderada por sua capacidade de inovação e sua experiência em materiais, a Michelin  também pretende impulsionar uma forte expansão em cinco segmentos de negócios  de pneus e outros territórios: serviços e soluções, compostos flexíveis, dispositivos  médicos, impressão 3D de metal e mobilidade de hidrogênio.  

• Em Serviços e Soluções, o Grupo vai ampliar e aprofundar seu portfólio de soluções  de frota, em particular alavancando objetos inteligentes e o valor de seus dados  coletados.  

• A Michelin também espera expandir significativamente no mercado de compostos  flexíveis de crescimento muito rápido (transportadores, correias, tecidos revestidos,  vedações etc.), perseguindo sua estratégia de fusões e aquisições de criação de valor  e incubando novos negócios.  

• Os dispositivos médicos também representam uma oportunidade de crescimento  nos próximos anos.  

• Na impressão 3D de metal, o Grupo desenvolveu experiência única que apoia a  capacidade da AddUp, sua joint venture com a Fives, de comercializar uma gama  abrangente de soluções sob medida para os fabricantes. 

• Em mobilidade de hidrogênio, o Grupo está buscando se tornar um líder mundial em  sistemas de célula de combustível de hidrogênio por meio da Symbio, sua joint  venture com a Faurecia.  

Um marco inicial em 2023  

Durante o Michelin Market Day, foram apresentados os vários drivers de  competitividade industrial que proporcionarão uma economia líquida de € 80 milhões  por ano, entre 2020 e 2023. Além disso, as despesas de SG&A no negócio de pneus  serão reduzidas em € 65 milhões até 2023 e num total de € 125 milhões até 2025.  

Yves Chapot anunciou os objetivos financeiros do Grupo para 2023: a empresa  espera reportar cerca de € 24,5 bilhões em vendas, mais de € 3,3 bilhões em receita  operacional do segmento 3, € 3,3 bilhões em fluxo de caixa livre estrutural (total acima  de 2022 e 2023) e um ROCE de 10,5%.  

Além disso, o Grupo está calculando os custos de algumas das suas externalidades  negativas, como as emissões de carbono e o uso de água e solventes, e está  empenhado em reduzi-los em cerca de 10% até 2023.Por último, o Grupo anunciou  a revisão de sua política de dividendos, com o novo objetivo de pagar 50% do lucro  antes de itens não recorrentes em 2021.  

Durante o evento, Menegaux observou: “Com este novo plano estratégico Michelin  em Movimento, o Grupo está embarcando em uma dinâmica de crescimento  ambiciosa para os próximos dez anos. Estou convencido de que o engajamento e a  capacidade de inovação de nossas equipes nos permitirão oferecer uma combinação  harmoniosa de desempenho empresarial sustentado, desenvolvimento contínuo dos  funcionários e compromisso com o planeta e as comunidades.  

Mesmo que permaneça fiel ao seu DNA, em 2030 o perfil do Grupo terá mudado  significativamente com o crescimento de novos negócios de alto valor agregado em  torno e além dos mercados. É esta capacidade de se reinventar constantemente que  tem sustentado a força da Michelin por mais de 130 anos e que hoje nos dá confiança  no futuro.” 

“Apesar da crise atual e do ambiente econômico ainda incerto, a Michelin demonstrou  a resiliência de seus fundamentos e a validade de seu modelo de negócios. Este novo  plano estratégico da Michelin dará ao Grupo os meios para impulsionar um novo  crescimento e reduzir o impacto das suas principais externalidades negativas. A  empresa continuará desenvolvendo suas operações de pneus enquanto integra  novos negócios, com um foco constante na manutenção de um balanço robusto e  margens firmes.”, finalizou o executivo.  


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