No que diz respeito ao motorista, a estabilidade na estrada é mensurada sobretudo pela medida em que o veículo responde às ações do motorista. Tudo deve funcionar sem problemas, de forma consistente e sem surpresas.
Para os fabricantes de automóveis, a estabilidade na estrada é um dos principais aspectos da performance. Ligado à segurança e ao prazer de dirigir, a performance neste quesito é um fator decisivo para a homologação dos pneus e um dos atributos mais comentados por profissionais (líderes de opinião e em eventos de imprensa), bem como por pilotos.
O desenvolvimento de estabilidade é particularmente complexo, pois depende de uma série de fatores em três diferentes escalas:
• o veículo (geometria e distribuição de peso),
• os elementos envolvidos no contato solo/veículo (pneus, direção e suspensão),
• os sistemas de assistência de direção (controle de estabilidade e eixo direcional).
O pneu desempenha um papel fundamental na sustentação da estrada, pois no final da cadeia garante a transmissão dos esforços entre o veículo e a pista para manter a trajetória definida pelo motorista.
A performance de manuseio dos pneus é avaliada por meio de uma série de testes (objetivos e subjetivos, em piso seco, molhado e em máquinas).
O manuseio na estrada pode ser reparado principalmente pela geometria. Mas em caso de grande impacto, as partes mecânicas do veículo podem ser afetadas e danificadas.