Automóvel Plano de fundo suv header 1 Dicas e conselhos

O segredo para maior durabilidade dos pneus

Garantir bons pneus para o seu SUV é essencial para manter você e seu veículo em segurança. Ter pneus que não correspondem aos critérios de segurança pode levar a circunstâncias catastróficas.
 

A falta de manutenção dos pneus é a principal causa de incidentes de trânsito, de acordo com o Departamento de Transportes, causando cinco vezes mais acidentes do que freios com defeito, segunda maior causa. Então, como você pode garantir pneus de alto desempenho e com maior durabilidade?

Automóvel Editorial everyday vehicle Dicas e conselhos

everyday vehicle

Manutenção

Se você notar que seu carro não está bem nivelado ou com falta de aderência em pistas molhadas, é provável que você precise trocar seus pneus. Isso normalmente é causado pelo desgaste da banda de rodagem. No Brasil a lei exige que os pneus do veículo tenham uma banda de rodagem mínima de 1,6 mm em uma faixa contínua de em torno três quartos centrais do pneu. Os pneus Michelin, no entanto, permanecem seguros até esse nível, o que ajuda a garantir segurança e a relação custo/benefício durante a vida útil do pneu.

Essa é a causa mais comum de troca de pneus. No entanto, as válvulas dos pneus também são peças extremamente importantes a serem consideradas ao realizar a manutenção. Essas peças costumam ser negligenciadas, o que afeta a segurança geral do seu veículo. Se houver desgaste na vedação da válvula ou porcas de parafuso danificadas, você poderá encontrar problemas com pneus ao viajar em alta-velocidade. Portanto, é importante verificar seus pneus regularmente.

Se você usa o carro com frequência, é recomendável verificar e ajustar a calibragem dos pneus, de acordo com a calibragem recomendada pelo fabricante do carro, uma vez por mês e antes de qualquer viagem particularmente longa. Também recomendamos que você faça uma vistoria minuciosa pelo menos uma vez ao ano por um profissional, pois a vida útil média de um pneu varia dependendo do uso, dos hábitos de condução e das condições da estrada.

Se você não trocou seus pneus em dez anos após a data de fabricação, faça-o, mesmo que visualmente ele pareçam seguros. Para descobrir a data de fabricação do seu pneu, verifique o “código DOT” no flanco.

Você pode prolongar a vida útil do seu pneu mantendo a manutenção em dia, portanto, seja extremamente vigilante e não deixe para depois, pois isso não apenas pode afetar a performance, como também pode levar ao cancelamento da sua apólice de seguro. Para que você possa beneficiar das vantagens do seu seguro, é preciso que seus pneus estejam dentro dos critérios de aceitação.  

 

Automóvel Editorial driving habits in page Dicas e conselhos

driving habits in page

Eficiência do combustível

A falta de manutenção também pode afetar significativamente sua eficiência de combustível. Uma válvula mal vedada pode reduzir a vida útil do seu pneu em até 25% devido à constante insuflação insuficiente, que pode ter um papel importante na eficiência de combustível do seu veículo. Pneus com calibragem insuficiente podem aumentar o consumo de combustível em até 3%, diminuindo a quilometragem do combustível em aproximadamente 0,2% para cada psi faltante.

O fato preocupante é, no entanto, que quase um em cada três carros circula com pelo ao menos um pneu murcho.

Outros fatores que permitem que os pneus melhorem a eficiência de combustível estão ligados ao atrito de rolamento. Isso se deve à altura e peso do pneu, bem como aos compostos e ao padrão da banda de rodagem. Geralmente, pneus mais leves e menores são mais eficientes em termos de consumo de combustível, o que significa que para SUVs, a escolha do pneu é extremamente importante e é preciso considerar a compra de pneus premium, por suas tecnologias de ponta em compostos que contribuem para maior eficiência de combustível e performances duradouras.

Hábitos de condução:

Os seus hábitos de condução também desempenham um papel importante na vida útil dos seus pneus. Para aumentar a vida útil dos pneus e manter a banda de rodagem o mais intacta possível, você deve respeitar os limites legais de velocidades, mas também adotar bons hábitos de condução, incluindo aceleração, frenagem e curvas responsáveis, para evitar desgastes desnecessários. Todos esses fatores diminuirão o número de quilômetros que seus pneus podem percorrer, pois aumentam a pressão exercida e os desgastam mais rapidamente.

Automóvel Editorial tyre in page Dicas e conselhos

tyre in page

Escolha o pneu ideal para o seu carro

Escolher o pneu ideal para o seu veículo — um SUV neste caso — terá um impacto maior do que você imagina. Performances duradouras — características da Michelin, que fabrica pneus projetados para oferecer os melhores desempenhos da indústria durante toda a vida útil do pneu — são uma questão crítica tanto para você como para a sustentabilidade do planeta. A falta de entendimento em performances duradouras não é apenas uma questão de segurança, mas também pode prejudicar o meio ambiente e sua carteira!

Uma pesquisa realizada nos EUA pela Ernst & Young, mostra que a troca precoce de pneus de carro em bom estado provoca um desperdício de cerca de 400 milhões de pneus por ano em todo o mundo. Também é caro forçar o condutor comum a comprar o equivalente a um pneu novo a cada dois anos. De fato, a troca precoce de pneus custa aos condutores mais de US$ 25 bilhões em todo o mundo, devido ao aumento do consumo de combustível e compras desnecessárias de pneus. Abaixo, está um exemplo rápido de um pneu adequado para o modelo de SUV.

Carro

Pneu

Audi Q2

Primacy SUV

BMW X1

Pilot Sport 4 SUV

Mercedes GLC

Pilot Sport 4 SUV

Toyota Land Cruiser

Latitude Sport 3

Globalmente, é crucial independentemente do veículo que você possua, seja um carro sedã ou um SUV, mantenha a manutenção dos pneus em dia e faça a escolha correta para o seu modelo de veículo.

No futuro

A Michelin e a GM anunciaram recentemente um acordo de pesquisa conjunta na qual estão trabalhando para o lançamento de seu pneu “sem ar”. Isso está sendo feito para contribuir com a mobilidade sustentável. Prevê-se que o pneu Uptis esteja disponível em 2024 e permitirá que os motoristas se sintam mais seguros graças à sua tecnologia à prova de furos, que impede que os pneus estourem ou se esvaziem. A fabricação consiste em envolver um conjunto de roda de alumínio em um material compósito feito de mistura borracha e fibra de vidro incorporada à resina de alta resistência.

Então, fique ligado!

 

Fontes: https://www.autocar.co.uk/car-news/industry/poor-tyre-maintenance-main-cause-car-accidents-uk, https://www.cnbc.com/id/100587827, https://www.national.co.uk/information/tyre-fitting, https://www.fueleconomy.gov/feg/maintain.jsp, https://www.michelin.co.uk/auto/tips-and-advice/advice-auto/when-should-i-change-my-tyres, https://www.michelin.com/en/press-releases/michelin-gm-take-the-air-out-of-tires-for-passenger-vehicles/, https://www.autoexpress.co.uk/car-news/107070/michelin-develops-new-airless-tyre, https://michelinmedia.com/the-truth-about-worn-tires/

Encontre o pneu Michelin ideal para o seu SUV