O que significa SUV?

A sigla SUV vem do inglês, o termo foi importado dos Estados-Unidos e designa um Sport Utility Vehicle, ou “veículo utilitário esportivo”, em português.

what does suv stand for in page

Os veículos utilitários esportivos (SUV) estão disponíveis em diversos modelos — desde os que dão ênfase ao aspecto “esportivo”, como o Porsche Cayenne, aos que focam no aspecto mais “utilitário”, como o VW Amarok. Esses veículos combinam com sucesso recursos para a condução em off-road, incluindo maior tração e suspensão flexível, com conforto e estilo.

Originalmente, o SUV era um veículo militar. O exército dos EUA encarregou os fabricantes de criar um veículo protótipo com tração nas quatro rodas, que tivesse a capacidade de transportar seus soldados em terrenos acidentados, além de ser robusto e durável. Willys Overland criou o Jeep para ser usado na Segunda Guerra Mundial.

A Grã-Bretanha então criou sua adaptação deste veículo quando Maurice e Spencer Wilks produziram o Land Rover. Embora esse modelo tivesse especificações semelhantes às do Jeep americano, ele foi concebido para ser usado principalmente pelos agricultores, apresentado em 1948.

Na década de 90, a popularidade do SUV dentre os consumidores disparou. Inicialmente, eles se tornaram a principal escolha na América e na Ásia, mas em 2007, a Europa e o resto do mundo foram conquistados pelo SUV devido ao fato do veículo ter se tornado mais acessível, seguro e econômico. Ness eperíodo também foram criados SUVs pequenos e médios, também conhecidos como crossovers. Em 2018, a Renault-Nissan realizou as maiores vendas mundiais de todos os fabricantes do mercado de SUVs.

SUVs 4x4 tradicionais possuem:

Teto alto que oferece um interior espaçoso e altura livre;
Até sete assentos;
Estrutura elevada que permite ao veículo percorrer terrenos acidentados;
Tração nas quatro rodas para melhor controle em superfícies escorregadias;
Painéis resistentes para proteção contra pedras irregulares ao dirigir em off-road.

Os SUVs mais recentes, principalmente com tração nas duas rodas (Crossovers) possuem:

Posição de assento mais alta que um carro;
Entrada e saída mais simples que em um carro;
Sensação de segurança adicional graças à forma em “V” do veículo;
Esses veículos geralmente são utilizados exatamente como um carro comum, com pouca ou nenhuma condução em off-road.

Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site