microsoftteams image

Danos no flanco do pneu: o que fazer?

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

Sob certas condições, o flanco do pneu pode ser danificado em maior ou menor grau. Que tipo de dano? Quando isso ocorre? O que fazer? Como pode ser evitado? Neste artigo, respondemos a essas perguntas.

Que tipos de danos no flanco do pneu podem ocorrer?

Existem 6 categorias principais de danos no flanco do pneu:

1 - Riscos e rachaduras no flanco do pneu

tyre scratches & nicks

Riscos podem aparecer no flanco de seus pneus. Se forem numerosos e/ou acentuados, é preciso pedir para um profissional uma avaliação dos seus pneus.

2 - Cortes na lateral do pneu

tyre cuts

Um corte na lateral do pneu pode ser mais ou menos profundo. A gravidade do corte dependerá desse fator. Mas é difícil para um não especialista avaliar sua profundidade.

● Se o corte for profundo, pode ter danificado a lona da carcaça que fica sob a borracha e ajuda a conter a pressão. Se a lona da carcaça estiver danificada, existe o risco de perda repentina de pressão. Nesse caso, o pneu não é reparável e precisa ser substituído.

● Se o corte não for profundo, pode não ser um perigo imediato, mas o dano pode aumentar e comprometer sua segurança.

Observe que esse tipo de dano no pneu pode ocorrer na lateral interna do pneu (não visível ao examinar o veículo), bem como na lateral externa. Por estas razões, caso passe sobre de elementos pontiagudos (como pedras, por exemplo), é recomendável verificar seus pneus para garantir que não tenham sido cortados.

3 - Protuberâncias e bolhas no flanco do pneu

carro edito infográfico protuberânciabolha dicas e conselhos

Quando seu veículo passa por um meio-fio, seja pela frente ou em diagonal, ou por cima de um buraco, uma protuberância pode aparecer no flanco do pneu.


Parece uma bolha em formação na lateral do pneu.
 

É provavelmente um dos sinais mais alarmantes, pois trata-se de um perigo real.

Ελέγξτε την αντοχή των ελαστικών ενώ τα συγκρίνετε
Rasgo no pneu ao passar sobre um buraco

Passar por um buraco também pode causar uma protuberância na lateral do pneu. Tente evitá-los quando os vir na estrada!

 

Se você bater em um meio-fio ou passar sobre um buraco, verifique se seus pneus foram danificados ou não.

Por que uma protuberância no pneu é perigosa?

O aparecimento de uma bolha na lateral do pneu significa que a lona da carcaça atrás da borracha foi perfurada. Isso expõe você a uma rápida perda de pressão caso a bolha se rompa. Se isso acontecer em alta velocidade, por exemplo, na autoestrada, a perda repentina de ar do pneu pode causar a perda de controle do veículo e provocar um acidente.

Tal como os cortes, uma protuberância pode ocorrer no lado interno e externo do pneu. Isso significa que pode não ser visível quando você examina o veículo. No entanto, quando há uma protuberância em um pneu, geralmente ocorrem vibrações anormais. Este é um sinal que não deve ser menosprezado e seus pneus devem ser verificados com urgência por um profissional.

Quebra-molas podem danificar os pneus e causar uma protuberância?

Não. Como são projetados com inclinação para subir e descer, eles podem danificar as suspensões, mas não o pneu.

Rachaduras na lateral do pneu

2

As rachaduras na lateral são um sinal de envelhecimento dos pneus, mas também de exposição ao sol e ao ozônio.

Outra causa pode ser a limpeza do flanco dos pneus. Caso use produtos químicos para dar brilho aos pneus, eles podem remover os agentes protetores e, portanto, expor seus pneus a rachaduras mais rapidamente.

O aparecimento de rachaduras na lateral do pneu é um sinal de alerta de que o pneu está chegando ao fim de sua vida útil e que você deve se preparar para trocá-lo. Você pode consultar um profissional para obter conselhos.

Leve deformação lateral do pneu

3

É muito comum observar pequenas deformações nos pneus radiais (a maioria dos pneus), mas isso não afeta seu desempenho.

A lateral de seus pneus é feita de muitos componentes, incluindo lonas (têxteis ou metálicas).

Muitas vezes você notará uma ligeira deformação onde as camadas se sobrepõem.

Furo na lateral do pneu

Quando a banda de rodagem do pneu (a parte que fica em contato com a superfície do solo) é perfurada (por exemplo, por um prego), é possível fazer um reparo.

O buraco é preenchido e uma vez que o pneu é remontado, ele pode ser utilizado novamente com a mesma performance.

No entanto, é diferente quando isso ocorre na lateral do pneu. Caso a lateral seja perfurada ou cortada, é impossível reparar o pneu e recuperar as qualidades de formas necessárias para uma performance ideal. Nesse caso, o pneu deve ser substituído.

map search desktop

Encontre uma revenda mais próxima de você em segundos

Buscar por
Endereço ou CEP
Carro
  • Carro
  • Motorbike
Localizar-me
Buscar

Como evitar danos no flanco do pneu

tyre sidewall damage

● Certifique-se de que seus pneus estão calibrados com a pressão recomendada (você pode encontrar as informações no manual do veículo ou em uma etiqueta na porta do motorista)
● Evite esbarrar no meio-fio
● Evite dirigir sobre buracos
● Inspecione seus pneus regularmente quanto a rachaduras, cortes, rasgos ou protuberâncias
● Evite limpar a lateral de seus pneus com produtos de limpeza, especialmente aqueles que contenham silicone.

Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site