bike tips and advice a word about performance background

A VIDA ÚTIL DOS PNEUS DE BICICLETA

A VIDA ÚTIL DO SEU PNEU DE BICICLETA

A vida útil do seu pneu de bicicleta depende da maneira que você pratica ciclismo. A vida útil de um pneu pode, de fato, variar do simples ao triplo EM FUNÇÃO DO SEU USUÁRIO E DO TERRENO DE PRÁTICA (asfalto, terrenos secos, lamacentos ou úmidos…). Aqui estão alguns conselhos para aumentar a vida útil de seus pneus.

 

O QUE É VIDA ÚTIL DE UM PNEU?

A DURABILIDADE ou VIDA ÚTIL de um pneu corresponde ao NÚMERO DE QUILÔMETROS que o ciclista pode percorrer com os mesmos pneus.
Nosso objetivo é permitir que você percorra mais quilômetros possíveis com sua bicicleta, sempre conservando um RENDIMENTO EXCELENTE e uma BOA ADERÊNCIA.

 

QUANDO TROCAR SEUS PNEUS?

Não existe uma ciência exata quanto à longevidade de um pneu de bicicleta ou ao número de quilômetros que podem percorrer antes de serem trocados, pois VARIA DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO. Os « SULCOS » ou SINAIS DE DESGASTO presentes nos pneus são, entretanto, bons indicadores de desgaste dos seus pneus.

 

QUAIS FATORES INFLUENCIAM SOBRE A VIDA ÚTIL DOS SEUS PNEUS?

A vida útil de um pneu depende de vários fatores.
A ESPESSURA DE BORRACHA NO TOPO
Uma borracha mais espessa no topo aumenta a LONGEVIDADE e a DURABILIDADE dos seus pneus, tornando-os mais resistentes à perfurações e aos riscos dos terrenos. Essa espessura varia em função de seu uso: MTB, bicicleta urbana ou de Estrada.

CARCAÇA DO PNEU E COMPOSTO DE BORRACHA: QUE RESISTÊNCIA USAR?
Composta de fios de nylon ou de algodão trançado mais ou menos denso, a carcaça dos seus pneus de bicicleta pode ser flexível ou rígida de acordo com sua utilização e o tipo de terreno no qual você pratica. Porém, quanto mais flexível a carcaça for, melhor absorverá os choques de impacto, permitindo que você percorra mais quilômetros. Destacamos também os compostos que contém ARAMIDA, muito mais resistentes a cortes do que os materiais clássicos.

A RESISTÊNCIA DO PNEU ÀS AGRESSÕES EXTERNAS
Uma MELHOR RESISTÊNCIA A PERFURAÇÕES vai favorecer a vida útil do pneu. Diversos processo são utilizados neste contexto, como os líquidos anti perfuração ou os reforços de fibra de aramida.

Além das perfurações, outros fatores externos são fontes de desgasto, como os raios UV ou abrasão. É por isso que é essencial escolher um composto de borracha adaptados aos terrenos e às condições nas quais você conduz.

Por exemplo, se você está acostumado em conduzir em baixas temperaturas na estrada, escolha o pneu MICHELIN POWER ALL SEASON, particularmente adaptado a todas as condições de difícil condução e aos pisos escorregadios.


A ADEQUAÇÃO ENTRE O PESO DO CICLISTA, O TIPO DE USO E A PRESSÃO DOS PNEUS


Alguns ciclistas às vezes pensam que quanto mais o pneu é inflado, melhor será a vida útil. A realidade é mais sutil: A PRESSÃO DOS SEUS PNEUS DE BICICLETA deve ser ajustada em função do seu peso e do terreno no qual você pratica.

Uma pressão adequada vai FAVORECER SEU CONFORTO E SEUS DESEMPENHOS, mas igualmente uma BOA VIDA útil para seus pneus de bicicleta.

Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site