ADERÊNCIA DOS PNEUS DE BICICLETA: COMO OTIMIZA-LA?

O QUE É A ADERÊNCIA DE PNEUS DE BICICLETA?

Aqui está um guia para saber mais sobre a aderência dos seus pneus de bicicleta de acordo com seu tipo de utilização.

 
O QUE É ADERÊNCIA DE UM PNEU?

A aderência de um pneu é a sua capacidade de responder às exigências impostas pelo ciclista e isto, em todas as condições (frenagem, tração, curvas) e sobre todos os terrenos. Isso permite ao pneu MANTER A TRAJETÓRIA definida pelo ciclista. Um pneu com uma melhor aderência é, portanto, MAIS CONTROLADO E SEGURO para o usuário.

A ADERÊNCIA DOS PNEUS DE MTB E BICICLETA URBANA

No que diz respeito às bicicletas MTB e bicicletas urbanas, a aderência dos pneus estão relacionados a diferentes fatores.

A ESCULTURA DO PNEU

A PROFUNDIDADE DOS CRAVOS situados sobre a banda de rodagem garante a ESTABILIDADE DA BICICLETA E SUA ADERÊNCIA AO PISO durante a frenagem, a aceleração ou as mudanças de direção. Os cravos « agressivos » serão mais adequadas para uso off-road, onde as condições são irregulares, enquanto os cravos mais leves são perfeitos para uso na cidade ou sobre estradas acidentadas.

A PRESSÃO DE ENCHIMENTO

Projetado para superfícies irregulares ou mesmo acidentadas, os pneus de MTB e City Trekking não devem SER MUITO INFLADOS, a fim de manter em contato com o solo e conservar uma boa aderência. Consulte aqui todos os nossos conselhos para encher seus pneus de MTB ou de bicicleta urbana.

A COMPOSIÇÃO DA MISTURA DE BORRACHA

Quanto mais flexíveis forem os fios do pneu, maior será a capacidade do pneu de absorver os choques de impacto e de « agarrar » o solo. O índice de flexibilidade dos pneus corresponde ao número de TPI (Thread Per Inch, ou seja, o número de fios por polegada).
 

A ADERÊNCIA DOS SEUS PNEUS BICICLETA DE ESTRADA

Para as bicicletas de Estrada, a aderência dos pneus depende essencialmente dos seguintes critérios.

A COMPOSIÇÃO DA MISTURA DE BORRACHAS

Ela constitui um FATOR DETERMINANTE para a aderência dos pneus de Estrada, em particular em piso molhado. Para aumentar a aderência, o pneu deve ser constituído de uma borracha sintética especialmente elástica, assim como de uma liga de negro de carbono e sílica. O tamanho da área de contato entre o pneu e a estrada também um papel importante.

A PRESSÃO DE ENCHIMENTO

Para mais aderência, tenha o cuidado de NÃO INFLAR MUITO seus pneus de Estrada que podem saltar do chão em vez de se adaptar ao seu terreno. Consulte aqui todos os nossos conselhos para inflar seus pneus de bicicleta de Estrada.

AS CONDIÇÕES DE RODAGEM

A composição da borracha e a pressão do pneu devem não estar adequadas ao tipo de bicicleta – e à utilização feita pelo ciclista – mas também às CONDIÇÕES CLIMÁTICAS e ao pavimento da estrada.

Assim sobre o solo molhado, apesar da pequena largura da área de contato com a estrada – de 7 a 9 mm de acordo com as dimensões - a pressão elevada de cerca de 7 kg/cm² (ou seja, 7 bars) do pneu é suficiente para quebrar a película de água, que permite uma melhor aderência do pneu.

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