MARCAÇÃO EM MILÍMETROS
Exemplo: 650x32A (32-590)
The primeiro número (650) denota o DIÂMETRO TOTAL do pneu em milímetros.
The segundo número (32) denota a SEÇÃO DO PNEU em milímetros.
A letra A indica que o ARO é de 590 mm.
MARCAÇÃO EM POLEGADAS
Exemplo: 26*1 3/8 * 1 1/4 (32*590)
O primeiro número (26) indica o DIÂMETRO TOTAL do pneu em polegadas.
O segundo número (1 3/8) denota a ALTURA DO PNEU em polegadas e em frações de polegadas.
O terceiro número (1 1/4) fornece a SEÇÃO DO PNEU em polegadas e em frações de polegadas.
CASO ESPECIAL DA MARCAÇÃO EM POLEGADAS:
Exemplo: 28*1 5/8 * 1 1/4 * 1 1/8 ou 700 C Course ou 32-622
O primeiro número (28) denota o DIÂMETRO TOTAL do pneu em polegadas.
O segundo número (1 5/8) fornece a ALTURA do pneu em polegadas e em frações de polegadas.
O terceiro número (1 1/4) fornece a SEÇÃO DO PNEU em polegadas e em frações de polegadas.
O quarto número (1 1/8) denota a LARGURA do aro que acomoda esse pneu em polegadas e em frações de polegadas.
MARCAÇÃO PADRÃO ETRTO
Exemplo: 32*590 (650*32A)
O primeiro número (32) indica a seção do pneu em milímetros.
O segundo número (590) fornece o diâmetro do pneu.
LÉXICO
ETRTO : European Tire and Rim Technical Organization, norma de regulação do tamanho dos pneus e aros.
O FLANCO LATERAL GUM WALL (GW) é revestido com uma camada de borracha para fornecer rigidez e protege-lo.
Vantagem : resistência a rasgos laterais.O FLANCO LATERAL SKIN WALL (SW) nos permite definir a textura da carcaça através da sua transparência.
Vantagens : leve, flexível e eficiente.OVERLAP : Parte central da carcaça.
PESO : Os pesos indicados são dados como um guia com tolerância de mais ou menos 7%.
Esta variação se deve aos elementos naturais inerentes à construção dos pneus.P.S.I. : Pound Per Square Inch ou BAR ou Kg/cm².
SECTION : Largura do pneu inflado de flanco a flanco.
SHORE é uma unidade de medição variando de 0 a 100. Esta unidade mede a dureza dos produtos elásticos (de 0 mole até 100 duro).
TPI : Threads Per Inch - número de fios por polegadas.
Essa medição representa a densidade dos fios na carcaça do pneu. Quanto maior a densidade, mais leve e flexível é o pneu.TALÃO RÍGIDO (TR) : Por ser feito de fios de aço, eles são baratos.
TALÃO FLEXÍVEIS (TF) : Inventado e aperfeiçoado pela MICHELIN, eles são feitos de aramida (e.g. Kevlar®). Eles são mais leves e permitem o pneu ser dobrado.
TUBELESS : Pneu montado sem câmara de ar. Ele precisa de aros específicos. A vantagem do pneu Tubeless tire reside na sua fácil implementação. Como o aro já é equipado com uma válvula, o pneu só precisa ser montado e mantido.
TUBELESS READY (TLR) : Os pneus Tubeless Ready podem ser montados sem câmara de ar com as seguintes condições: usar uma roda Tubeless, não ultrapassar a pressão máxima indicada, adicionar o líquido selante e checar a pressão do pneu antes de cada saída.
Michelin Montage Pneu VTT Tubeless
MONTANDO PNEU DE COMPETIÇÃO MICHELIN
Vidéo montage d'un pneu course Michelin