GLOSSÁRIO TÉCNICO

ENTENDENDO AS VARIADAS MARCAÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS

MARCAÇÃO EM MILÍMETROS

Exemplo: 650x32A (32-590)

  • The primeiro número (650) denota o DIÂMETRO TOTAL do pneu em milímetros.
  • The segundo número (32) denota a SEÇÃO DO PNEU em milímetros.
  • A letra A indica que o ARO é de 590 mm.

 

MARCAÇÃO EM POLEGADAS

Exemplo: 26*1 3/8 * 1 1/4 (32*590)

  • O primeiro número (26) indica o DIÂMETRO TOTAL do pneu em polegadas.
  • O segundo número (1 3/8) denota a ALTURA DO PNEU em polegadas e em frações de polegadas.
  • O terceiro número (1 1/4) fornece a SEÇÃO DO PNEU em polegadas e em frações de polegadas.


CASO ESPECIAL DA MARCAÇÃO EM POLEGADAS:

Exemplo: 28*1 5/8 * 1 1/4 * 1 1/8 ou 700 C Course ou 32-622

  • O primeiro número (28) denota o DIÂMETRO TOTAL do pneu em polegadas.
  • O segundo número (1 5/8) fornece a ALTURA do pneu em polegadas e em frações de polegadas.
  • O terceiro número (1 1/4) fornece a SEÇÃO DO PNEU em polegadas e em frações de polegadas.
  • O quarto número (1 1/8) denota a LARGURA do aro que acomoda esse pneu em polegadas e em frações de polegadas.

 

MARCAÇÃO PADRÃO ETRTO

Exemplo: 32*590 (650*32A)

  • O primeiro número (32) indica a seção do pneu em milímetros.
  • O segundo número (590) fornece o diâmetro do pneu.

 

LÉXICO

  • ETRTO : European Tire and Rim Technical Organization, norma de regulação do tamanho dos pneus e aros.
  • O FLANCO LATERAL GUM WALL (GW) é revestido com uma camada de borracha para fornecer rigidez e protege-lo.
    Vantagem : resistência a rasgos laterais.
  • O FLANCO LATERAL SKIN WALL (SW) nos permite definir a textura da carcaça através da sua transparência.
    Vantagens : leve, flexível e eficiente.
  • OVERLAP : Parte central da carcaça.
  • PESO : Os pesos indicados são dados como um guia com tolerância de mais ou menos 7%.
    Esta variação se deve aos elementos naturais inerentes à construção dos pneus.
  • P.S.I. : Pound Per Square Inch ou BAR ou Kg/cm².
  • SECTION : Largura do pneu inflado de flanco a flanco.
  • SHORE é uma unidade de medição variando de 0 a 100. Esta unidade mede a dureza dos produtos elásticos (de 0 mole até 100 duro).
  • TPI : Threads Per Inch - número de fios por polegadas.
    Essa medição representa a densidade dos fios na carcaça do pneu. Quanto maior a densidade, mais leve e flexível é o pneu.
  • TALÃO RÍGIDO (TR) : Por ser feito de fios de aço, eles são baratos.
  • TALÃO FLEXÍVEIS (TF) : Inventado e aperfeiçoado pela MICHELIN, eles são feitos de aramida (e.g. Kevlar®). Eles são mais leves e permitem o pneu ser dobrado.
  • TUBELESS : Pneu montado sem câmara de ar. Ele precisa de aros específicos. A vantagem do pneu Tubeless tire reside na sua fácil implementação. Como o aro já é equipado com uma válvula, o pneu só precisa ser montado e mantido.
  • TUBELESS READY (TLR) : Os pneus Tubeless Ready podem ser montados sem câmara de ar com as seguintes condições: usar uma roda Tubeless, não ultrapassar a pressão máxima indicada, adicionar o líquido selante e checar a pressão do pneu antes de cada saída.
MONTANDO PNEU DE BICICLETA MTB TUBELESS MICHELIN

Michelin Montage Pneu VTT Tubeless

MONTANDO PNEU DE COMPETIÇÃO MICHELIN
 

Vidéo montage d'un pneu course Michelin

Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site