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GLOSSÁRIO TÉCNICO

ENTENDENDO AS VARIADAS MARCAÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS

MARCAÇÃO EM MILÍMETROS

Exemplo: 650x32A (32-590)

  • The primeiro número (650) denota o DIÂMETRO TOTAL do pneu em milímetros.

  • The segundo número (32) denota a SEÇÃO DO PNEU em milímetros.

  • A letra A indica que o ARO é de 590 mm.

MARCAÇÃO EM POLEGADAS

Exemplo: 26*1 3/8 * 1 1/4 (32*590)

  • O primeiro número (26) indica o DIÂMETRO TOTAL do pneu em polegadas.

  • O segundo número (1 3/8) denota a ALTURA DO PNEU em polegadas e em frações de polegadas.

  • O terceiro número (1 1/4) fornece a SEÇÃO DO PNEU em polegadas e em frações de polegadas.

CASO ESPECIAL DA MARCAÇÃO EM POLEGADAS:

Exemplo: 28*1 5/8 * 1 1/4 * 1 1/8 ou 700 C Course ou 32-622

  • O primeiro número (28) denota o DIÂMETRO TOTAL do pneu em polegadas.

  • O segundo número (1 5/8) fornece a ALTURA do pneu em polegadas e em frações de polegadas.

  • O terceiro número (1 1/4) fornece a SEÇÃO DO PNEU em polegadas e em frações de polegadas.

  • O quarto número (1 1/8) denota a LARGURA do aro que acomoda esse pneu em polegadas e em frações de polegadas.

MARCAÇÃO PADRÃO ETRTO

Exemplo: 32*590 (650*32A)

  • O primeiro número (32) indica a seção do pneu em milímetros.

  • O segundo número (590) fornece o diâmetro do pneu.

LÉXICO

  • ETRTO : European Tire and Rim Technical Organization, norma de regulação do tamanho dos pneus e aros.

  • O FLANCO LATERAL GUM WALL (GW) é revestido com uma camada de borracha para fornecer rigidez e protege-lo.
    Vantagem : resistência a rasgos laterais.

  • O FLANCO LATERAL SKIN WALL (SW) nos permite definir a textura da carcaça através da sua transparência.
    Vantagens : leve, flexível e eficiente.

  • OVERLAP : Parte central da carcaça.

  • PESO : Os pesos indicados são dados como um guia com tolerância de mais ou menos 7%.
    Esta variação se deve aos elementos naturais inerentes à construção dos pneus.

  • P.S.I. : Pound Per Square Inch ou BAR ou Kg/cm².

  • SECTION : Largura do pneu inflado de flanco a flanco.

  • SHORE é uma unidade de medição variando de 0 a 100. Esta unidade mede a dureza dos produtos elásticos (de 0 mole até 100 duro).

  • TPI : Threads Per Inch - número de fios por polegadas.
    Essa medição representa a densidade dos fios na carcaça do pneu. Quanto maior a densidade, mais leve e flexível é o pneu.

  • TALÃO RÍGIDO (TR) : Por ser feito de fios de aço, eles são baratos.

  • TALÃO FLEXÍVEIS (TF) : Inventado e aperfeiçoado pela MICHELIN, eles são feitos de aramida (e.g. Kevlar®). Eles são mais leves e permitem o pneu ser dobrado.

  • TUBELESS : Pneu montado sem câmara de ar. Ele precisa de aros específicos. A vantagem do pneu Tubeless tire reside na sua fácil implementação. Como o aro já é equipado com uma válvula, o pneu só precisa ser montado e mantido.

  • TUBELESS READY (TLR) : Os pneus Tubeless Ready podem ser montados sem câmara de ar com as seguintes condições: usar uma roda Tubeless, não ultrapassar a pressão máxima indicada, adicionar o líquido selante e checar a pressão do pneu antes de cada saída.

MONTANDO PNEU DE BICICLETA MTB TUBELESS MICHELIN

Michelin Montage Pneu VTT Tubeless

MONTANDO PNEU DE COMPETIÇÃO MICHELIN

Vidéo montage d'un pneu course Michelin