biodiversity protection banner

Michelin e o compromisso de proteger a biodiversidade

Reserva Ecológica Michelin 20 anos

Reserva Ecológica Michelin | 20 anos

Conheça a Reserva Ecológica Michelin (REM), uma área protegida de 3.950 ha, no coração da Bahia, uma região rica em biodiversidade e espécies endêmicas.

Fundada em 2004 com o propósito de preservar um remanescente significativo da Mata Atlântica no sul da Bahia, em 2024 a REM comemora 20 anos de sua criação.

 

Compromisso em aliar crescimento com proteção à biodiversidade

A atividade da Michelin depende da biodiversidade e de certos ecossistemas. Por isso, é essencial que o Grupo faça a gestão do seu impacto desde a fase de concepção e ao longo de todo o ciclo de vida dos seus produtos.
A Michelin está sempre tomando medidas para garantir que os recursos fornecidos pela natureza sejam extraídos e utilizados de forma responsável, e depois reciclados e reutilizados. Além disso, considera também que um material de base biológica só é sustentável se for renovável ao longo de toda a vida.
 
Igualmente importante, o Grupo monitora o impacto ambiental dos seus locais de produção e procura desenvolver uma indústria responsável da borracha natural.
 
Fiel aos seus valores de respeito pelo ambiente, a Michelin formalizou o seu compromisso com a biodiversidade ao aderir em 2018 à act4nature international, uma iniciativa lançada pela associação francesa Entreprises pour l'Environnement (EpE).
Em 2021, a Michelin reforçou os seus compromissos para 2030 no que diz respeito à P&D, às matérias-primas e à gestão das suas unidades de produção.

Compromissos da Michelin com a biodiversidade para 2030

research plan biodiversity

Envolvimento ativo na preservação da flora e da fauna

Em 2003, o Grupo investiu no Brasil por meio do programa Ouro Verde Bahia, que conta com uma reserva ecológica, um centro de pesquisa de cultivares de seringueira e um projeto piloto para melhorar a subsistência de pequenos agricultores. Ao longo dos anos, este programa tornou-se um exemplo tangível e notável do compromisso da Michelin com a preservação da biodiversidade em 3.950 hectares.

Como um dos principais compradores mundiais de borracha natural, o Grupo está consciente de que o aumento da procura global pode levar a práticas inadequadas que muitas vezes prejudicam as florestas e a biodiversidade. É por isso que a Michelin está trabalha ativamente para uma indústria da borracha mais sustentável*, em particular através de um compromisso público de desmatamento zero assumido em 2016, bem como de princípios para proteger e respeitar terras, ecossistemas e comunidades em risco.
 
Além disso, o Grupo está envolvido em pesquisas agrônomas e em vários projetos importantes para preservar e restaurar florestas tropicais.
Desde 2013, a Michelin realiza inventários das áreas protegidas e das espécies que rodeiam as suas instalações industriais e centros de pesquisa. Esses inventários são atualizados a cada cinco anos. As últimas reportaram 196 zonas protegidas num raio de cinco quilômetros.

*O compromisso do Grupo com a borracha natural sustentável define especificamente as condições sob as quais este material é utilizado, tanto em termos de preocupações ambientais (desmatamento zero, santuário de HCV (Alto Valor de Conservação) e HCS (Alto Estoque de Carbono), quanto em os direitos sociais e humanos (condições de trabalho, consentimento livre, prévio e informado das populações locais).

biodiversity protection 1
biodiversity protection 2

Michelin, pioneira em borracha natural sustentável

Como parceiro preferencial da indústria da borracha, o Grupo comprometeu-se desde cedo a tornar a produção de borracha ambientalmente responsável e benéfica para todos os integrantes na sua cadeia de valor, não apenas para as plantações nas quais a Michelin é acionista.
A cadeia de abastecimento da borracha natural é extremamente complexa e fragmentada, com até sete intermediários entre os pequenos produtores (que representam quase 85% da produção mundial e cuja dimensão média das unidades agrícolas gira em torno de 2 hectares) e as unidades de transformação. Nos últimos anos, o Grupo tomou várias medidas importantes, como a publicação da sua política de borracha natural sustentável, a avaliação das práticas ESG dos seus fornecedores e a coleta de informações sobre as práticas sociais e ambientais da sua cadeia de valor com o aplicativo RubberWay. A Michelin usa estas informações para mapear os riscos dentro deste ecossistema e trabalhar em soluções.

Desde 2015, através da Royal Lestari Utama (RLU), que se tornou sua subsidiária em julho de 2022, a Michelin continuou a desenvolver um projeto piloto ambicioso e de longo prazo para plantações sustentáveis de seringueiras em Sumatra e na província de Kalimantan Oriental, na Indonésia.

O Grupo é também organizador e membro fundador da Plataforma Global para Borracha Natural Sustentável (GPSNR), criada em 2018, onde desempenha um papel de liderança no avanço de toda a cadeia de valor rumo a uma maior sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Em 2022, a Michelin foi o primeiro fabricante de pneus a apoiar a inclusão da borracha natural na lista de materiais afetados pela nova regulamentação europeia sobre desmatamento internacional.

Além disso, a Michelin proíbe o uso de pesticidas nas plantações de borracha, com uma meta de uso zero de herbicidas em 50% das áreas plantadas até 2030.

biodiversity rubber image

Michelin, membro ativo do “Lab Capital Naturel”

Assumindo uma visão sistêmica de seus desafios, em 2020, o Grupo aderiu ao “Lab Capital Naturel”, um laboratório lançado pela WWF França, que oferece a oportunidade de explorar em profundidade a metodologia Science Based Targets for Nature (SBTN). O SBTN ajuda empresas a colocar o capital natural no centro do modelo econômico, delineando um processo para as organizações avaliarem e priorizarem os impactos que a sua cadeia de valor tem na natureza, definirem objetivos de conservação alinhados com o conhecimento científico e implementarem planos de ação.

Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site