A tendência retrô está pegando impulso. O espírito das coisas antigas é ter grande prazer em montar uma bela moto “café racer” e principalmente admirar seu visual e personalidade inconfundíveis.
Todos os fabricantes identificaram e entenderam essa tendência: a Honda foi uma das primeiras a retornar a esse estilo de moto em resposta à procura dos clientes. A Kawasaki veio em seguida com a reedição de sua W800, o primeiro modelo W, lançado em 1967. A Moto Guzzi V7 também está à venda desde 2008, em uma versão que homenageia o modelo clássico de 1966. Por fim, a Triumph relançou recentemente a Bonneville, seu primeiro modelo, de 1959.
Mais recentemente, a BMW fez um retorno triunfal com sua maravilhosa Nine-T, e foi um dos primeiros fabricantes a oferecer personalização.
Esta tendência não escapou à fabricante Harley-Davidson, que é provavelmente a mais em sintonia com a filosofia “retrô”. Seus modelos emblemáticos, como Fat Bob, Forty-Eight e V-Rod estão aí para provar isso.