RESERVA ECOLÓGICA MICHELIN

| Introdução

A Reserva Ecológica Michelin (REM) é uma área de 3800 hectares no sul da Bahia, reconhecida como uma das mais protegidas reservas da Mata Atlântica no Brasil. Localizada entre os municípios de Igrapiúna e Ituberá, a 140km de Salvador, abrange ainda o Parque da Cachoeira Pancada Grande, com uma das maiores quedas d’água da região, com aproximadamente 40 metros de altura.
A REM faz parte do programa Michelin Ouro Verde Bahia, uma das principais iniciativas de desenvolvimento sustentável do Grupo Michelin no mundo, que aposta em uma relação equilibrada entre o respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento social e o crescimento econômico.

| Por que a Michelin criou esta Reserva? 

A Reserva Ecológica Michelin foi criada com o objetivo de restaurar e proteger a biodiversidade de da Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. De 2006 até hoje, mais de 107 mil árvores, de 275 espécies diferentes, já foram plantadas e 20 novas espécies de fauna e flora foram descobertas. No Centro de Estudos da Biodiversidade, 113 pesquisas já foram concluídas, 12 estão em andamento e 124 artigos científicos foram publicados.

| Aumento da Reserva Ecológica Michelin

Em 2022, a Reserva Ecológica Michelin contará com mais 800 hectares na sua área de preservação ambiental, um aumento de quase 30% do território que passou de 3000 para 3800 hectares. O aumento proporcionará espaço para plantio de mais de 40 mil árvores de floresta tropical, expandindo as populações de árvores raras de madeira de lei e enriquecendo a flora para que essas terras sustentem populações de animais da floresta nos próximos séculos.

Muitas ações de conservação são necessárias para salvar florestas e a Reserva Ecológica Michelin faz parte desse esforço global. Devido às ameaças contínuas do desmatamento, da degradação, da fragmentação e da caça ilegal, ela desempenha um papel fundamental na preservação da biodiversidade em uma das florestas tropicais mais ricas do planeta
Kevin Flesher - Diretor da Reserva Ecológica Michelin.

.

Programa Michelin Ouro Verde Bahia

| Confira os principais resultados do projeto Michelin Ouro Verde Bahia:

countresp1

350

Empregos Diretos

2.000

Hectares de Cacau Plantado

4.000

Hectares de plantação de seringueira

countresp2

122

Artigos Científicos Publicados

102

Estudos Concluídos

8

Pesquisas em andamento, em parceria com universidades de todo o mundo.

countresp3

80.000

Visitantes

1.300

Famílias Beneficiadas com a Agricultura Familiar

250

Famílias favorecidas com a doação do terreno de 18 hectares

countresp4

275

Espécies de árvores plantadas

+2000

Espécies catalogadas através do Centro de Estudos da Biodiversidade da Michelin

107.000

Mudas de 275 espécies diferentes, plantadas em 300 hectares.

You are using a web browser not supported
You are using a website browser that is not supported by this website. This means that some functionality may not work as intented. This may result in strange behaviors when browsing round. Use or updgrade/install one of the following browsers to take full advantage of this website