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RAZÃO DE SER

NOSSA MISSÃO

Construindo a melhor maneira de ir mais longe.

Aqui você vai descobrir nossa missão, conhecer os mais de 100 anos da nossa história, nossa atuação no Brasil e nossos prêmios.

Explore o mundo Michelin! 

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As pessoas são a nossa principal inspiração para trazermos cada vez mais segurança, eficiência e sustentabilidade à mobilidade. Dessa forma, nesses mais de 100 anos de história, buscamos sempre a qualidade e o pioneirismo dos nossos produtos e serviços.

A nossa prioridade é o compromisso e a qualidade a serviço dos nossos clientes. Acreditamos no desenvolvimento pessoal de cada um de nós, e oferecemos os meios para que todos possam dar o melhor de si e para que nossas diferenças se tornem a nossa riqeza.

Orgulhosos de nossos valores, contribuímos juntos para uma melhor mobilidade.

NOSSA ESTRATÉGIA

"Amanhã, tudo será sustentável na Michelin. Essa convicção é a espinha dorsal da nossa visão como empresa. ‘Tudo será sustentável’ significa que o Grupo Michelin está comprometido com um desenvolvimento rentável para a Empresa e para os seus funcionários, respeitando o nosso planeta e seus habitantes. Há mais de um século, a Michelin vem inovando para criar o futuro da mobilidade e atender às expectativas de seus clientes e de suas partes interessadas, permitindo que os funcionários do Grupo desenvolvam todo o seu potencial. Isto define a nossa Razão de Ser: ‘oferecer às pessoas a melhor maneira de ir mais longe’, que nutre nosso modelo estratégico e nosso modelo humano e social. Nosso modelo estratégico baseia-se na inovação, capitaliza nosso savoir-faire e conta com quatro atividades de negócios: pneus, soluções e serviços relacionados à mobilidade, experiências gastronômicas e de viagem exclusivas e materiais de alta tecnologia. Nosso modelo humano e social é baseado em uma dupla ambição: promover o desenvolvimento de nossos funcionários e buscar um equilíbrio entre interesses individuais e coletivos. Quando se trata de enfrentar as transformações globais atuais e as revoluções tecnológicas sem precedentes, a Michelin sempre coloca as pessoas no centro de sua visão corporativa e do seu dia a dia."  Florent Menegaux, Presidente

Sobre Nós

NOSSOS VALORES

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Respeito às pessoas

Pessoas em primeiro lugar

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Respeito aos clientes

Busca constante por inovação

3
Respeito aos acionistas

Transparência na gestão

2
Respeito ao meio ambiente

Políticas de sustentabilidade. Conheça todos os projetos aqui 

4
Respeito aos fatos

Pioneirismo e uma sólida história

NOSSA EMPRESA

 

A Michelin é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de pneus, serviços e experiências. São mais de 100 anos de história com inovação. 

O resultado desse trabalho são produtos e serviços de alta qualidade com ênfase no progresso da mobilidade de pessoas e mercadorias. Você encontra pneus MICHELIN em bicicletas, motocicletas, automóveis, ônibus, caminhões, tratores, aviões e até mesmo em naves espaciais da NASA! Dá pra acreditar? Há também grandes inovações com linhas de produtos licenciados e aclamados, como guias turísticos e gastronômicos. 

Falando em guias, você sabia que o famoso Guia MICHELIN nasceu da ideia, de Édouard e André Michelin, de distribuir para os viajantes um pequeno guia vermelho com informações práticas de onde abastecer, dormir, comer e onde trocar o pneu? O guia vermelho evoluiu e hoje é o guia gastronômico mais renomado do mundo, inclusive com app para você encontrar os melhores restaurantes.

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Tudo isso é possível por intermédio de uma equipe de mais de 100 mil funcionários, em mais de 60 unidades industriais espalhadas por todos os continentes do mundo.

Essa é a força e a tradição de uma empresa fundada em 1891, que já nasceu com a missão de ser pioneira na inovação da mobilidade.

4 funcionários

4 funcionários

MICHELIN NO BRASIL

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1927

A Michelin chega ao Brasil com o início das operações de seu escritório comercial em São Paulo.

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1981

É inaugurada a primeira fábrica da Michelin no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, para a produção de pneus de caminhões e ônibus.

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1990

Em parceria com a CIRAD (organismo francês de pesquisa agronômica e de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e mediterrâneas), a Michelin lança um programa de pesquisa pioneiro, visando ao desenvolvimento de seringueiras resistentes ao fungo Microcyclus ulei, ameaça aos seringais de todo o mundo.

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1999

Inauguração da fábrica de pneus de automóveis e caminhonetes em Itatiaia (RJ).

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2004

Lançamento do Programa Michelin Ouro Verde Bahia (MOVB), nas Plantações Michelin da Bahia.

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2006

É criada a Reserva Ecológica Michelin, com 3.000 hectares, e um viveiro para produzir até 35 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica por ano.

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2008

Inauguração da unidade industrial de produção de pneus de mineração e terraplenagem em Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro.

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2009

Lançamento do Guia Verde Michelin Rio de Janeiro.

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2012

Inauguração da ampliação da fábrica de pneus para veículos de passeio e caminhonete em Itatiaia (RJ).

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2014

Compra da Sascar, líder brasileira na gestão digital de frotas e na garantia da segurança das mercadorias transportadas.

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2015

Lançamento do primeiro Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo, o 1º da América do Sul.

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2016

  • Início da produção de pneus agrícolas na fábrica de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro.
  • A Michelin compra a Levorin, fabricante brasileira de pneus de motocicletas e bicicletas. 
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NOSSA HISTÓRIA

 

Mais de 100 anos de inovações a serviço da mobilidade

A história da Michelin é resultado de uma herança de muita originalidade. Os irmãos Édouard e André Michelin assumiram a pequena fábrica de pastilhas de freio de seu avô. Com foco no cliente e boas ideias aliadas a uma grande aptidão para negócios, conduziram os primeiros passos da empresa que atualmente é uma das líderes do mercado de pneus.

12 nossa história

12 nossa história

1832

Onde tudo começou: em Clermont-Ferrand, na França, os primos Aristide Barbier e Nicolas Edouard Daubrée abrem uma pequena fábrica de máquinas agrícolas e bombas. Ao ver sua mulher usando borracha vulcanizada para fazer bolas infantis, Aristide logo percebe o potencial do material para a indústria e passa a utilizá-lo na fabricação de juntas, correias, válvulas e tubos.

1889

Surge a Sociedade Michelin: Édouard e André Michelin assumem o negócio fundado por seu avô Aristide e seu primo Nicolas. A empresa passa a se chamar “Société Michelin e Cie.” e começa a fabricar apenas pastilhas de freio.

1891

Nasce a invenção que mudaria o mundo de pneus: após ter um pneu furado, um ciclista para na fábrica da Michelin em busca de ajuda. Édouard, que até então fabricava apenas pastilhas de freio, enxergou ali uma ótima oportunidade. Na época, trocar um pneu levava horas e precisava ser feito por um profissional. Sua solução foi criar o pneu desmontável, que podia ser trocado por qualquer pessoa em apenas meia hora.

6 nossa história

6 nossa história

1891

A invenção conquista o mundo: o ciclista Charles Terront compete e vence a corrida Paris-Brest-Paris, sendo o único a utilizar os novos pneus Michelin. A invenção logo conquista o público e, no ano seguinte, mais de 10 mil ciclistas rodam com pneus Michelin.

1894

Novos pneus para carruagens: são criados os pneus para equipar carruagens com o intuito de tornar as viagens mais confortáveis e silenciosas.

1895

Pneus para automóveis inovam o mercado: com a criação do automóvel, Édouard apresenta mais uma inovação ao mundo, o Éclair, um automóvel idealizado e fabricado pela Michelin, equipado com os seus pneus.

1898

Nasce o Boneco Michelin: ao observar duas pilhas altas de pneus, os irmãos Michelin têm a ideia de criar a imagem de um boneco que pudesse representar a marca. Com a ajuda do desenhista O’Galop, nasce a primeira versão do Boneco Michelin.

7 nossa história

7 nossa história

1900

Dispostos a contribuir com o desenvolvimento da mobilidade, Édouard e André passam a distribuir gratuitamente um pequeno guia vermelho com informações práticas aos viajantes, como onde abastecer, dormir, comer e, também, como trocar um pneu. Nasce, então, a história do Guia Michelin.

1903-1910

A tecnologia MICHELIN se espalha pelo mundo, que está crescendo rapidamente. Novas tecnologias estão surgindo. E uma das maiores expansões acontece na área dos transportes. Percebendo esse potencial, a Michelin rapidamente instala suas unidades fabris em grandes centros da indústria automobilística, tanto na Europa quanto na América do Norte. Ao mesmo tempo, passa a fabricar pneus para motocicletas e começa a investir na recém-surgida e promissora aviação.

1911-1912

Segurança já era o foco da empresa: A Michelin conquista a primeira grande vitória em busca de maior segurança nas estradas francesas: a adoção da sinalização de “quilometragem das estradas”. Além disso, a empresa inventa a roda de aço desmontável, o que permite a adoção de mais um equipamento de segurança: o estepe. Surge, também, o “departamento de informações para viagens automobilísticas”, uma grande rede social que permite o intercâmbio de informações sobre itinerários rodoviários entre a Michelin e seus leitores.

1913

Chegada à América Latina: a Michelin inicia sua presença comercial na Argentina, na cidade de Buenos Aires.

1914-1918

A aviação era um grande desafio na época: além de fabricar quase 2 mil aviões para a Primeira Guerra Mundial, a Michelin participa da construção da primeira pista de concreto do mundo, permitindo a decolagem de aviões mesmo em dias chuvosos. Com o aumento do uso de aviões, surge também o primeiro pneu de borracha negra e com sulcos, o que aumenta a aderência e diminui o desgaste do pneu.

1919-1926

Uma nova largada foi dada: após o fim da Primeira Guerra Mundial, a expansão da empresa é estimulada pelo rápido progresso da indústria automobilística. Impulsionada pelo sucesso dos Guias Vermelhos, a Michelin lança o primeiro Guia Turístico (Bretanha) e o Guia da Condecoração Estrela de Boa Mesa.

1927

Início da história da Michelin no Brasil: na cidade de São Paulo é fundada a primeira agência comercial da empresa. Ainda não se sabia na época, mas esse foi o primeiro passo para a conquista do mercado brasileiro, o maior para a Michelin na América do Sul.

8 nossa história

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1928-1938

Uma década de inovações: os anos 1930 são marcados por grandes inovações, incluindo a implementação do Metalic, primeiro pneu a unir a borracha ao fio de aço, o que permite compreender melhor o seu funcionamento e se torna uma etapa fundamental para o desenvolvimento do pneu radial. Surgiram o pneu com câmara de ar embutida, precursor do pneu sem câmara; o Super Confort, que podia percorrer 30.000 km; o Super Conforto Stop, com ranhuras de aderência que reduziam os riscos de derrapagem em pista molhada; e o Piloto, com perfil mais alto, proporcionando maior aderência mesmo em alta velocidade.

1939-1945

Começa a surgir o pneu do futuro. Durante a guerra, as fábricas reduzem sua produção. Diante da falta de matérias-primas, a Michelin dedica-se à pesquisa de produtos de substituição e, ao mesmo tempo, à fabricação de artigos de primeira necessidade. As pesquisas sobre o pneu de estrutura radial desenvolvem-se secretamente durante a guerra, abrindo caminho para a chegada do pneu do futuro.

1946-1954

Chega ao mercado o pneu radial. Uma verdadeira revolução tecnológica, o pneu radial é caracterizado por um topo que funciona independentemente das laterais e uma lona-carcaça com filetes de aço dispostos perpendicularmente na banda de rodagem. Revolucionando completamente a concepção técnica dos pneus, essa nova arquitetura favorece o conforto, a durabilidade e o alinhamento do veículo na pista. Nessa década, surge em Paris o primeiro metrô sobre pneus. A inovação, que proporciona maior conforto aos passageiros, é implementada, indo em seguida para Montreal, Tóquio, México, Santiago, Lyon, entre outras cidades.

1955

Mais uma geração assume: François Michelin assume a empresa como cogerente.

1955-1969

15 fábricas em 15 anos: para atender às necessidades crescentes do mercado de pneus, a Michelin passa a realizar investimentos consideráveis na indústria. Esse importante progresso industrial responde ao impressionante desenvolvimento das instalações comerciais: a empresa passa a vender seus produtos em mais de 140 países do mundo. A maioria dos fabricantes de automóveis europeus adota a solução do pneu radial. Os carros de passeio produzidos em série adotam o sistema “tubeless”, em que a câmara de ar, responsável por pneus furados, é substituída por um revestimento de borracha integrado ao pneu.

1970-1980

A comprovação da superioridade. O pneu radial MICHELIN torna-se campeão mundial de Fórmula 1 em parceria com a Ferrari e leva a empresa a instalar fábricas no Canadá e nos Estados Unidos, além de continuar seu desenvolvimento na Europa. Pela primeira vez, o pneu e seu aro de roda são produzidos juntos, o que proporciona uma aderência excepcional à estrada.

1981

A primeira fábrica é construída no Brasil: a Michelin constrói suas primeiras fábricas em solo nacional e expande seu desenvolvimento para praticamente todos os continentes, investindo significativamente em inovação. A primeira unidade foi implantada na cidade do Rio de Janeiro, para a fabricação de pneus de carga. Logo em seguida, uma unidade de fabricação de fios e cabos de aço é construída na cidade de Itatiaia, também no estado do Rio de Janeiro.

9 nossa história

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1982-1990

Inovação em todas as categorias. O grande marco da década é a aquisição da supercalculadora Cray, que influenciou todas as categorias de pneus. Surgem o “pneu verde” e o “Sistema PAX” para os veículos de passeio e caminhonetes; a linha “Energy” para veículos pesados, metrô e bonde; o pneu radial para motos; além do primeiro pneu sem câmara para mountain bikes. Há também a introdução do primeiro pneu de carcaça radial na aviação, chamado MICHELIN Air X, muito superior ao pneu diagonal convencional. Ao mesmo tempo, a Michelin adquire grandes redes na Europa e nos Estados Unidos e também passa a produzir rodas, inovações nos sistemas de suspensão e de ligação ao solo, além de oferecer serviços como recapagem.

1991

A família Michelin continua à frente dos negócios: Édouard Michelin é nomeado Diretor-Presidente da Empresa, ao lado de seu pai, François Michelin.

1999

Expansão visando ao mercado nacional: fazendo uma expansão na sua unidade industrial, na cidade de Itatiaia, é construída a primeira fabrica de pneus para carros de passeio e caminhonetes no Brasil.

2000

Além do mundo de pneus: a linha Michelin Lifestyle é lançada para desenvolver novas gamas de produtos relacionados à mobilidade ou ao universo do Boneco Michelin.

10 nossa história

10 nossa história

2001-2003

Grandes inovações para grandes pneus. É desenvolvido o maior pneu de terraplanagem e mineração do mundo, além do primeiro pneu agrícola do mundo com a tecnologia de baixa compactação do solo, que agride menos o solo durante a rodagem.

2004

A melhor maneira de ir mais longe. A empresa adota uma assinatura mundial que ilustra seu engajamento a favor de uma melhor mobilidade:  “MICHELIN, a melhor maneira de ir mais longe”.

2005

Um novo presidente assume: Michel Rollier assume como cogerente do Grupo Michelin.

2006

Campanha para todo o mundo: pela primeira vez, a Michelin lança uma campanha de comunicação publicitária mundial.

2008

Pneus gigantes fabricados no Brasil: é inaugurada a fábrica de pneus de mineração e terraplenagem, dessa vez com uma expansão na sua unidade industrial de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro.

2009

Os guias chegam à América do Sul: é lançado o Guia Verde Michelin do Rio de Janeiro, o primeiro destino sul-americano da coleção internacional.

2010

Melhor mobilidade em vista: acontece a 10ª edição do evento Michelin Challenge Bibendum, no Rio de Janeiro, a primeira vez na América do Sul.

2011

Mais guias são lançados por aqui: os Guias Verdes Michelin do Brasil, Colômbia, Argentina e Peru.

2012

Um novo e forte comando na Empresa: Jean-Dominique Senard assume a presidência da Empresa.

2013

Centenário na Argentina: a Michelin completa 100 anos de presença comercial na Argentina e lança o guia turístico Ruta 40/Argentina.

2014

Uma importante aquisição e inovação nas pistas: a Michelin compra a Sascar, líder brasileira na gestão digital de frotas e na garantia da segurança das mercadorias transportadas. A marca também fecha uma parceria para equipar os carros da inovadora Fórmula E, competição de carros elétricos, além de retornar com o patrocínio da maior competição de motovelocidade do mundo, o Moto GP.

2015

Primeiro Guia Gastronômico: lançamento do primeiro Guia Michelin Gastronômico na América do Sul, o Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo.

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2016

Produção nacional e uma nova aquisição de peso: início da produção de pneus agrícolas na fábrica de Campo Grande, no Rio de Janeiro. A Levorin, fabricante brasileira de pneus de motocicletas e bicicletas, é comprada pelo Grupo Michelin.

2017

Nova identidade visual: uma nova identidade visual é criada para a marca. A partir daqui, a Michelin passa a utilizar duas logomarcas, uma corporativa e uma comercial, além de mudar o visual do Boneco Michelin, que continua sendo um ícone marcante.

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NOSSOS PRÊMIOS

Prêmios recebidos em 2019

Novembro 2019

Prêmio Época Negócios Reclame AQUI

Área: Atendimento ao cliente

Categoria: Pneus

Outubro 2019

Prêmio Os Melhores Estradão 2020 (O Estado de São Paulo)

Área: Carga

Categoria: Pneus

Outubro 2019

Os Eleitos (Quatro Rodas)

Área: Carros de passeio e caminhonetes

Categoria: Pneus

Setembro 2019

Ranking AutoData de Qualidade e Parceria de fornecimento para a indústria automotiva

Revista AutoData

Categoria: Pneus OEM

Agosto 2019

15ª edição do Prêmio TOPRUBBER - Maiores & Melhores

Revista Borracha Natural

Categoria: Pneus

Junho 2019

Melhores Fornecedores (Librelato S.A. Implementos Rodoviários)

Prêmio: Fornecedores de Força

Categoria: Pneus de carga

Maio 2019

Melhores Fornecedores (DAF – Grupo Paccar)

Certificado global 10 PPM

Categoria: Pneus de carga

Maio 2019 

Melhores fornecedores (Honda)

Área: Qualidade & Entrega

Categoria: Componentes

Março 2019

Melhores fornecedores Caoa

Área: Carros de passeio e caminhonetes 

Categoria: Pneus

Janeiro 2019

Supplier Quality Excellence Process (Caterpillar)

Área: Veículo fora de estrada

Categoria: Pneus

Prêmios recebidos em 2018

Novembro 2018

Quality Excellence Award (GM)

Área: Carros de passeio e caminhonetes (equipamento original)

Novembro 2018

Sem Parar Os Melhores do Jornal do Carro 2018 (Jornal do Carro)

Área: Carros de passeio e caminhonetes

Categoria: Pneus

Outubro 2018

Os Eleitos (Quatro Rodas)

Área: Carros de passeio e caminhonetes

Categoria: Pneus

Junho 2018

Moto de Ouro / Best Brands (Revista Motociclismo)

Área: Motocicletas

Categoria: Pneus

Maio 2018

World Excellence Awards (Ford)

Área: Carros de passeio e caminhonete (equipamento original)

Categoria: Performance Operacional

Maio 2018

Best Cars Brasil / Best Brands (Revista Carro)

Área: Carros de passeio e caminhonetes

Categoria: Pneus

Maio 2018

EcoVadis

Área: Responsabilidade Social Empresarial

Classificação Ouro

Maio 2018

Supplier Quality Excellence Process (Caterpillar)

Área: Veículo fora de estrada

Categoria: Pneus

Abril 2018

20º Encontro de Fornecedores Honda 

Área: Carros de passeio e caminhonete (equipamento original)

Categoria: Qualidade e Delivery

Abril 2018

Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental (Mercedes-Benz)

Área: Institucional

Categoria: Sustentabilidade

Prêmios recebidos em 2017

Novembro 2017

Os Eleitos (Quatro Rodas)

Área: Carros de passeio e caminhonetes

Categoria: Pneus

Outubro 2017

Prêmio Época / Reclame Aqui

Área: Atendimento ao cliente

Categoria: Pneus

Outubro 2017

Best Truck (Revistas Transportes Mundial e O Carreteiro)

Área: Veículo de Cargas

Categoria: Reforma de Pneus

Setembro 2017

Rio Expert (Sistema Firjan)

Área: Exportação

Categoria: Destaque Firjan Internacional

Junho 2017

Best Cars Brasil / Best Brands (Revista Carro)

Área: Carros de passeio e caminhonetes

Categoria: Pneus

Junho 2017

Moto de Ouro / Best Brands (Revista Motociclismo)

Área: Motociclismo

Categoria: Pneus

Abril 2017

19º Encontro de Fornecedores Honda 

Área: Carros de passeio e caminhonete (equipamento original)

Categoria: Qualidade e Delivery

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Prêmios recebidos em 2016

Dezembro 2016 

NTC Fornecedores do Transporte (NTC&Logística)

Área: Veículos de Carga

Categoria: Pneus

Novembro 2016

Oppenheimer (Anglo American)

Área: Fora de estrada

Categoria: Pneus

Outubro 2016

Os Eleitos (Quatro Rodas)

Área: Carros de passeio e caminhonetes

Categoria: Pneus

Outubro 2016

Best Trucks (Motorpress Brasil)

Área: Veículos de carga

Categoria: Pneus e Reforma de pneus

Outubro 2016

Prêmio Época / Reclame Aqui

Área: Atendimento ao cliente

Categoria: Pneus

Junho 2016

World Excellence Awards (Ford

Área: Carros de passeio e caminhonetes (equipamento original)

Categoria: Pneus

Maio 2016

Fornecedores do Ano América Latina (PSA)

Área: Carros de passeio e caminhonetes (equipamento original)

Categoria: Qualidade

Fevereiro 2016

Top of Mind do Transporte (Transpodata)

Área: Veículo de carga

Categoria: Pneus

Fevereiro 2016

Best Cards / Best Brands (Motorpress Brasil)

Área: Carros de passeio e caminhonetes

Categoria: Pneus