A Michelin é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de pneus, serviços e experiências. São mais de 130 anos de história com inovação. Tudo isso é possível por intermédio de uma equipe de mais de 112 mil funcionários, em 69 unidades industriais espalhadas por todos os continentes do mundo. Essa é a força e a tradição de uma empresa fundada em 1891, que já nasceu com a missão de ser pioneira e vem inovando em todo o mundo para fazer das nossas vidas, uma melhor vida em movimento.
Nossa razão de ser é oferecer às pessoas à melhor maneira de ir mais longe. Aqui você vai conhecer os mais de 130 anos da nossa história, nossa atuação no mundo e no Brasil.
Explore o mundo Michelin!
MICHELIN EM MOVIMENTO
Na Michelin, optamos por ver oportunidades.
Escolhemos um futuro “Tudo Sustentável” ao inovar para encontrar soluções sustentáveis para o planeta, ao expandir as nossas atividades para além da mobilidade, ao apostar no desempenho sustentável e ao ser uma empresa responsável, que se preocupa em dar às pessoas a melhor maneira de ir mais longe. Temos um plano para 2030.
Nossa estratégia passa por CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL, com equilíbrio entre Pessoas, Performance financeira e Planeta.
Para Pessoas, significa desenvolvimento, comprometimento, segurança, diversidade em todas as suas formas e geração de valor para seus clientes.
Para Performance financeira, significa crescimento, valor financeiro, a força da marca Michelin e inovação em seus produtos, serviços e soluções.
Para o Planeta, significa alcançar a neutralidade de carbono após levar em consideração a fabricação, a energia, o uso do produto, a pegada ambiental dos locais (biodiversidade etc) e a ciclo de vida do produto.
A Michelin está inovando e se comprometendo mais do que nunca com uma vida em movimento. É nessa esperança consciente e consistente que a Michelin está construindo seu futuro. Um futuro totalmente sustentável. Um futuro que aqui na Michelin já começou. Com os olhos neste futuro que estamos construindo, Florent Menegaux, CEO do Grupo Michelin, apresenta a visão "Tudo Sustentável".
NOSSA ESTRATÉGIA
"Amanhã, tudo será sustentável na Michelin. Essa convicção é a espinha dorsal da nossa visão como empresa. ‘Tudo será sustentável’ significa que o Grupo Michelin está comprometido com um desenvolvimento rentável para a Empresa e para os seus funcionários, respeitando o nosso planeta e seus habitantes.
Há mais de um século, a Michelin vem inovando para criar o futuro da mobilidade e atender às expectativas de seus clientes e de suas partes interessadas, permitindo que os funcionários do Grupo desenvolvam todo o seu potencial. Isto define a nossa Razão de Ser: ‘oferecer às pessoas a melhor maneira de ir mais longe’, que nutre nosso modelo estratégico e nosso modelo humano e social.
Nosso modelo estratégico baseia-se na inovação, capitaliza nosso savoir-faire e conta com quatro atividades de negócios: pneus, soluções e serviços relacionados à mobilidade, experiências gastronômicas e de viagem exclusivas e materiais de alta tecnologia.
Nosso modelo humano e social é baseado em uma dupla ambição: promover o desenvolvimento de nossos funcionários e buscar um equilíbrio entre interesses individuais e coletivos. Quando se trata de enfrentar as transformações globais atuais e as revoluções tecnológicas sem precedentes, a Michelin sempre coloca as pessoas no centro de sua visão corporativa e do seu dia a dia."
Florent Menegaux, CEO do Grupo Michelin
O resultado desse trabalho são produtos e serviços de alta qualidade com ênfase no progresso da mobilidade de pessoas e mercadorias. Você encontra pneus MICHELIN em bicicletas, motocicletas, automóveis, ônibus, caminhões, tratores, aviões e até mesmo em naves espaciais da NASA! Dá pra acreditar? Há também grandes inovações com linhas de produtos licenciados e aclamados, como guias turísticos e gastronômicos.
NOSSOS VALORES
NOSSA HISTÓRIA
O COMEÇO DE TUDO e O AVANÇO DA MARCA
Você sabe como tudo começou para a nossa marca? Desde a descoberta até o início do desenvolvimento dos produtos, com avanços para pneus de bicicleta e outras peças de veículos, a dedicação da família Michelin começou bem lá atrás.
Em Clermont-Ferrand, na França, os primos Aristide Barbier e Nicolas Edouard Daubrée abrem uma pequena fábrica de máquinas. Ao mesmo tempo, a esposa de Aristide utilizava borracha vulcanizada para fazer bolas infantis. Ele percebe o potencial do material e passa a utilizá-lo na fabricação de peças para veículos.
Édouard e André Michelin assumem o negócio fundado por seu avô Aristide e seu primo Nicolas. A empresa passa a se chamar “Société Michelin e Cie.” e começa a fabricar apenas pastilhas de freio.
Um ciclista para na fábrica da Michelin em busca de ajuda. Édouard, que fabricava apenas pastilhas de freio, viu uma oportunidade. Na época, trocar um pneu levava horas. Sua solução foi criar um pneu desmontável, que podia ser trocado por qualquer pessoa em meia hora.
O ciclista Charles Terront compete e vence a corrida Paris-Brest-Paris, como único a utilizar os novos pneus MICHELIN. No ano seguinte, mais de 10 mil ciclistas rodam com pneus MICHELIN.
São criados os pneus para equipar carruagens com o intuito de tornar as viagens mais confortáveis e silenciosas.
Com a criação do automóvel, Édouard apresenta mais uma inovação ao mundo, o Éclair, um automóvel idealizado e fabricado e equipado com pneus pela Michelin.
Nasce o Boneco Michelin: ao observar duas pilhas altas de pneus, os irmãos Michelin têm a ideia de criar a imagem de um boneco que pudesse representar a marca. Com a ajuda do desenhista O’Galop, nasce a primeira versão do Boneco Michelin.
Édouard e André passam a distribuir gratuitamente um pequeno guia vermelho com informações práticas aos viajantes, como onde abastecer, dormir, comer e, também, como trocar um pneu. Nasce, então, a história do Guia Michelin.
A VISÃO QUE ALCANÇA O MUNDO e A EXPANSÃO QUE SE CONSOLIDA PELO PLANETA
Conheça mais sobre a expansão da Michelin pelo mundo e como a marca foi ganhando espaço em diversos setores e países ao longo dos anos.
A tecnologia MICHELIN se espalha pelo mundo. Com o avanço dos transportes, a Michelin rapidamente instala suas unidades fabris em grandes centros da indústria automobilística, tanto na Europa quanto na América do Norte.
A adoção da sinalização de “quilometragem das estradas” é conquistada pela Michelin nas estradas francesas. A empresa inventa a roda de aço desmontável, o que permite a adoção de mais um equipamento de segurança: o estepe.
Chegada à América Latina: a Michelin inicia sua presença comercial na Argentina, na cidade de Buenos Aires.
Além de fabricar quase 2 mil aviões para a Primeira Guerra Mundial, a Michelin participa da construção da primeira pista de concreto do mundo, permitindo a decolagem de aviões mesmo em dias chuvosos.
A expansão da empresa é estimulada pelo rápido progresso da indústria automobilística. Impulsionada pelo sucesso dos Guias Vermelhos, a Michelin lança o primeiro Guia Turístico e o Guia da Condecoração Estrela de Boa Mesa.
Início da história da Michelin no Brasil: na cidade de São Paulo, é fundada a primeira agência comercial da empresa.
AS INOVAÇÕES COMEÇAM A CRESCER
Com diversas décadas marcadas por inovações, os anos 1900 se tornam essenciais para o desenvolvimento de novas tecnologias e abertura de novos negócios para a Michelin.
Os anos 1930 são marcados pela implementação do Metalic, primeiro pneu a unir a borracha ao fio de aço, o que permite compreender melhor o seu funcionamento e se torna uma etapa fundamental para o desenvolvimento do pneu radial.
Surgiram o pneu com câmara de ar embutida, precursor do pneu sem câmara; o Super Confort, que podia percorrer 30.000 km e o Piloto, com perfil mais alto, proporcionando maior aderência mesmo em alta velocidade.
Começa a surgir o pneu do futuro. Durante a guerra, diante da falta de matérias-primas, a Michelin dedica-se à pesquisa de produtos de substituição e, ao mesmo tempo, à fabricação de artigos de primeira necessidade.
Chega ao mercado o pneu radial: uma verdadeira revolução tecnológica. Inovando completamente a concepção técnica dos pneus, essa nova arquitetura favorece o conforto, a durabilidade e o alinhamento do veículo na pista.
15 fábricas em 15 anos: para atender às necessidades do mercado de pneus, a Michelin passa a realizar investimentos consideráveis na indústria, passando a vender seus produtos em mais de 140 países.
Os carros de passeio produzidos em série adotam o sistema “tubeless”, em que a câmara de ar, responsável por pneus furados, é substituída por um revestimento de borracha integrado ao pneu.
A MICHELIN ALCANÇA OUTRO PATAMAR
De campeã da Fórmula 1 até a expansão da marca, a Michelin vai se tornando cada vez mais popular e sinônimo de qualidade ao redor do mundo.
O pneu radial MICHELIN torna-se campeão mundial de Fórmula 1 em parceria com a Ferrari e leva a empresa a instalar fábricas no Canadá e nos Estados Unidos, além de continuar seu desenvolvimento na Europa.
A primeira fábrica é construída no Brasil: a Michelin constrói suas primeiras fábricas em solo nacional e expande seu desenvolvimento para praticamente todos os continentes, investindo significativamente em inovação.
Há também a introdução do primeiro pneu de carcaça radial na aviação, chamado MICHELIN Air X, muito superior ao pneu diagonal convencional. Ao mesmo tempo, a Michelin adquire grandes redes na Europa e nos Estados Unidos.
Em parceria com a CIRAD, a Michelin lança um programa de pesquisa pioneiro, visando ao desenvolvimento de seringueiras resistentes ao fungo Microcyclus ulei, ameaça aos seringais de todo o mundo.
A família Michelin continua à frente dos negócios: Édouard Michelin é nomeado Diretor-Presidente da Empresa, ao lado de seu pai, François Michelin.
A MICHELIN COMO, EM TORNO E ALÉM DO PNEU
Crescimento de unidades fabris no Brasil, novas frentes e projetos da Michelin tornam a marca ainda mais consolidada e vista por outros ângulos, como o da sustentabilidade e do lifestyle.
Fazendo uma expansão na sua unidade industrial, na cidade de Itatiaia, é construída a primeira fábrica de pneus para carros de passeio e caminhonetes no Brasil.
Além do mundo de pneus: a linha Michelin Lifestyle é lançada para desenvolver novas gamas de produtos relacionados à mobilidade ou ao universo do Boneco Michelin.
É desenvolvido o maior pneu de terraplanagem e mineração do mundo, além do primeiro pneu agrícola do mundo com a tecnologia de baixa compactação do solo, que agride menos o solo durante a rodagem.
A empresa adota uma assinatura mundial que ilustra seu engajamento a favor de uma melhor mobilidade: “MICHELIN, a melhor maneira de ir mais longe”.
Lançamento do Programa Michelin Ouro Verde Bahia (MOVB), nas Plantações Michelin da Bahia.
É criada a Reserva Ecológica Michelin, com 3.000 hectares, e um viveiro para produzir até 35 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica por ano.
Campanha para todo o mundo: pela primeira vez, a Michelin lança uma campanha de comunicação publicitária mundial.
Pneus gigantes fabricados no Brasil: é inaugurada a fábrica de pneus de mineração e terraplenagem, dessa vez com uma expansão na sua unidade industrial de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro.
Os guias chegam à América do Sul: é lançado o Guia Verde Michelin do Rio de Janeiro, o primeiro destino sul-americano da coleção internacional.
Mais guias são lançados por aqui: os Guias Verdes Michelin do Brasil, Colômbia, Argentina e Peru.
Inauguração da ampliação da fábrica de pneus para veículos de passeio e caminhonete em Itatiaia (RJ).
MAIS CONQUISTAS PELA AMÉRICA LATINA E PELO MUNDO
Durante este período, a Michelin adquire algumas empresas importantes para o seu crescimento e toma decisões transformadoras para o seu negócio.
Uma importante aquisição e inovação nas pistas: a Michelin compra a Sascar, líder brasileira na gestão digital de frotas e na garantia da segurança das mercadorias transportadas.
A marca fecha uma parceria para equipar os carros da inovadora Fórmula E, competição de carros elétricos, além de retornar com o patrocínio da maior competição de motovelocidade do mundo, o Moto GP.
Primeiro Guia Gastronômico: lançamento do primeiro Guia Michelin Gastronômico na América do Sul, o Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo.
Produção nacional e uma nova aquisição de peso: início da produção de pneus agrícolas na fábrica de Campo Grande, no Rio de Janeiro. A Levorin, fabricante brasileira de pneus de motocicletas e bicicletas, é comprada pelo Grupo Michelin.
Uma nova identidade visual é criada para a marca. A Michelin passa a utilizar duas logomarcas, uma corporativa e uma comercial, além de mudar o visual do Boneco Michelin, que continua sendo um ícone marcante.
O Grupo Michelin compra a Camso, tornando-se, assim, a líder mundial no mercado off road. No Brasil, a fábrica da Camso (atual Beyond Road) fica no município de Alvorada (RS).
O grupo Michelin adquire a ConVeyBelts, fabricante de correias transportadoras utilizadas nos setores de mineração, siderurgia e transportes.
NOSSOS PRÊMIOS
Prêmios recebidos em 2022
O grande destaque deste ano foi a Michelin, que conquistou dois troféus. Entre os fornecedores produtivos, a nossa empresa foi reconhecida como Fornecedor do Ano da fábrica de Anápolis – GO e, também, levou o Prêmio de Qualidade em Fornecimento da planta de Jacareí – SP.
Michelin foi uma das quatro empresas a ganhar o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Mercedes-Benz do Brasil. Competimos com o projeto RubberWay, que é um aplicativo que permite checar toda a cadeia produtiva da borracha natural, da fazenda à fabricação dos pneus.
A GM premiou os fornecedores que tiveram melhor desempenho em 2021 na região durante o Supplier Quality Excellence Award. Esta é a quinta vez consecutiva que a Michelin recebe este prêmio na América do Sul e no Brasil.
A Empresa Randon premiou na semana passada os vencedores do Supplier Awards 2022. A Michelin foi a grande vencedora na categoria ESG com o Rubberway, projeto que dá transparência a toda a cadeia produtiva da borracha.
A AutoData Editora, especializada no setor automotivo, acaba de divulgar o seu Ranking de Qualidade e Parceria 2022, que reúne os 10 Melhores Fornecedores do Brasil. A Michelin foi a grande campeã, alcançando 48 pontos.
A Michelin acaba de ganhar duplo reconhecimento no segmento “Best Brands” do Prêmio Best Truck 2022. Conquistamos dois troféus: “Melhor Marca de Pneu” e “Melhor Marca de Reforma de Pneu” para caminhões.
A NTC&Logística, anunciou na Fenatran os vencedores do seu XX Prêmio NTC Fornecedores do Transporte. A Michelin foi eleita pela 20ª vez seguida como a melhor fabricante de pneus de carga, ou seja, a nossa Empresa venceu em todas as edições desde a criação do Prêmio.