Você sabia que a nossa história com pneus de duas rodas começou já em 1891? Desde então, construímos um impressionante legado de inovações em pneus para bicicletas e motocicletas. Muitas dessas inovações surgiram a partir de avanços tecnológicos, sempre com o objetivo de oferecer o máximo em segurança e desempenho! Como pioneiros no nosso segmento, nosso propósito é claro: atender às necessidades em constante evolução de ciclistas e motociclistas, seja no asfalto ou na trilha.
A inovação está no coração da história dos pneus de duas rodas da MICHELIN
1891: “Um flash de inspiração”
Foi assim que Edouard Michelin descreveu sua revelação ao ver um ciclista lutando com um pneu furado. Logo depois, ele inventou o sistema de remoção e reparo de pneus. Essa inovação melhorou o conforto dos ciclistas e reduziu o risco de furos, abrindo caminho para o futuro da Michelin na tecnologia de pneus.
Anos 30 a 50: segurança no coração da inovação
Desde pneus de borda reta e talão até padrões de ranhuras e lonas diagonais, a Michelin inova com novas técnicas de borracha e estrutura de design de materiais.
A linha de pneus MICHELIN logo se expande, passando dos modelos antiderrapantes de 1926 para versões ainda mais seguras para motocicletas.
No início dos anos 30, surgem diversas inovações, como os pneus “Confort à tringles” (borda reta), “Confort Bibendum”, “Confort à talons” (borda com talão), “Cablé à tringles” (borda reta com camadas de cordões têxteis) e “Cablé à talons” (borda com talão e camadas de cordões têxteis). Em 1935, esses modelos foram acompanhados pelos pneus MICHELIN Flèche d’Or (Flecha de Ouro) e ZigZag.
No pós-guerra, a Michelin revoluciona o setor ao criar o pneu radial. Diferente das técnicas anteriores, as lonas do pneu são dispostas em um ângulo de 90° em relação à sua seção central. Essa descoberta transformou os padrões de aderência, durabilidade e desempenho, estabelecendo um novo marco para o mercado de mobilidade na Europa e na América.
1960: o nascimento do “le Rapido” e do padrão ACS
Aderência, Conforto e Segurança. A Michelin reforça suas prioridades para as condições de pilotagem em motocicletas pequenas e médias, incluindo pneus para ciclomotores e motos leves.
130 anos de evolução contínua
Após 130 anos, nossa jornada com pneus para duas rodas continua focada em desempenho. O que antes era uma preocupação exclusiva de motociclistas e pilotos de corrida agora é essencial para qualquer pessoa sobre duas rodas. Seja na trilha ou no asfalto, a performance faz toda a diferença. Por isso, seguimos avançando no desenvolvimento de novas tecnologias de pneus que entregam volume, valor e desempenho excepcionais. A evolução dos materiais impulsionou diversas inovações, transformando a borracha comum em algo muito mais sofisticado.
Desde os anos 1990, novas tecnologias de materiais trouxeram conceitos inovadores, como o Dual Compound (2CT), a integração de sílica e os pneus sem câmara (Tubeless), revolucionando a experiência de pilotagem.
Esses avanços possibilitaram a chegada do alto desempenho ao uso urbano e esportivo, com produtos como a linha MICHELIN Pilot para veículos de quatro rodas, lançada em 1999, e a linha MICHELIN Power, voltada para motocicletas, apresentada em 2005.
Você sabia que registramos cerca de 400 patentes por ano?
Projetamos pneus que você pode confiar
Pilotos, fabricantes, profissionais do automobilismo e formadores de opinião confiam nos nossos pneus.
Parcerias com fabricantes
Firmamos parcerias com os principais fabricantes de motocicletas, como a Harley-Davidson e a linha Scorcher. Cada desenvolvimento entre Michelin e Harley-Davidson segue uma abordagem própria, utilizando simulações virtuais desde as primeiras fases de design e desenvolvimento.
Graças às nossas capacidades avançadas de modelagem, conseguimos desenvolver simultaneamente uma nova linha de motocicletas e os pneus ideais para ela. Antes da fase de testes, realizamos diversas simulações para ajustar o desempenho, explorar diferentes possibilidades e garantir a melhor combinação entre moto e pneu. Esse processo de co-design virtual e simulação assegura um encaixe perfeito, maximizando a performance e a segurança.
Patrocínio com grandes nomes
Nos unimos a atletas de elite para desafiar limites. Os destemidos pilotos de MTB, como Cam Zink, Sam Hill, Nicholi Rogatkin e Malene Degn, além dos potentes ciclistas de estrada Bryan Coquard, Guillaume Martin e Simon Geschke, são exemplos perfeitos das parcerias de alto nível da Michelin. Nossa linha de pneus para competição, Racing Line Range, foi desenvolvida para atender às exigências de ciclistas profissionais, semi-profissionais e entusiastas, ajudando todos a alcançar o topo do pódio.
No motociclismo, como fornecedora oficial de pneus da MotoGP™, grandes pilotos como Johann Zarco, Francesco Bagnaia, Fabio Quartararo, Jorge Martín e Marc Márquez atestam a qualidade dos nossos pneus. A Michelin é sinônimo de confiança e segurança. Com a linha MICHELIN Power, você extrai o máximo desempenho da sua moto, graças a tecnologias desenvolvidas diretamente no mundo das corridas.
Entrando nas Grandes Competições
Nossa trajetória nas corridas impulsionou inúmeras inovações em pneus para duas rodas.
Tudo começou em 1899, com vitórias consecutivas nas provas Nice-Castellane, Paris-Roubaix, Critérium des Motocycles e Coupe des Motocycles.
Em 1973, Jack Findlay conquista o Senior Tourist Trophy, marcando nossa primeira vitória na categoria 500cc.
No ano seguinte, inovamos com pneus de corrida feitos sob medida para o Grand Prix. Esses mesmos pneus slick ajudaram Barry Sheene a vencer o Campeonato de GP em 1976.
E em 1977, um feito incrível: dominamos completamente o cenário das competições ao vencer todas as cinco categorias do Campeonato Mundial (50, 125, 250, 350 e 500cc).
Anos 80: inovação por todos os lados
Em 1982, a inovação em pneus para duas rodas chega ao off-road com o lançamento do pneu ""Desert"", voltado para motocicletas de rally-raid. O resultado? Vitórias diretas nos Ralis do Atlas e dos Faraós logo no primeiro ano.
Já em 1983, começa uma sequência impressionante: a primeira de 36 vitórias consecutivas no Rally Paris-Dakar, consolidando o potencial extraordinário do pneu.
No mesmo ano, voltamos às pistas e introduzimos o primeiro pneu Radial no GP500, abrindo caminho para as versões aprimoradas A59X e M59X em 1987.
Nos anos 90, a combinação da integração de sílica com a tecnologia Dual Compound nos pneus do GP500 garantiu um domínio absoluto nos campeonatos.
Os novos desafios do século XXI
A Michelin não apenas retornou ao MotoGP™, como também se tornou fornecedora oficial da FIM Enel MotoE World Cup, uma nova categoria de competição no universo das motocicletas elétricas.
O mundo elétrico impõe desafios rigorosos, com novos parâmetros como resistência ao rolamento, perda de energia e redução de ruído. E nós abraçamos totalmente essas demandas tecnológicas.
Em outubro de 2023, celebramos nossa 500ª vitória em GPs com Francesco Bagnaia. Seja no asfalto ou no off-road, nenhum campeonato resiste à performance dos nossos pneus premiados!
A Michelin segue comprometida em superar os limites da tecnologia, segurança e desempenho em escala global. E isso significa que muitas outras inovações revolucionárias ainda estão por vir.