Lideramos o caminho para uma mobilidade com impacto ambiental reduzido(1), desenvolvendo produtos e soluções criadas para tornar a mobilidade mais segura, acessível, eficiente e com menos impacto no meio ambiente.
Inovando para criar novas gerações de pneus
Seguimos uma cartilha de ecodesign para avaliar o impacto ambiental dos nossos pneus em cada estágio do seu ciclo de vida(2) para reduzir o impacto geral, mantendo ou até mesmo melhorando o desempenho.
Combatendo o desperdício projetando pneus feitos para durar
A verdadeira mudança é mudar menos. Vá até o final com seu jogo de pneus. Nosso compromisso é garantir que você tenha uma experiência de direção longa e segura do primeiro ao último quilômetro, com pneus projetados para serem confiáveis até o limite legal de desgaste(3).Redução do consumo de energia e das emissões de CO₂ dos veículos
Desde o pneu original MICHELIN EnergyTM Saver, lançado em 1992, lançamos seis gerações de pneus para automóveis com eficiência energética melhorada: em 30 anos, reduzimos pela metade a resistência ao rolamento das principais linhas de pneus para automóveis de passageiros.(4)
Investir na reciclagem para reutilizar resíduos em pneus
As inovações em materiais de origem biológica e regenerados permitirão transformar resíduos diários(5) em materiais para pneus novos. Até 2030, nossa meta é usar até 13,5 milhões de toneladas de materiais reciclados em nossos pneus.(6)Nosso primeiro pneu ecologicamente projetado: MICHELIN e.Primacy
O MICHELIN e.PRIMACY é o primeiro pneu ecologicamente projetado da MICHELIN cuja avaliação do ciclo de vida foi incorporada ao seu design; é também o primeiro pneu no mercado para o qual uma Declaração Ambiental do Produto foi publicada.
Para ver este vídeo, você precisa aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixo
Uma linha de pneus para automóveis com 45% de materiais sustentáveis(7)
Em outubro de 2022, apresentamos uma linha de pneus para automóveis contendo 45% de materiais sustentáveis, aprovados para uso em estradas. O pneu tem níveis de desempenho equivalentes aos pneus atuais(8). Estamos bem encaminhados para atingir a meta provisória de 40% de materiais de origem biológica ou reciclados(9) em todas as linhas de pneus até 2030 em direção a 100% até 2050.
MICHELIN UPTIS
O protótipo MICHELIN UPTIS(12) é uma solução sem ar, montada (pneu e roda) para automóveis de passageiros. Reduz o risco de pneus furados e outras falhas de perda de ar e reduz o impacto ambiental.
Conceito VISION, um pneu feito de materiais 100% sustentáveis
Revelado em 2017, o conceito VISION compreende uma roda e um pneu sem ar.
De origem biológica, conectado e com uma banda de rodagem renovável, o conceito VISION oferece uma ilustração convincente de como nosso modelo de desenvolvimento sustentável transformará os pneus entre agora e 2050, e atingirá o objetivo de pneus feitos de materiais 100% de origem biológica ou reciclados até 2050.
Para ver este vídeo, você precisa aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixo
Em 2050, nossos pneus serão 100% sustentáveis
Os pneus MICHELIN de hoje são mais tecnológicos do que nunca, compreendendo mais de 200 componentes. Esses ingredientes interagem para oferecer desempenho equilibrado em termos de segurança, conforto e redução do impacto ambiental. Estamos fortemente comprometidos em garantir que, no futuro, todos os componentes dos pneus sejam sustentáveis.
ACELERANDO o desenvolvimento de soluções sustentáveis por meio do motorsport
Um pneu feito com mais de 50% de materiais de origem biológica e reciclados
Desenvolvemos um pneu de corrida que já contém 53% de matérias-primas de origem biológica e recicladas. Ele é instalado no protótipo movido a hidrogênio GreenGT H24, um carro desenvolvido para corridas de resistência, bem como no Porsche GT4 ePerformance. Este pneu de altíssimo desempenho demonstra que as tecnologias disruptivas ainda podem funcionar em condições extremas de corrida.
DESENVOLVENDO INOVAÇÕES E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS ALÉM DOS PNEUS
Alguns exemplos de nossas inovações sustentáveis.
Tornando a mobilidade de hidrogênio uma realidade
Temos trabalhando com hidrogênio nos últimos 20 anos. Estamos convencidos de que o uso de hidrogênio será um dos componentes essenciais da mobilidade limpa, complementar às baterias elétricas.
Promovendo a gastronomia sustentável
O Guia MICHELIN está comprometido em apoiar a gastronomia sustentável. Green Stars, iniciado em 2020, é um novo prêmio para chefs que ajudam a tornar a gastronomia mais responsável, permitindo um estilo de vida mais sustentável para seus clientes.
Descarbonizando o transporte marítimo
O projeto Wing Sail Mobility (WISAMO) é um sistema de vela de asa inflável, retrátil e automatizado que se adapta a navios mercantes e embarcações de passeio. Seu design revolucionário permite que os navios reduzam seu consumo de combustível e emissões de CO2.
Preservando a biodiversidade
Em 2004, o Grupo criou a Reserva Ecológica Michelin (REM), uma área de 3.950 há, com o propósito de preservar um remanescente significativo da Mata Atlântica no sul da Bahia e manter viva a biodiversidade local.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Confie na inovação da MICHELIN para uma melhor vida em movimento
Os mais exigentes confiam nos nossos pneus - consumidores, fabricantes, pilotos e principais formadores de opinião pedem nossos produtos.
Liderando o caminho na mobilidade elétrica
Somos pioneiros na mobilidade elétrica. Nossos engenheiros trabalham em estreita colaboração com fabricantes de carros, scooters e bicicletas para projetar pneus com desempenho que importa para os proprietários de veículos elétricos.
Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade
A responsabilidade social do Grupo é incorporada por sua estratégia de Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade. Ela visa tornar a Michelin uma das empresas mais inovadoras, responsáveis e de alto desempenho do mundo em todas as suas responsabilidades: econômica, ambiental e social.
MENÇÕES LEGAIS
(1) Para mais informações https://www.michelin.com/en/sustainable-development-mobility/working-towards-sustainable-mobility/
(2) do fornecimento de matérias-primas e produção até as fases de uso e reciclagem
(3) Última milha/quilômetro sendo entendido como até a profundidade mínima legal do piso (1,6 mm na Europa). Consulte a profundidade mínima legal do piso em seu país. Mais informações podem ser encontradas em https://www.michelin.ie/why-michelin/trust/performance-made-to-last
As seguintes linhas de pneus são projetadas para oferecer alto nível de longevidade e desempenho que dura: MICHELIN CrossClimate², MICHELIN CrossClimate 2 SUV, MICHELIN Primacy 4+, MICHELIN e.Primacy, MICHELIN Pilot Sport 4S, MICHELIN Pilot Sport 5, MICHELIN Pilot Sport EV, MICHELIN Pilot Sport 4 SUV, MICHELIN Alpin 6 e MICHELIN Pilot Alpin 5
(4) Cálculo interno comparando MICHELIN Energy (RR> 12 kg/T) vs MICHELIN e.Primacy e MICHELIN Pilot Sport EV (RR < 5 kg/T)
(5) "resíduos cotidianos": palha de milho, resíduos de madeira, recipientes para alimentos, embalagens plásticas, garrafas plásticas...
(6) Quantidade acumulada calculada de materiais reciclados consumidos pelo Grupo Michelin entre 2020 e 2030 na fabricação de seus pneus com o objetivo de 40% de materiais reciclados até 2030.
(7) A Michelin considera materiais sustentáveis materiais reciclados ou materiais de origem biológica renováveis na escala de tempo de uma vida humana e que não competem com o setor alimentício. A Michelin não considera materiais naturais que não são renováveis na escala de tempo de uma vida humana como sustentáveis - como o petróleo. Como tal, alguns materiais, embora de origem mineral natural, como a sílica, não são levados em consideração na definição da Michelin de um "material sustentável".
(8) Com base em testes internos, em comparação com o atual MICHELIN Primacy 4 235/55R19 105W no mercado
(9) Materiais reciclados são as matérias-primas geradas por qualquer operação de reciclagem pela qual resíduos industriais ou pós-consumo são reprocessados em produtos, materiais ou substâncias. A reutilização de energia e o reprocessamento de materiais para uso como energia são excluídos. (Com base na definição da Diretiva Europeia para Resíduos).