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Compliance Michelin

O Compliance da Michelin tem como missão garantir o respeito ao Código de Ética e funcionamento da Linha Ética, prevenindo, detectando e remediando desvios de conduta e atos lesivos praticados por seus funcionários ou terceiros, que contrariam o Código de Ética da Michelin ou a legislação aplicável.

Bem-vindo à nossa página de Ética & Compliance!

Aqui, você encontrará uma variedade de recursos essenciais para entender e aplicar nossos princípios de ética e compliance no dia a dia. Explore nossas políticas e diretrizes do Grupo, acesse links para documentos importantes, e fique por dentro das últimas notícias e atualizações. Além disso, oferecemos indicações de treinamentos para fortalecer seu conhecimento e garantir que todos estejam alinhados com nossos valores. Aproveite esta plataforma para se manter informado e contribuir para um ambiente de trabalho íntegro e sustentável.

Assista ao vídeo de Hervé Le Gavrian, presidente da Michelin América do Sul, onde ele destaca a importância do tema Compliance. Este vídeo é uma excelente oportunidade para entender melhor nossos compromissos e a relevância de mantermos nossos princípios em um mundo em constante mudança.

CÓDIGO ÉTICA MICHELIN

O Código de Ética se aplica a todos os seus funcionários no Grupo, sem exceção, assim como a todos com quem a Michelin faça negócios ou esteja presente, sendo um dos principais documentos que estabelecem parâmetros para o relacionamento com o público.

A Michelin apresenta e solicita a aderência ao Código de Ética a todos os seus funcionários, clientes, fornecedores e outros parceiros. Em termos éticos, o respeito às leis nacionais e internacionais é um princípio básico para o Grupo.

O Código de Ética reitera os valores fundamentais do Grupo e descreve as regras básicas a serem observadas. Ele indica as diretrizes que devem reger as decisões dos funcionários e das partes interessadas, assim como especifica os comportamentos a serem adotados em situações típicas para cada ambiente de trabalho.

Cada funcionário, parceiro ou fornecedor deve agir com boa fé e bom senso quando confrontado com outras situações que possam surgir e que não estejam especificamente tratadas no Código de Ética. O Código de Ética da Michelin está disponível na versão online e em pdf pelo seguinte link:

Os 10 Pilares de Compliance

Os 10 Pilares de Compliance são essenciais para assegurar a integridade e a conformidade dentro de uma organização. Cada um deles desempenha um papel fundamental na construção de um ambiente ético e transparente. Vamos explorar juntos esses pilares!

Prevenir, Detectar & Remediar

O comprometimento e o apoio da alta administração são essenciais para o sucesso de um programa de compliance. Nossa liderança está envolvida no planejamento e na execução das ações de compliance, demonstrando seu compromisso com a ética e a conformidade.

A avaliação de riscos, também conhecida como Mapeamento de Riscos de Compliance, é uma etapa crucial. Identificar, avaliar e mitigar os riscos de compliance ajuda a organização a prevenir fraudes, corrupção e outros comportamentos antiéticos. A América do Sul segue criteriosamente o calendário do Grupo para mapeamento dos riscos na região.

Nosso Código de Ética, de Conduta, bem como demais políticas e procedimentos são claros e orientam não só funcionários, mas todos aqueles que possuem relação com a Michelin sobre as expectativas de comportamento e as práticas aceitáveis dentro da organização. Isso inclui diretrizes sobre ética, integridade e conformidade.

Implementamos controles internos eficazes e vitais para monitorar e garantir a conformidade com as políticas e procedimentos estabelecidos. Esses controles nos ajudam a detectar e prevenir irregularidades e a proteger os ativos da organização.

Treinamos nosso pessoal e comunicamos regularmente sobre as políticas de compliance e a importância de seguir as diretrizes estabelecidas. Isso garante que todos estejam cientes de suas responsabilidades e saibam como agir em situações de risco.

Disponibilizamos um canal externo, seguro e confidencial para que os colaboradores e terceiros possam denunciar irregularidades ou comportamentos antiéticos com segurança. Esse canal incentiva a transparência e permitem que a organização tome medidas corretivas rapidamente.

Temos um processo robusto de investigação para apurar denúncias de irregularidades, com uma equipe multidisciplinar capacitada para essa atividade. Isso inclui a coleta de evidências, a análise dos fatos e a tomada de ações corretivas apropriadas para resolver os problemas identificados.

Realizamos o processo de análise dos nossos parceiros de negócios, fornecedores e clientes para ajudar a garantir que a organização não se envolva com entidades que possam representar um risco de compliance. Isso inclui a verificação de antecedentes e a avaliação de riscos associados.

Monitoramos continuamente as atividades de compliance e participamos de auditorias internas e externas regularmente. Isso ajuda a identificar áreas de melhoria e a garantir que as políticas e procedimentos estejam sendo seguidos corretamente, além de permitir a detecção precoce de possíveis problemas.

A Michelin América do Sul promove a diversidade e a inclusão dentro da organização e isso também é um pilar importante de compliance, porque envolve criar um ambiente de trabalho onde todos os funcionários se sintam valorizados e respeitados, independentemente de suas diferenças. A diversidade e a inclusão contribuem para uma cultura organizacional mais ética e justa.

Nossa Linha Ética

A equipe de Ética e Compliance da Michelin promove treinamentos regulares para os colaboradores, garantindo que todos estejam alinhados ao nosso Código de Ética e à nossa Linha Ética. Esses treinamentos são uma excelente oportunidade para discutir e reforçar a importância da ética no ambiente de trabalho, além de esclarecer dúvidas e compartilhar boas práticas. Além disso, esses encontros permitem a criação de um ambiente de confiança e transparência, onde os colaboradores se sentem seguros para reportar qualquer comportamento inadequado, contribuindo para uma cultura organizacional mais íntegra e responsável.
organograma linha ética

O acesso ao canal de denúncias pode ser realizado através do site e dos seguintes telefones:

Site: http://michelingroup.ethicspoint.com/

Brasil 0800-762-0066

Argentina 0800-345-8130

Chile 1230-020-8968

Colombia 01-800-5189705

Ecuador 1800-001-143

Perú 0800-78174

Venezuela 0212-3358863

Nossas Políticas e Referenciais

Código de Conduta Anticorrupção

A importância do Código de Conduta Anticorrupção do grupo Michelin não pode ser subestimada. Este documento essencial estabelece as diretrizes que todos os colaboradores e parceiros devem seguir para garantir que nossas operações sejam conduzidas de maneira ética e transparente.

Combate à Fraude

Fraude e desonestidade, juntamente com qualquer comportamento criminoso, são estritamente proibidos na Michelin; qualquer pessoa responsável por um comportamento fraudulento pode ser responsabilizada civil ou criminalmente, independentemente de ser um funcionário, terceiro ou representante corporativo do grupo Michelin. 

Direitos Humanos

A Política de Direitos Humanos da Michelin se insere no dever de vigilância que a empresa reconhece ter para com todas as suas partes interessadas. Esta política especifica os requisitos do Grupo em relação à vigilância sobre os direitos humanos.

LGPD PARA TODOS: Seus Dados, Seus Direitos

A cartilha LGPD PARA TODOS é uma iniciativa da Empresa para conscientizar os nossos colaboradores, parceiros e fornecedores sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Vamos explorar os objetivos dessa cartilha e entender como ela contribui para a compreensão desse importante tema.

Antitruste

O grupo Michelin reforça que está em conformidade com a legislação Antitruste, possuindo um Programa de Compliance Antitruste que assegura que todos os funcionários-alvo incorporem nas suas atividades as medidas a serem adotadas e implementadas de acordo com este Programa em cada país/região relevante.

Política de diversidade, equidade e Inclusão

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são, para a Michelin, uma extensão do valor central que tem guiado a empresa desde sua fundação: o respeito pelas pessoas. Esta nova política de DEI aborda a necessidade de ser mais explícito sobre as razões que nos levam a agir nesses tópicos, mas também sobre o que é concretamente esperado, tanto a nível Grupo quanto nas Regiões.

Princípio de Compras

O Princípio de Compras é um documento que deve ser apresentado e compreendido por todos os fornecedores que fazem negócios com a Michelin, com orientações sobre os princípios exigidos e esperados dos fornecedores.

Este documento é parte integrante de todos os contratos entre um fornecedor e qualquer empresa do Grupo Michelin, independentemente do país.

Assédio

O grupo Michelin foi criado em torno de um projeto profundamente humanista, por e para as pessoas, que visa garantir que todos tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial em um ambiente favorável. Neste contexto, o Grupo está empenhado em garantir um ambiente de trabalho colaborativo, acolhedor e seguro, perfeitamente alinhado com os seus valores, a sua história e a sua Razão de Ser. Ao lado o vídeo do CEO do Grupo MICHELIN Florent Menegaux.

Canal de Notícias

Pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil

A 4ª edição do estudo traz uma análise detalhada sobre como as empresas estão gerenciando o assunto. Confira!

 

A pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil já está disponível para download. Elaborado pela KPMG no Brasil, o estudo destaca quais são as percepções das empresas sobre o tema, bem como os desafios para a implementação efetiva de programas de compliance.

Nesta edição, também há uma análise sobre o nível de maturidade de setores relacionados à gestão de boas práticas, tais como governança corporativa, comunicação e treinamento, pessoas e competências etc.

 

👉 Fonte: KPMG

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