A Michelin demonstra mais uma vez seu espírito pioneiro. Como fornecedora exclusiva do campeonato MotoETM, que contará com motocicletas Ducati 100% elétricas em 2025, lança um novo pneu com uma nova estética, um lembrete de seu compromisso "Tudo Sustentável". Os pneus MICHELIN Power Slick são feitos com uma média de 57% de materiais renováveis e reciclados (58% na dianteira e 56% na traseira).
A MotoETM é o acelerador de inovação da Michelin para também se preparar para a mobilidade elétrica de duas rodas do futuro, com análise de campo e dados inteligentes no centro do desenvolvimento.
Para ver este vídeo, você precisa aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixo
MotoE™: O acelerador da inovação Michelin
Preparando o futuro da eletromobilidade em motocicletas, com análises de campo e dados inteligentes no centro do desenvolvimento.
Um novo nível de materiais renováveis ou reciclados integrados aos pneus MotoETM, ao mesmo tempo que melhora o desempenho
Por meio da competição, a Michelin inova, experimenta, aprende e difunde. Isso permite ao Grupo acelerar o desenvolvimento de novas soluções sustentáveis, testadas em situações extremas e em tempo recorde, para disponibilizá-las em pneus ao maior número possível de pessoas.
A participação da Michelin no Campeonato Mundial de MotoETM representa um campo único de inovação para o Grupo, permitindo acelerar a integração de materiais renováveis ou reciclados em seus pneus e ampliar seu conhecimento em eletromobilidade, a fim de impulsionar o desenvolvimento de linhas comerciais mais rapidamente.
Em 2025, as equipes de desenvolvimento da Michelin alcançaram um marco histórico com os pneus MotoE incorporando uma média de 57% de materiais renováveis ou reciclados (58% dianteiros, 56% traseiros), o que corresponde a 3 pontos a mais que na temporada anterior.
A integração de materiais renováveis ou reciclados no lugar de materiais de fonte de petróleo representa uma contribuição para a redução do impacto nos recursos do nosso planeta, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho dos pneus, conforme mencionado pelo feedback dos pilotos que testaram esses pneus pela primeira vez no circuito de Barcelona em abril de 2025.
A fabricação de pneus MotoETM conta com a integração de uma ampla gama de materiais renováveis ou reciclados, em especial seiva de seringueira (borracha natural), pneus descartados de vans e carros (negro de carbono reciclado), casca de laranja ou limão (resina de limoneno), resina de abeto, óleo de girassol e aço reciclado de sucata.
Materiais renováveis ou reciclados: fundamentais, mas não suficientes para reduzir o impacto ambiental
Em sua abordagem geral para reduzir o impacto ambiental, a Michelin considera a integração de materiais renováveis ou reciclados um elemento fundamental, mas não suficiente.
Hoje em dia, um pneu feito com materiais 100% renováveis ou reciclados não seria sustentável porque, além da integração de materiais renováveis ou reciclados, é preciso tomar medidas para limitar o impacto ambiental do pneu. E, portanto, limitar as emissões de CO2 em todas as etapas do seu ciclo de vida (desde o fornecimento de matérias-primas, passando pela produção e uso, até a fase de reciclagem), sem degradar o desempenho e levando em consideração as possibilidades reais de industrialização em larga escala desses materiais.
A Michelin está comprometida em garantir que o design e a fabricação de seus pneus levem todos esses aspectos em consideração.
Os pneus MotoETM foram dos primeiros a se beneficiar dessa abordagem abrangente, pois as competições de motorsport são um campo de testes e um ambiente propício para inovações tecnológicas. A Michelin está convencida de que o progresso tecnológico é uma das respostas aos desafios ambientais. Ele permite levar cada vez mais longe os princípios da economia circular, a redução das emissões de carbono e a preservação dos recursos.
Para ver este vídeo, você precisa aceitar alguns cookies do YouTube. Basta clicar no botão abaixo
O pneu MotoETM traz um novo design que remete à ambição do Grupo: um pneu "Tudo Sustentável"
Em 2024, a Michelin revestiu a banda de rodagem de seus pneus traseiros MotoETM com uma pintura simulando um veludo. Este design exclusivo, denominado "Race to VISION", evoca o design do Michelin VISION Concept. Apresentado em 2017, o VISION é uma ilustração do modelo de desenvolvimento sustentável da Michelin no setor de pneus até 2050. Em 2025, tanto os pneus dianteiros quanto os traseiros apresentam o design atualizado "Race to VISION", que agora se estende às paredes laterais.
Com o VISION, a Michelin está comprometida em assumir um enorme desafio por uma mobilidade mais segura, com menor impacto ambiental e acessível a todos, levando em consideração a inovação e a responsabilidade ambiental.
Mais do que uma visão futurista, é o roteiro de todas as entidades Michelin e, portanto, também do departamento de Automobilismo, que demonstra, ano após ano, a relevância e o progresso de sua atividade.
Este design é reservado para pneus que excedem 50% de conteúdo renovável e reciclado. Serve como um marcador visível da inovação e da expertise em materiais da Michelin.
O design do pneu MotoE "Race to VISION" é uma celebração deste marco e um lembrete da ambição de longo prazo da Michelin: melhorar o desempenho dos pneus e, ao mesmo tempo, atender às demandas urgentes de sustentabilidade ambiental.
Veja os bastidores do MICHELIN Power MotoE™
#1 - Concepção do pneu
Entre nos bastidores da fábrica da Michelin e descubra os segredos do design e da fabricação dos pneus com Allan McNish.
#2 - Fabricação do pneu
Desperte sua curiosidade e mergulhe no coração da fábrica da Michelin com Allan McNish, onde os pneus MICHELIN Power MotoE™ ganham vida.
#3 - Pneus na pista
Explore os emocionantes bastidores de uma corrida da MotoE™: paddock, trackside, pneus MICHELIN e encontros com os pilotos.
MICHELIN PNEUS OFICIAL DA CATEGORIA MOTO GP™
NÓS CORREMOS PELA MUDANÇA
NOSSOS PNEUS SÃO FEITOS PARA VENCER
MENÇÕES LEGAIS
(1) Em 2024, a Michelin introduziu uma média de 54% de materiais renováveis ou reciclados nos pneus MICHELIN Power MotoETM (57% na dianteira e 53% na traseira).