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MICHELIN TEM AÇÕES CONCRETAS PARA REDUZIR O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

Lideramos o caminho para uma mobilidade com impacto ambiental reduzido(1), desenvolvendo produtos e soluções criadas para tornar a mobilidade mais segura, acessível e eficiente.

INOVANDO PARA CRIAR UMA NOVA GERAÇÃO DE PNEUS

Seguimos uma cartilha de design ecológico para avaliar o impacto ambiental de nossos pneus em todas as fases do seu ciclo de vida(2) para reduzir o resultado geral, mantendo ou até mesmo melhorando o desempenho.

  • Combater o desperdício projetando pneus feitos para durar

    A verdadeira mudança é mudar menos. Nosso compromisso é garantir que você tenha uma experiência de direção longa e segura(3) do primeiro ao último quilômetro(4), com pneus projetados para serem confiáveis(5) até o limite de desgaste legal.

  • Redução do consumo de energia e das emissões de CO₂ dos veículos

    Consumir menos combustível graças à baixa resistência ao rolamento. A partir do pneu original MICHELIN Energy Saver em 1992, lançamos seis gerações de pneus para automóveis com eficiência energética melhorada: em 30 anos, reduzimos pela metade a resistência ao rolamento para as principais linhas de pneus para automóveis de passageiros.(6)

  • Investir na reciclagem para reutilizar resíduos em pneus

    Fazendo pneus com potes de iogurte ou garrafas plásticas. Inovações disruptivas em materiais de origem biológica e regenerados nos permitirão transformar resíduos do dia a dia(7) em materiais para novos pneus, entre outros novos produtos.​ E até 2030, nossa meta é ter usado até 13,5 milhões de toneladas de materiais reciclados em nossos pneus.(8) ​

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Nosso primeiro pneu com eco-design: MICHELIN e.Primacy

MICHELIN e.PRIMACY é o primeiro pneu MICHELIN com design ecológico e cuja análise do ciclo de vida foi usada para a criação do seu design; é também o primeiro pneu no mercado para o qual foi publicada uma Declaração Ambiental de Produto (EPD).

Conheça nosso guia para EV's

  • Uma linha de pneus para automóveis com 45% de materiais sustentáveis⁽⁹⁾

    Em outubro de 2022, apresentamos uma linha de pneus automotivos com 45% de materiais sustentáveis, aprovados para uso rodoviário.
    O pneu apresenta níveis de desempenho equivalentes aos pneus atuais(10). Estamos no caminho certo para atingir a meta de 40% de materiais de origem biológica ou reciclados(11) em todas as linhas de pneus até 2030, rumo a 100% até 2050.

  • MICHELIN UPTIS

    O protótipo MICHELIN UPTIS(12) é uma solução sem ar, montada (pneu e roda) para automóveis de passageiros. Reduz o risco de pneus furados e outras falhas de perda de ar e reduz o impacto ambiental.

  • VISION, um pneu conceito feito de materiais 100% sustentáveis

    Apresentado em 2017, o conceito VISION inclui uma roda e um pneu sem ar.
    Feito de fonte biológica, conectado e com uma banda de rodagem renovável, o pneu conceito VISION oferece uma ilustração convincente de como nosso modelo de desenvolvimento sustentável transformará os pneus até 2050 e atingirá o objetivo de termos pneus 100% de origem biológica ou materiais reciclados até 2050

Em 2050, nossos pneus serão 100% sustentáveis

 

ACELERAMOS O DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS COM MOTORSPORT

 

Um pneu feito com mais de 50% de materiais de origem biológica e reciclados

Desenvolvemos um pneu de corrida que já contém 53% de matérias-primas de origem biológica e recicladas. Ele está instalado no protótipo movido a hidrogênio GreenGT H24, um carro desenvolvido para corridas de resistência, bem como no Porsche GT4 ePerformance. Este pneu de altíssima performance demonstra que as tecnologias disruptivas ainda podem funcionar em condições de corrida extremas.

Pneus sustentáveis já na pista!

Desenvolvemos os pneus para a temporada 2022 da MotoE integrando uma média de 40%(13) de materiais reciclados e de origem biológica e oferecendo altos níveis de desempenho. Esses pneus equiparam 18 pilotos durante as 12 corridas da temporada de MotoE em 2022.

DESENVOLVENDO INOVAÇÕES E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS ALÉM DOS PNEUS

Alguns exemplos de nossas inovações sustentáveis:

  • Tornando a mobilidade do hidrogênio uma realidade

    Estivemos envolvidos com o hidrogênio nos últimos 20 anos. Estamos convencidos de que a mobilidade a hidrogênio será um dos componentes essenciais da mobilidade limpa, complementar às baterias elétricas.

  • Fomentando a gastronomia sustentável

    O guia MICHELIN está empenhado em apoiar a gastronomia sustentável. O Green Stars, iniciado em 2020, é um novo prêmio para chefs que ajudam a tornar a gastronomia mais responsável, possibilitando um estilo de vida mais sustentável para seus clientes.

  • Descarbonizando o transporte marítimo

    O projeto Wing Sail Mobility (WISAMO) é um sistema de vela inflável, telescópico e automatizado que se encaixa em navios mercantes e embarcações de passeio. Seu design revolucionário permite que os navios reduzam o consumo de combustível e as emissões de CO2.

  • Preservando a biodiversidade

    Em 2004, o Grupo criou, como parte de seu programa Michelin Ouro Verde Bahia (MOVB), a Reserva Ecológica Michelin. O MOVB é uma iniciativa de desenvolvimento sustentável que visa testar um modelo de produção de borracha natural e estimular o desenvolvimento econômico e social com preservação à biodiversidade.

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SAIBA MAIS SOBRE POR QUE MICHELIN

  • Confie na Michelin por uma melhor vida em movimento

    Os nossos pneus têm a confiança dos mais exigentes - consumidores, fabricantes, pilotos e formadores de opinião que solicitam os nossos produtos. 

  • Liderando o caminho para a mobilidade elétrica

    Estamos na vanguarda da mobilidade elétrica. Nossos engenheiros trabalham em estreita colaboração com fabricantes de carros, scooters e bicicletas para projetar pneus com desempenho ideal para os proprietários de veículos elétricos.

  • Desenvolvimento sustentável e Mobilidade

    A responsabilidade social do Grupo é incorporada à estratégia de Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade. O objetivo é tornar a Michelin uma das empresas mais inovadoras, responsáveis e de alto desempenho em todo o mundo, em todas as suas responsabilidades: econômica, ambiental e social.

Informações legais

(1) Para mais informações https://www.michelin.com.br/corporativo/sustentabilidade e (em inglês) https://www.michelin.com/en/sustainable-development-mobility/working-towards-sustainable-mobility/

(2) desde o fornecimento de matérias-primas e produção até as fases de uso e reciclagem

(3) Frenagem em piso molhado - Testes externos realizados pelo TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, entre 80-20 km/h, em junho de 2021, na dimensão 205/55 R16 91V no VW Golf 8 (desgastado significa quando usado na máquina (polido) até a profundidade do indicador de desgaste do piso de acordo com a regulamentação europeia

(4) Última milha/quilômetro sendo entendido como até a profundidade mínima legal do piso (1,6 mm). Consulte a profundidade mínima legal do piso em seu país. Mais informações podem ser encontradas em https://www.michelin.com.br/performance-feita-para-durar​

(5) As seguintes linhas de pneus são projetadas para oferecer alto nível de longevidade e desempenho duradouro: MICHELIN Primacy 4+, MICHELIN e.Primacy, MICHELIN Pilot Sport 4S, MICHELIN Pilot Sport 5, MICHELIN Pilot Sport EV, MICHELIN Pilot Sport 4 SUV

(6) Cálculo interno comparando MICHELIN Energy (RR>12kg/T) vs MICHELIN e.Primacy e MICHELIN Pilot sport EV(RR <5kg/T)

(7) "lixo cotidiano": palha de milho, restos de madeira, embalagens de alimentos, embalagens plásticas, garrafas plásticas...

(8) Quantidade cumulativa calculada de materiais reciclados consumidos pelo Grupo Michelin entre 2020 e 2030 na fabricação de seus pneus com o objetivo de 40% de materiais reciclados até 2030.

(9) A Michelin considera materiais sustentáveis os materiais reciclados ou de origem biológica, renováveis ao longo de uma vida humana e que não competem com o setor alimentar. A Michelin não considera sustentáveis os materiais naturais não renováveis no tempo de uma vida humana - como o petróleo. Assim, alguns materiais, embora de origem mineral natural, como a sílica, não são considerados na definição Michelin de “material sustentável”.

(10) Com base em testes internos, em comparação com o atual MICHELIN Primacy 4 235/55R19 105W no mercado

(11) Materiais reciclados são as matérias-primas geradas por qualquer operação de reciclagem pela qual resíduos industriais ou pós-consumo são reprocessados em produtos, materiais ou substâncias. A reutilização de energia e o reprocessamento de materiais para uso como energia estão excluídos. (Baseado na definição da Diretiva Européia de Resíduos).

(12) UPTIS: Unique Puncture-proof Tire System, um pneu sem ar desenvolvido em associação com a Maxion, fornecedora de um aro específico para o pneu UPTIS.

(13) Correspondente à média ponderada da massa dos pneus dianteiros e traseiros, respectivamente de 33% e 46% de materiais sustentáveis.