O boneco Michelin
Conheça a história do embaixador mais icônico da mobilidade
O icônico Boneco Michelin nasceu em 1898 e, desde então, evoluiu bastante até chegar ao carismático boneco que você conhece hoje. Levando a história da Michelin ao redor do mundo, ele se tornou o embaixador da marca e da mobilidade. Conheça um pouco mais dessa trajetória.
Nascimento de um ícone
Tudo começou ao acaso, em 1889, fruto da imaginação dos irmãos Michelin.
Durante a exposição “Universal de Lyon”, Édouard notou que pneus de bicicletas empilhados pareciam com a forma de um homem. Quatro anos mais tarde, ao bater os olhos em um cartaz do desenhista O’Galop, seu irmão André se recordou da ideia: transformar a pilha de pneus em um boneco que representasse a marca.
Uma identidade
Desenhado por O’Galop, o Boneco Michelin se tornou um grande sucesso e foi fundamental na construção e no fortalecimento da marca MICHELIN.
Na época, ele era chamado de Bibendum, que vem da expressão em latim “nunc est bibendum” e significa “agora é hora de beber”, utilizada para celebrar momentos especiais.
Com o passar dos anos, o Boneco Michelin foi se tornando cada vez mais moderno e humanizado. Presente em grande parte das comunicações da Michelin, o boneco foi se aproximando ainda mais do público.
Mais de 120 anos de história
Quem diria que um personagem de traços simples, criado em uma época em que ainda não existiam softwares de desenho vetorial e animação, viria a inspirar criadores das mais diversas áreas, no mundo todo há mais de 120 anos?
Apesar da idade, o Boneco Michelin sempre se manteve atual. Publicidades ao redor do mundo usam a sua imagem para representar, de diversas maneiras, a identidade da empresa, que preza pela tradição sem abrir mão da modernidade.
Seus registros ao longo da história são impressionantes e contam com homenagens até mesmo de Salvador Dalí. Incrível, não?
Reconhecimento
Tanto prestígio e carisma do boneco, que também já foi tema de exposição no Museu Picasso Málaga, na Espanha, só poderiam resultar em um enorme reconhecimento e em prêmios ao longo dos anos.
1986
Campanha com o Boneco Michelin é considerada pelo “Financial Times”, um dos melhores trabalhos de propaganda na época.
2000
O Boneco Michelin é eleito o melhor logo do mundo pelo jornal “Financial Times” e pela revista “Report On Business”.
2011
O Boneco Michelin entra para a calçada da fama da publicidade - Madison Avenue Advertising Walk of Fame - em Nova York, nos EUA.