Encontre uma loja

O boneco Michelin

Conheça a história do embaixador mais icônico da mobilidade

O icônico Boneco Michelin nasceu em 1898 e, desde então, evoluiu bastante até chegar ao carismático boneco que você conhece hoje. Levando a história da Michelin ao redor do mundo, ele se tornou o embaixador da marca e da mobilidade. Conheça um pouco mais dessa trajetória.

Nascimento de um ícone

Tudo começou ao acaso, em 1889, fruto da imaginação dos irmãos Michelin.

Durante a exposição “Universal de Lyon”, Édouard notou que pneus de bicicletas empilhados pareciam com a forma de um homem. Quatro anos mais tarde, ao bater os olhos em um cartaz do desenhista O’Galop, seu irmão André se recordou da ideia: transformar a pilha de pneus em um boneco que representasse a marca.

Uma identidade

Desenhado por O’Galop, o Boneco Michelin se tornou um grande sucesso e foi fundamental na construção e no fortalecimento da marca MICHELIN. 

Na época, ele era chamado de Bibendum, que vem da expressão em latim “nunc est bibendum” e significa “agora é hora de beber”, utilizada para celebrar momentos especiais. 

Com o passar dos anos, o Boneco Michelin foi se tornando cada vez mais moderno e humanizado. Presente em grande parte das comunicações da Michelin, o boneco foi se aproximando ainda mais do público. 

Mais de 120 anos de história​​​​​​

Quem diria que um personagem de traços simples, criado em uma época em que ainda não existiam softwares de desenho vetorial e animação, viria a inspirar criadores das mais diversas áreas, no mundo todo há mais de 120 anos?

Apesar da idade, o Boneco Michelin sempre se manteve atual. Publicidades ao redor do mundo usam a sua imagem para representar, de diversas maneiras, a identidade da empresa, que preza pela tradição sem abrir mão da modernidade.

Seus registros ao longo da história são impressionantes e contam com homenagens até mesmo de Salvador Dalí. Incrível, não?

Reconhecimento

Tanto prestígio e carisma do boneco, que também já foi tema de exposição no Museu Picasso Málaga, na Espanha, só poderiam resultar em um enorme reconhecimento e em prêmios ao longo dos anos.

1986
Campanha com o Boneco Michelin é considerada pelo “Financial Times”, um dos melhores trabalhos de propaganda na época.

2000
O Boneco Michelin é eleito o melhor logo do mundo pelo jornal “Financial Times” e pela revista “Report On Business”.

2011
O Boneco Michelin entra para a calçada da fama da publicidade - Madison Avenue Advertising Walk of Fame - em Nova York, nos EUA.

Vivendo o presente, abraçando o futuro!

Ao longo dos seus mais de 120 anos, o Boneco Michelin seguiu evoluindo e representando a ‘Razão de Ser’ da Michelin. Sempre atencioso e familiar, o boneco continua presente no dia a dia, incentivando as pessoas a viajarem, guiando e sendo um ótimo parceiro dos nossos clientes.