Corremos para proporcionar aos nossos parceiros uma performance que vai da largada até a chegada em todas as provas. Nosso compromisso com você é oferecer uma experiência de direção segura que dure do primeiro ao último quilômetro, graças a pneus confiáveis até o limite de desgaste legal(1)
Corremos para enfrentar novos desafios. Nossos pneus contêm proporções cada vez maiores de materiais renováveis e reciclados. Os materiais avançados que desenvolvemos para competições beneficiarão todos os pneus MICHELIN a partir de 2025.
Corremos para encontrar respostas, simular, aprender com a ciência de dados e nos superar. Nosso uso de simuladores no motorsport está sendo estendido à produção de pneus, resultando em economias significativas de recursos e emissões de CO2.
undefined
LE MANS: HÁ MAIS DE 100 ANOS A NOSSA ARENA FAVORITA PARA INOVAÇÃO
As 24 Horas de Le Mans - que acontece em vias normalmente abertas ao tráfego diário - submetem os nossos pneus a condições extremas, desde o piso irregular da pista, a mudanças bruscas de clima e temperatura. No entanto, nossos pneus devem oferecer desempenho impecável e perfeitamente equilibrado, além de segurança, aderência e versatilidade desde o início da corrida até a linha de chegada!
CORREMOS POR MUDANÇAS, PARA MELHORAR A FORMA COMO TODOS NÓS NOS MOVEMOS
Nós corremos para proporcionar aos nossos parceiros uma performance que vai da largada até a chegada em todas as provas. Nosso compromisso com você é oferecer uma experiência de direção segura que dure do primeiro ao último quilômetro, graças a pneus confiáveis até o limite de desgaste legal(1)
Nós corremos para enfrentar novos desafios. Nossos pneus têm proporções cada vez maiores de matérias-primas de origem biológica e recicladas (2). Os materiais avançados que desenvolvemos no motorsport beneficiarão todos os pneus MICHELIN a partir de 2025.
Corremos para encontrar respostas, simular situações reais, aprender com a ciência de dados e nos superar. Nosso uso de engenharia de simulação no motorsport está sendo estendido à produção de pneus, resultando em recursos significativos e redução de emissões de CO₂.
Inovações que mudaram a mobilidade:
Pneu desmontável
1923: O vencedor da primeira 24 Horas de Le Mans foi um Chenard & Walcker equipado com pneus MICHELIN. Ele completou a corrida a uma velocidade média de 57 mph. Os pneus removíveis revolucionaram a mobilidade ao combinar resiliência, durabilidade, conforto e facilidade de uso.
Pneu radial
1951: Patenteados em 1946 e comercializados a partir de 1949, os pneus MICHELIN X apresentavam uma revolucionária carcaça radial incorporando cintas de metal para segurança, conforto e economia de combustível. Um Lancia B20 GT venceu sua classe com pneus radiais nas 24 Horas de Le Mans de 1951.
Pneu slick
1967: A Michelin foi a primeira a usar pneus slick em Le Mans. Sua banda de rodagem totalmente lisa e sem ranhura fornece aderência superior em condições secas. Os slicks causaram um impacto imediato, com o Alpine A210 completando uma volta em menos de quatro minutos pela primeira vez em sua classe antes de vencer a classificação P1.6.
Pneus de alta performance
1978: A vitória do Renault-Alpine A442B em Le Mans em 1978 equipado com pneus radiais MICHELIN de alta performance destacou o valor extraordinário da tecnologia. O resultado foi seguido pelo sucesso na Fórmula 1, comprovando a superioridade dos pneus radiais e contribuindo para que a tecnologia se tornasse a norma da indústria em todo o mundo.
















Avanços tecnológicos como o progresso feito na tecnologia de usinas de energia, dos motores a gasolina e diesel às unidades híbridas, a introdução de freios a disco e aerodinâmica cada vez mais sofisticada colocaram novos desafios para os pneus. Eles precisavam se adaptar a restrições maiores, incluindo aumento de potência, cargas e torque mais altos, ao mesmo tempo em que proporcionavam uma eficiência superior. O recorde de vitórias da Michelin em Le Mans igualou a incrível revolução que a corrida experimentou em termos de desempenho. Somente nos últimos 10 anos, ele ajudou os principais protótipos a completar até 466 milhas com um único jogo de pneus a uma velocidade média de 149 mph. Isso equivale a mais do que a distância percorrida por dois Grandes Prêmios de Fórmula 1!
Desde 1923: Inovações repetidas em prol de um desempenho duradouro
Os mais recentes pneus MICHELIN Pilot Sport Endurance Slicks e Wets concebidos para os emocionantes protótipos Hypercar de hoje foram projetadosde maneira inteiramente virtual, usando tecnologia de simulador. O processo agora foi estendido para o desenvolvimento de pneus para o mercado consumidor, resultando em economias significativas de recursos e emissões de CO₂.
Em 2024, apresentamos um pneu de corrida que contém 71% de materiais renováveis e reciclados para o protótipo de hidrogênio MissionH24 e o Porsche GT4 ePerformance, totalmente elétrico. Essa conquista foi possível graças ao nosso conhecimento de materiais renováveis ou reciclados no contexto de pneus, sem prejuízo para seu desempenho ou impacto ambiental geral.
NOSSOS PNEUS SÃO PROJETADOS PARA VENCER
Somos o fabricante de pneus com mais vitórias nos principais campeonatos mundias da FIA e FIM nos últimos 50 anos(2).
Você também pode confiar nos pneus MICHELIN na pista ou na estrada
gama de pneus MICHELIN Motosport
Pneus para circuitos, rally, montanhismo, corridas clássicas, off-road e motos
Saiba mais sobre a MICHELIN:
Confie na MICHELIN por uma melhor vida em movimento
Nossos pneus são confiáveis e os mais exigentes confiam em nós - clientes, fabricantes, pilotos de motorsport e formadores de opinião pedem os nossos produtos.
Em ação para reduzir nosso impacto no meio ambiente
Nós lideramos o caminho para a mobilidade, com foco no impacto ambiental(3) reduzido e inovando para investir em pneus, em torno e além dos pneus.
Lideramos o caminho para a mobilidade elétrica
Estamos na dianteira da mobilidade elétrica. Nossos engenheiros trabalham em estreita colaboração com fabricantes de carros, scooters e bicicletas para projetar pneus com desempenho que importam para os proprietários de veículos elétricos.
Acompanhe as últimas novidades de motorsport da MICHELIN
Fique ligado! Leia nossas últimas novidades sobre MICHELIN motorsport (conteúdo em inglês)
TEXTO LEGAL
(1) Última milha/quilômetro sendo entendido como até a profundidade mínima legal do piso (1,6 mm na Europa). Consulte a profundidade mínima legal do piso em seu país. Mais informações podem ser encontradas em https://www.michelin.co.uk/performance-made-to-last
(2) Para mais informações https://www.michelin.com/en/sustainable-development-mobility/working-towards-sustainable-mobility/