CORREMOS POR MUDANÇAS
Motorsport, um acelerador da inovação
Ao longo das décadas, temos orgulho de ter demonstrado globalmente o desempenho de nossos pneus de corrida. Porém, hoje a natureza do motorsport mudou.
O enorme desafio que enfrentamos é desenvolver pneus 100% sustentáveis para o mercado, cujo design e produção tenham um impacto limitado nos recursos da Terra, na biodiversidade e nas emissões de CO₂, sem diminuir o desempenho que tornou a marca MICHELIN um sucesso.
Mais do que nunca, o motorsport serve como um inestimável campo de testes e acelerador de inovação tecnológica. As condições extremas próprias das corridas nos dão a oportunidade de inovar, experimentar em tempo recorde, aprender, conceber novas soluções e acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis que beneficiem a todos.
Nós corremos para proporcionar aos nossos parceiros uma performance que vai da largada até a chegada em todas as provas. Nosso compromisso com você é oferecer uma experiência de direção segura que dure do primeiro ao último quilômetro, graças a pneus confiáveis até o limite de desgaste legal(1)
Nós corremos para enfrentar novos desafios. Nossos pneus têm proporções cada vez maiores de matérias-primas de origem biológica e recicladas (2). Os materiais avançados que desenvolvemos no motorsport beneficiarão todos os pneus MICHELIN a partir de 2025.
Corremos para encontrar respostas, simular situações reais, aprender com a ciência de dados e nos superar. Nosso uso de engenharia de simulação no motorsport está sendo estendido à produção de pneus, resultando em recursos significativos e redução de emissões de CO₂.
As 24 Horas de Le Mans - que acontece em vias normalmente abertas ao tráfego diário - submetem os nossos pneus a condições extremas, desde o piso irregular da pista, a mudanças bruscas de clima e temperatura. No entanto, nossos pneus devem oferecer desempenho impecável e perfeitamente equilibrado, além de segurança, aderência e versatilidade desde o início da corrida até a linha de chegada!
1923: O vencedor da primeira 24 Horas de Le Mans foi um Chenard & Walcker equipado com pneus MICHELIN. Ele completou a corrida a uma velocidade média de 57 mph. Os pneus removíveis revolucionaram a mobilidade ao combinar resiliência, durabilidade, conforto e facilidade de uso.
1951: Patenteados em 1946 e comercializados a partir de 1949, os pneus MICHELIN X apresentavam uma revolucionária carcaça radial incorporando cintas de metal para segurança, conforto e economia de combustível. Um Lancia B20 GT venceu sua classe com pneus radiais nas 24 Horas de Le Mans de 1951.
1967: A Michelin foi a primeira a usar pneus slick em Le Mans. Sua banda de rodagem totalmente lisa e sem ranhura fornece aderência superior em condições secas. Os slicks causaram um impacto imediato, com o Alpine A210 completando uma volta em menos de quatro minutos pela primeira vez em sua classe antes de vencer a classificação P1.6.
1978: A vitória do Renault-Alpine A442B em Le Mans em 1978 equipado com pneus radiais MICHELIN de alta performance destacou o valor extraordinário da tecnologia. O resultado foi seguido pelo sucesso na Fórmula 1, comprovando a superioridade dos pneus radiais e contribuindo para que a tecnologia se tornasse a norma da indústria em todo o mundo.
Hydrogen prototype of GreenGT
Toyota GR010 hybrid (2022 win)
Toyota TS050 hybrid (2018 win)
Porsche 919 hybrid (2016 win)
Audi R18 e-tron quattro (2012 win)
Audi R15 TDI (2010 win)
Peugeot 908 HDI FAP (2009 win)
Audi R10 TDI (2008 win)
Audi R10 (2006 win)
Bentley EXP speed 8 (2003 win)
Audi R8 (2000 win)
Porsche 911 GT1 (1998 win)
McLaren F1 GTR BMW (1995 win)
Peugeot 905 (1992 win)
Mercedes Sauber C9 (1989 win)
RENAULT ALPINE A442 B (1978 win)
Avanços tecnológicos como o progresso feito na tecnologia de usinas de energia, dos motores a gasolina e diesel às unidades híbridas, a introdução de freios a disco e aerodinâmica cada vez mais sofisticada colocaram novos desafios para os pneus. Eles precisavam se adaptar a restrições maiores, incluindo aumento de potência, cargas e torque mais altos, ao mesmo tempo em que proporcionavam uma eficiência superior. O recorde de vitórias da Michelin em Le Mans igualou a incrível revolução que a corrida experimentou em termos de desempenho. Somente nos últimos 10 anos, ele ajudou os principais protótipos a completar até 466 milhas com um único jogo de pneus a uma velocidade média de 149 mph. Isso equivale a mais do que a distância percorrida por dois Grandes Prêmios de Fórmula 1!
O centenário das 24 Horas de Le Mans não será exceção no que diz respeito às inovações da Michelin:
Pneus para circuitos, rally, montanhismo, corridas clássicas, off-road e motos
Pneus para carros, SUVs & vans
Pneus para motos & scooters
Nossos pneus são confiáveis e os mais exigentes confiam em nós - clientes, fabricantes, pilotos de motorsport e formadores de opinião pedem os nossos produtos.
Nós lideramos o caminho para a mobilidade, com foco no impacto ambiental(3) reduzido e inovando para investir em pneus, em torno e além dos pneus.
Estamos na dianteira da mobilidade elétrica. Nossos engenheiros trabalham em estreita colaboração com fabricantes de carros, scooters e bicicletas para projetar pneus com desempenho que importam para os proprietários de veículos elétricos.
Fique ligado! Leia nossas últimas novidades sobre MICHELIN motorsport (conteúdo em inglês)
TEXTO LEGAL
(1) Última milha/quilômetro sendo entendido como até a profundidade mínima legal do piso (1,6 mm na Europa). Consulte a profundidade mínima legal do piso em seu país. Mais informações podem ser encontradas em https://www.michelin.com.br/performance-feita-para-durar
(2) A Michelin considera materiais sustentáveis os materiais reciclados ou de origem biológica, renováveis ao longo de uma vida humana e que não competem com o setor alimentar. A Michelin não considera sustentáveis os materiais naturais não renováveis no tempo de uma vida humana - como o petróleo. Assim, alguns materiais, embora de origem mineral natural, como a sílica, não são considerados na definição Michelin de “material sustentável”. Os materiais reciclados são as matérias-primas geradas por qualquer operação de reciclagem pela qual resíduos industriais ou pós-consumo são reprocessados em produtos, materiais ou substâncias. A reutilização de energia e o reprocessamento de materiais para uso como energia estão excluídos. (Baseado na definição da Diretiva Européia de Resíduos).
(3) Para mais informações https://www.michelin.com/en/sustainable-development-mobility/working-towards-sustainable-mobility/