Outras dicas e conselhos
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Quais são os princípios básicos?
Não há como dizer com exatidão quanto tempo dura um pneu. A vida útil e a quilometragem de um pneu dependem de uma combinação de fatores: escultura, hábitos do motorista, clima, condições das vias e cuidados com os pneus.
Algumas sugestões importantes e dicas:
1 - Tenha em mente o período de cinco anos
A partir de cinco anos de uso, os pneus devem passar por uma inspeção profissional minuciosa ao menos uma vez por ano.
2 - Dez anos é o máximo
Se não houve reposição dos pneus 10 anos após a data de fabricação, a Michelin recomenda a troca por pneus novos como precaução, mesmo que pareçam estar em condições de uso e o indicador de desgaste da banda de rodagem não tenha sido atingido. Isso também se aplica aos estepes.
3- A manutenção adequada aumenta a vida útil do pneu
A devida atenção à calibragem dos pneus, desgaste da banda de rodagem, alinhamento, etc., pode prolongar sua vida útil. Confira nossas dicas de manutenção agendada (link para a página Como faço a manutenção dos meus pneus)
No caso de produtos originais: siga as recomendações de troca dos pneus do fabricante do veículo.
Como verificar a data de fabricação
Procure o número de identificação DOT no flanco do pneu.
Saiba como verificar a data de fabricação do pneu com o código DOT
O que danifica os pneus?
Fatores físicos:
- Idade
- Desgaste e danos
Condições viárias:
- Buracos, obstáculos, meios-fios, objetos pontiagudos, lombadas de redução de velocidade
Clima:
- Temperaturas extremas
- Chuva, neve e gelo
- Óleo, graxa e outros produtos químicos
- Raios solares e ozônio intensos
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Hábitos do motorista:
- Excesso de velocidade
- Arranques rápidos e frenagem de emergência
- Circulação em vias mal conservadas
- Não observarção de alterações no comportamento, ruídos ou vibrações
- Falta de consulta a um profissional quando ocorre alguma alteração
Uso indevido:
- Mistura de tipos de pneus
- Uso de rodas e aros de tamanhos incompatíveis
- Instalação de pneus que não possuem índice de capacidade de velocidade e carga ao menos igual ou superior ao índice originalmente especificado pelo fabricante do veículo
- Nova calibragem de um pneu que tenha esvaziado ou murchado
- Uso de estepe de tamanho diferente em velocidades acima de 80 km/h
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Preciso trocar agora?
Recomendamos a troca do seu pneu se:
- A banda de rodagem estiver desgastada abaixo dos níveis de profundidade recomendados
- O flanco está danificado
- Houver um furo na banda de rodagem com mais de 6 mm de diâmetro.
1- Inspecione seu pneu periodicamente e veja se há:
- Desgaste desigual da banda de rodagem
- Banda de rodagem rasa
- Objetos problemáticos (pedras, pregos, etc.)
- Áreas danificadas
- Bicos de válvula danificados
2- Preste atenção na “sensação” que seus pneus dão ao dirigir.
- Falta de maciez pode indicar danos ou desgaste excessivo dos pneus.
- Se você perceber vibrações ou outras anormalidades ao dirigir, dirija com cuidado até conseguir sair da pista com segurança para parar e inspecionar os pneus.
- Se um pneu estiver danificado, esvazie-o e substitua-o pelo estepe. Se você não vir danos no pneu e não conseguir identificar a causa da vibração, leve o veículo a uma revendedora de pneus para fazer uma inspeção completa.
3- Consulte um profissional
- Se vir algo de que não tiver certeza durante a inspeção, leve o veículo à sua revenda.
Como inspeciono meus pneus?
1- Verifique a calibragem
- É rápido e pode evitar muitos problemas
- Faça isso a cada 15 dias
Veja a calibragem do pneu: o que devo saber?
2- Adote um destes dois métodos para verificar o desgaste da banda de rodagem:
- Com um medidor de profundidade da banda de rodagem
- Com os indicadores de desgaste da banda de rodagem
Veja como verificar se você tem profundidade do sulco suficiente.
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3- Inspecione seus pneus para identificar problemas de desgaste e danos
- Verifique se há furos ou deformações no flanco e a banda de rodagem para ver se os pneus estão se desgastando por igual
- Fique atento a alterações no comportamento ou controle do volante
Quando devo inspecionar meus pneus?
- Uma vez por mês
- Antes de fazer uma viagem rodoviária longa.
Próximos passos:
- Qualquer perfuração, corte ou deformação visível precisa ser verificado minuciosamente por um profissional de pneus.
- Somente um profissional de pneus pode dizer se o seu pneu pode ser reparado ou tem que ser trocado.
Outras dicas e conselhos