A performance de um pneu
As funções básicas de um pneu são suportar o peso e permitir que o veículo acelere, freie e faça curvas. Mas, além das suas funções, um pneu é escolhido pelo desempenho esperado, que está relacionado ao uso.
A forma como o pneu é projetado o faz ter um desempenho melhor sob certas condições do que em outras. É a banda de rodagem que desempenha um papel decisivo para obter uma performance específica.
Os sulcos esculpidos na superfície da banda de rodagem são essenciais para a sua performance. Dependendo do seu design, eles serão mais eficazes em determinadas condições, como no asfalto seco ou molhado.
A profundidade da banda de rodagem também influencia na sua performance. Por exemplo, ela é importante para a drenagem da água ao dirigir em estradas molhadas. Isso garante que o pneu mantenha contato com o solo e retarda o efeito de aquaplanagem em uma velocidade mais alta.

Qual é a profundidade da banda de rodagem de um pneu novo?
Isso dependerá dos pneus e da escolha do fabricante, mas isso é o mais importante: o padrão da banda de rodagem deve ser grosso o suficiente para garantir uma vida útil longa ao pneu.
No entanto, se a banda de rodagem for muito profunda irá consumir muita energia e combustível ao dirigir, devido ao calor liberado pela borracha ao ser deformada.
É por isso que a profundidade da banda de rodagem é projetada pelo fabricante para obter o melhor equilíbrio possível entre a vida útil do pneu e o consumo de combustível relacionado aos pneus.
Qual é o limite de desgaste do pneu segundo a profundidade da banda de rodagem?
A banda de rodagem mínima é 1,6 mm. Isso significa que é obrigatório trocar seus pneus assim que esse limite for atingido para evitar comprometer a sua segurança e infringir a lei.
Mas isso também significa que seria prematuro trocar seus pneus antes de atingir este limite. Este parágrafo ensina a verificar se o nível de desgaste foi atingido.
Na MICHELIN, projetamos pneus com performances feitas para durar. Isso significa que eles são capazes de fornecer um excelente desempenho até o último quilômetro, ou seja, até atingir o limite de desgaste. Dois motivos principais explicam porque a MICHELIN otimiza a longevidade de seus pneus: trocar os pneus com menos frequência significa mais economia e menos impacto ambiental. É por isso que a MICHELIN projeta pneus que funcionam bem até atingir a banda de rodagem mínima.
Verificação da banda de rodagem
Profissionais usam uma ferramenta especialmente projetada para verificar o limite de desgaste do pneu da banda de rodagem, o calibrador de pneus. Se você não tiver um calibrador de pneus, poderá descobrir facilmente o nível de desgaste observando o indicador de desgaste do pneu, identificado nos pneus MICHELIN pela imagem em miniatura do boneco Michelin.
É hora de trocar seu pneu quando o nível de desgaste da banda de rodagem atinge os indicadores de desgaste (que definem o limite legal do pneu).
