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Como interpretar o indicador de desgaste do pneu?

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

Ter os pneus corretos é essencial para se manter em segurança nas estradas ao dirigir.

Além disso, certificar-se de que os pneus estão em boas condições é uma parte essencial da manutenção regular do carro para dirigir com segurança. Embora diversos fatores devam ser levados em consideração ao avaliar a condição dos pneus, desde os sinais de desgaste até o estado do flanco, um dos mais importantes é a profundidade da banda de rodagem do pneu do carro.

CHECKLIST: OS PRINCIPAIS SINAIS DO DESGASTE DO PNEU
  • Uma banda de rodagem que está abaixo da profundidade mínima legal da banda de rodagem do pneu (1,6 mm para carros)
  • Rasgos, rachaduras ou cortes visíveis no flanco do pneu
  • Manchas ou descoloração no pneu
  • Protuberâncias incomuns ou partes deformadas do flanco, desgaste externo do pneu
  • Fio do talão exposto ou danificado
  • Banda de rodagem separada ou elementos de pneu divididos 

O que é o indicador de desgaste do pneu?

Os indicadores de desgaste do pneu são marcas espaçadas uniformemente ao longo da banda de rodagem, para que você seja capaz de identificar quanto da profundidade da banda de rodagem do pneu se desgastou. Nos pneus MICHELIN para carros de passageiros, uma figura do boneco da Michelin é gravada nos pneus para facilitar a visualização dos indicadores de profundidade da banda de rodagem do pneu. Dessa forma, você pode identificar rapidamente se a banda de rodagem está muito desgastada ao verificar seus pneus.

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Nos pneus mais recentes da Michelin, você também pode encontrar outros tipos de indicadores de desgaste do pneu inovadores, como o Wear2Check.

Uma vez que o desgaste do pneu atinge o nível do indicador de desgaste do pneu, a banda de rodagem atinge o limite legal de desgaste de 1,6 mm e deve ser trocada

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Como verificar a profundidade dos rasgos no pneu na banda de rodagem usando um indicador de desgaste do pneu?

Facilite o acesso aos pneus estacionando em uma superfície plana, em um espaço amplo e aberto com tráfego limitado, como em um estacionamento. Desligue o motor e certifique-se de que o freio de mão está puxado.

Localize os indicadores de desgaste do pneu para saber se você atingiu o limite legal de profundidade da banda de rodagem. Caso seja necessário, use um medidor de profundidade da banda de rodagem para verificar com precisão sua profundidade atual. Esta é uma ferramenta simples projetada para medir os rasgos nos pneus dos carros. Verifique diversos locais, por todo o pneu, em caso de desgaste irregular.

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Enquanto isso, você também pode aproveitar a oportunidade para examinar todos os pneus em busca de sinais de desgaste listados na checklist acima – o desgaste dos pneus pode se manifestar de diversas formas, como ao longo da faixa central e em pontos isolados.

Você também deve solicitar a revisão de seus pneus regularmente por um profissional. Ele poderá verificar se há sinais de danos e desgaste na parte interna, bem como verificar a parte externa.

Quando trocar os pneus?

Embora possa parecer ideal trocar os pneus quando eles começam a se desgastar e antes que a banda de rodagem atinja a profundidade legal, essa é uma compra cara e pode provocar um impacto negativo no meio ambiente. Nesse sentido, a Michelin continua inovando para oferecer pneus que podem ser usados com segurança pelo maior tempo possível, até o limite legal de desgaste da banda de rodagem. Graças à performance feita para durar da MICHELIN, excelente durabilidade e alto nível de performance se unem do primeiro ao último quilômetro rodado.

No entanto, quando sua banda de rodagem atinge a profundidade de 1,6 mm, é importante substituir os pneus o mais rápido possível para garantir o máximo de segurança nas estradas, além de permanecer em conformidade com a legislação em vigor. Caso tenha alguma preocupação em relação aos seus pneus ou se eles estão se desgastando rápido demais, leve-os a um profissional assim que possível. 

Knowing when to replace your tires | Michelin Garage

Quais são os riscos de dirigir com pouca profundidade de rasgo no pneu?

Embora seja normal que o sulco no pneu (banda de rodagem) se desgaste e fique mais raso com o tempo, verificar a profundidade regularmente significa poder prever quaisquer potenciais problemas, especialmente se descobrir que seus pneus estão se desgastando de forma irregular ou muito rápida.

Caso sua banda de rodagem esteja com os sulcos rasos, isso pode dificultar a aderência dos pneus na estrada e pode colocar você e outros motoristas em perigo. Isso é particularmente problemático em tempo chuvoso, quando é preciso manter o máximo de aderência possível na estrada para não perder o controle do veículo e minimizar os riscos de aquaplanagem.

Além de dificultar a direção, pois o carro fica com menos aderência à estrada, dirigir com pneus carecas, ou seja, com a profundidade do piso abaixo do mínimo legal de 1,6 mm, é ilegal e passível de multa.

Existe alguma causa comum para o desgaste precoce dos sulcos no pneu?

É importante lembrar que também existem diferentes tipos de desgaste dos sulcos no pneu, que variam dependendo da causa. Aqui está uma visão geral e completa das causas comuns e diferentes tipos de desgaste precoce dos sulcos no pneu:

  • Pneus com calibragem insuficiente: cria um desgaste irregular de pneus nas bordas externas
  • Pneu com calibragem excessiva: causa desgaste prematuro dos rasgos no pneu no centro
  • Cambagem inadequada: causa o desgaste do pneu no lado interno ou externo da banda de rodagem


Quando isso ocorrer, dirija-se a uma oficina mecânica perto de você para buscar ajuda profissional.

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O que posso fazer para evitar o desgaste dos sulcos no pneu e prolongar sua vida útil?

Como motorista, você tem muito controle sobre a rapidez com que seus pneus se desgastam. Por isso, é importante considerar alguns fatores essenciais ao dirigir, fazendo com que seus pneus durem o máximo possível.

Um dos elementos fundamentais é garantir a calibragem correta para a carga do carro e não ultrapassar a capacidade máxima de carga recomendada pelo fabricante, pois isso pode exercer uma pressão excessiva e desnecessária nos pneus. Essas informações estão disponíveis na válvula do seu tanque de combustível, na etiqueta na porta do motorista, no manual do seu carro ou guia do fabricante do carro.

Ao dirigir, evite freadas repentinas ou arrancadas, não passe rapidamente sobre obstáculos que possam impactar seus pneus, como buracos, lombadas e meios-fios. Finalmente, verifique regularmente o estado do seu carro, certificando-se de que os pneus estão bem calibrados e as rodas alinhadas.

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