Danos menores na banda de rodagem, longe dos ombros e do flanco do pneu, geralmente podem ser consertados.
Mas quando ocorre um furo ou rasgo em qualquer lugar próximo ou no flanco, pequenos reparos não podem ser realizados. Em tais situações, para garantir que o pneu possa ser reparado, deve ser feito um conserto no flanco, considerado como uma reparação importante, para garantir que o mesmo seja suficientemente reforçado, mas permaneça flexível. Muitas vezes, esse tipo de reparo não é econômico para um pneu de carro e muitas revendedoras de pneu não possuem o equipamento necessário.
Portanto, pode ser preferível trocar o pneu por um novo.
As reparações de pneus de carro só devem ser realizadas por técnicos competentes. O técnico pode se recusar a consertar seus pneus por uma série de razões, como suspeitar que o carro rodou com uma calibragem de pneus insuficiente.
Existem várias razões pelas quais um pneu pode não ser reparável. Se você detectar alguma dessas, seu pneu não é adequado para reparo e precisa ser substituído:
- Profundidade da banda de rodagem inferior a 1,6 mm na parte central dos ¾ da largura da banda de rodagem
- Dano ou fraqueza no talão ou na estrutura, incluindo corrosão interna causada pela entrada de umidade por meio de cortes.
- Borracha envelhecida
- Diversos furos antigos