Quando um carro elétrico é rebocado como um veículo a combustão, ou seja, com as rodas no chão, pode gerar eletricidade. Isso pode acontecer porque, ao se movimentarem, os motores podem funcionar como geradores e enviar energia de volta para a bateria. Esse processo pode causar um superaquecimento do sistema elétrico ou danos à bateria.
Isso acontece porque os veículos elétricos não contam com o ponto morto (ou neutro) da embreagem. O ponto morto é o que faz a embreagem se desconectar do motor e deixar as rodas livres, isso permite que o veículo possa ser rebocado normalmente.
Já nos sistemas elétricos, não há ponto morto. Nos veículos movidos a bateria, a função “N” serve apenas para desconectar os freios do motor e permitir que o carro seja empurrado por alguns metros até um local seguro em caso de pane.
Portanto, a melhor alternativa para rebocar um veículo elétrico, segundo a maioria dos fabricantes, é se certificar de que o carro esteja elevado completamente do chão. Para isso, são recomendados reboques planos, ou seja, aquele em que o carro é completamente elevado, garantindo que nenhuma roda toque o solo. Ou, caminhões com plataformas especiais, projetados especificamente para o reboque de veículos elétricos.