Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans
O barulho do tráfego é composto por alguns sons característicos: ruído do motor, pneus na estrada e freios. No entanto, os veículos elétricos chegam para quebrar esse paradigma. Os veículos elétricos são de fato mais silenciosos do que os carros a combustão? Vamos descobrir ao longo deste artigo.
Barulho no carro a combustão
Em um carro movido a combustão, o principal ruído que um motorista ouve (exceto se houver um problema com o veículo) é o motor. Esse barulho no carro é resultado da termodinâmica: à medida que a energia térmica é transformada em energia mecânica para impulsionar o carro, os cilindros do motor produzem pulsações (sons) que são emitidas pela válvula de escape.
Barulho no carro elétrico: o que esperar?
Um veículo elétrico, por sua própria natureza, não possui motor. Em vez disso, possui um sistema de motor alimentado por uma bateria. Ao contrário da termodinâmica, o eletromagnetismo não resulta em emissões de ruído. Como resultado, o motor é quase totalmente silencioso.
Talvez até silencioso demais! Os veículos elétricos são muito mais silenciosos do que os veículos a combustão. Em baixas velocidades (abaixo de 30 km/h) eles são tão silenciosos que ‒ para reduzir o risco de acidentes para pedestres ‒ a União Europeia introduziu um regulamento para veículos elétricos, impondo um mínimo de 56 decibéis em baixas velocidades.
Isso é o equivalente ao barulho que uma máquina de lavar louça faz, um computador de escritório ou o zumbido silencioso de um restaurante quase vazio. Em média, os carros com motor de combustão estão mais próximos de 65 decibéis, o que equivale a uma sala de aula movimentada.
Barulho dos pneus ao dirigir um veículo elétrico
O barulho do veículo elétrico perceptível, no entanto, vem dos pneus: o som dos pneus rolando sobre a superfície da estrada (que é frequentemente descrito como um ronco baixo no carro, como um barulho de fundo).
Os pneus para veículos elétricos fazem mais barulho do que os movidos a combustão? A resposta é não. Ouvir mais o pneu rolando sobre a superfície da estrada é possível porque um motor elétrico quase não faz barulho. Logo, você se torna mais sensível a qualquer barulho adicional.
Este barulho no pneu depende da condição da estrada, que gera vibrações na cabine. Mesmo nas rodovias, você nem sempre encontra o mesmo tipo de superfície. E é aqui que os fabricantes de pneus e automóveis enfrentam um verdadeiro desafio.
Assobio do carro
O barulho do pneu também depende da velocidade que você dirige. Quanto mais rápido você dirige, mais você ouve um som de assobio do carro.
Isso é algo em que a MICHELIN trabalha muito para que os motoristas possam aproveitar plenamente a experiência elétrica. Por isso, para a MICHELIN, a solução para minimizar este barulho dos pneus é uma combinação complexa do padrão da banda de rodagem e da tecnologia Acoustic® da marca, que reduz o ruído interno percebido em até 20%. (1)