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Conserto de pneus: meu pneu pode ser reparado?

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

Seu pneu foi furado recentemente? Você está se perguntando se um conserto de pneus é possível e como fazê-lo? Descubra nossas respostas neste artigo.

Como saber se um conserto de pneus é possível?

A primeira coisa a saber é que a resposta depende de onde o pneu está furado.

Na banda de rodagem:

O pneu é reparável na maioria dos casos. A menos que o furo seja muito grande, o conserto de pneus geralmente é possível. No entanto, é importante remover o pneu para garantir que ele não esteja danificado por dirigir em baixa pressão.

Na região do ombro:

não é possível reparar um furo de pneu nesta área. O pneu deve ser substituído.

No flanco:

o pneu geralmente não é reparável, existe um alto risco de que o furo tenha danificado e enfraquecido a estrutura geral.

Há uma exceção: Caso o índice de velocidade na lateral do seu pneu não exceda a classificação T, a lateral pode ser reparada se o furo tiver 3 mm ou menos de diâmetro. Para além deste índice, o conserto de pneus é fortemente desaconselhado para evitar qualquer risco na sua segurança.

Quando um furo no pneu na banda de rodagem pode ser consertado?

Quando ocorre um furo no pneu, é possível percorrer uma distância mais ou menos longa até o veículo não poder mais rodar. Ao dirigir com um pneu furado ou com baixa calibragem, o pneu pode sofrer danos na estrutura geral (manchas, trepidação, deslocamento do pneu).

Como funciona?

Quando você dirige com calibragem insuficiente ou com um pneu furado, a lateral é achatada.

Isso deteriora a estrutura geral do pneu, o que pode levar a diversos problemas:

- Mancha do pneu: o pneu fica marcado por dentro depois de ter sido achatado por falta de pressão (baixa calibragem).
- Trepidação da borracha interna: pedaços de borracha aquecem e se desprendem.
- Deslocamento do pneu, o que pode provocar sua ruptura.

Caso a carcaça seja danificada, o pneu se torna muito fraco e não pode ser reparado, ainda que o furo tenha ocorrido na banda de rodagem.

Conserto de pneus: 3 métodos

Existem três maneiras de consertar um pneu:

- Com a PRP (Peça de Reparação de Pneus), também conhecida como “plug” ou "cogumelo": esse conserto de pneus, realizado pelo profissional é o de melhor qualidade. O profissional desmonta o pneu, examina a parte interna para verificar se há danos, insere a PRP pelo lado de dentro do furo e a fixa com cola para obter uma vedação completa.

- Com o remendo macarrão: ele é inserido no pneu pelo lado de fora. Este tipo de conserto de pneus é extremamente desaconselhado, pois não inclui uma verificação da parte interna do pneu após ele ter rodado com calibragem insuficiente ou com um furo, e nem uma avaliação de qualquer dano que possa ter ocorrido.

- Com um remendo: um processo semelhante ao usado para reparar uma câmara de ar de bicicleta. Este tipo de conserto também não é recomendado, pois vedará por dentro, mas não entre a banda de rodagem e a borracha interna. Haverá, portanto, o risco de infiltração de água e oxidação das camadas (parcialmente metálicas). Caso isso ocorra, o pneu pode se romper.

Kit de conserto de pneus: ele pode reparar um pneu de forma eficaz?

Um kit de conserto de pneus geralmente inclui um spray de vedação de furos que preenche um furo injetando espuma no pneu ou uma broca para preencher o furo do lado de fora.

A Michelin não recomenda esses métodos para o conserto permanente do seu pneu, pois não será feita nenhuma verificação na parte interna do pneu, o que pode expô-lo aos riscos mencionados acima.

Caso ocorra um furo no pneu, também é aconselhável substituí-lo e, em seguida, levar o pneu furado a um profissional para avaliação. Caso não possua um estepe ou caso ele não possa ser usado, chame um reboque para levar seu veículo à oficina mais próxima.

Caso não seja possível, use seu kit de conserto de pneus como último recurso. Esse tipo de conserto é exclusivamente temporário, para que você possa dirigir até a oficina mais próxima, onde o profissional julgará se o pneu pode ser consertado ou precisa ser substituído.

Conserto de pneus por um profissional

Um eficaz conserto de pneus é uma operação técnica e profissionais são treinados para executá-la. Eles sabem como examinar a parte de dentro do pneu e determinar se ele pode ser consertado.

tyre repair step 1

Após localizar o local exato do furo, o corpo estranho é removido.

tyre repair step 2

A área é higienizada por dentro do pneu e um produto é aplicado.

tyre repair step 3

Um plug de reparação é inserido no buraco de dentro para fora.

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Em seguida, a parte saliente é cortada. O buraco fica preenchido e vedado ao máximo.

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É seguro consertar um pneu furado?

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Às vezes, os pneus podem rodar em altas velocidades. Por isso, é importante que o pneu seja reparado adequadamente e possa garantir sua segurança.

Um conserto de pneus só é seguro se for realizado corretamente, por isso é importante que seja feito por um profissional. Caso a avaliação determine que o pneu pode ser reparado, o profissional colocará o talão correto no furo e devolverá ao pneu uma performance tão boa quanto antes do dano.

Se o pneu não tiver sido danificado pela perda de pressão, sua vida útil será exatamente a mesma de antes do dano.

Todos os tipos de pneus podem ser reparados?

Certos pneus foram projetados para necessidades particulares. Eles têm características específicas que podem colocar em questão a sua reparabilidade.
Existem três tipos:

Pneus acústicos:

Eles contêm uma espuma especial que reduz o barulho do pneu quando ele está rodando. Este tipo de pneu pode ser consertado da mesma forma que um pneu padrão. Alguns fabricantes não fornecem estepe em determinados veículos e optam por instalar pneus mais resistentes a furos.

Pneus autovedantes:

Estes pneus são autorreparáveis ​​apenas na área da banda de rodagem. Em caso de furo, uma borracha auto-obstrutiva veda o orifício. Este tipo de pneu pode ser consertado da mesma forma que um pneu padrão. Se os pneus autovedantes estiverem disponíveis nas dimensões especificadas pelo fabricante para o seu veículo, você pode optar por eles.

Pneus Runflat:

Estes pneus permitem continuar a rodar até à oficina mais próxima após um furo sem danificar o interior do pneu. Na Michelin, os Pneus Runflat apresentam as marcações ZP (Zero Pressure) e/ou EMT (Extended Mobility Tyres). Os Pneus Runflat podem ser consertados uma única vez.

Observe que os Pneus Runflat são montados em um aro específico adaptado a uma determinada categoria de veículo. Eles não podem ser montados em um aro normal.”

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