Existem três maneiras de consertar um pneu:
- Com a PRP (Peça de Reparação de Pneus), também conhecida como “plug” ou "cogumelo": esse conserto de pneus, realizado pelo profissional é o de melhor qualidade. O profissional desmonta o pneu, examina a parte interna para verificar se há danos, insere a PRP pelo lado de dentro do furo e a fixa com cola para obter uma vedação completa.
- Com o remendo macarrão: ele é inserido no pneu pelo lado de fora. Este tipo de conserto de pneus é extremamente desaconselhado, pois não inclui uma verificação da parte interna do pneu após ele ter rodado com calibragem insuficiente ou com um furo, e nem uma avaliação de qualquer dano que possa ter ocorrido.
- Com um remendo: um processo semelhante ao usado para reparar uma câmara de ar de bicicleta. Este tipo de conserto também não é recomendado, pois vedará por dentro, mas não entre a banda de rodagem e a borracha interna. Haverá, portanto, o risco de infiltração de água e oxidação das camadas (parcialmente metálicas). Caso isso ocorra, o pneu pode se romper.