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Verificar o desgaste da banda de rodagem: o que fazer quando os pneus estão desgastados

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

Muitos motoristas recorrem aos serviços de um especialista em pneus para ajudá-los, pois é a melhor maneira de saber se a banda de rodagem do pneu e as laterais estão em boas condições. No entanto, os motoristas podem verificar a profundidade da banda de rodagem por conta própria usando um medidor de profundidade do sulco da banda de rodagem ou uma moeda. Além disso, observar o TWI da banda de rodagem, que estão espaçados ao redor da circunferência do pneu, é uma boa maneira de verificar o desgaste do pneu. Se eles estiverem no mesmo nível que a banda de rodagem, é hora de trocar o pneu.

Portanto, não é difícil verificar seus pneus você mesmo. É rápido e pode evitar muitos problemas. Inspecione possíveis desgastes e danos em seus pneus pelo menos uma vez por mês e antes de fazer uma longa viagem.

O que é banda de rodagem?

Para começar, vale a pena explicar o que é a banda de rodagem. Uma vez que os motoristas entendam o que é banda de rodagem, eles saberão avaliar melhor se seus pneus estão em boas condições.

Essencialmente, a banda de rodagem é o conjunto de sulcos que percorrem a superfície externa de um pneu. O que essas ranhuras fazem é garantir uma boa aderência na estrada, por exemplo, ajudando a dispersar a água para evitar aquaplanagem. Além do mais, ao ligar o carro ela ajuda a criar a tração e, sem ela, frear a tempo se tornaria muito mais difícil.

Existem diferentes bandas de rodagem?

Os pneus MICHELIN são projetados com diferentes padrões de banda de rodagem. Alguns pneus são projetados para maximizar a aderência nas curvas. Outros são projetados especificamente para ajudar a maximizar a tração em condições molhadas, evacuado a água.

As bandas de rodagem são específicas para cada experiência de direção (uso em estrada, em off-road, misto...). Todos têm propósitos ligeiramente diferentes, mas o principal é que a banda de rodagem do pneu é essencial para a segurança e o desempenho.

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Por que a banda de rodagem do pneu se desgasta?

É claro que, como os pneus são feitos de compostos de borracha, a banda de rodagem do pneu inevitavelmente se desgastará com o tempo devido a uma variedade de fatores, incluindo tipo de veículo (carros híbridos, elétricos ou a gasolina), comportamento do motorista, clima, temperatura, rugosidade da superfície da estrada, o estado mecânico do veículo (ajustes de cambagem, alinhamento das rodas, balanceamento das rodas, suspensão, transmissão…), manutenção, pressão dos pneus…

Os mais recentes pneus MICHELIN são projetados para oferecer excelente longevidade e altos níveis de performance do primeiro ao último quilômetro (*) ao longo da vida útil do pneu. Isso é o que chamamos na Michelin de “Performance feita para durar”!

Quando os pneus gastos chegam a um certo ponto, não é mais legal dirigir com eles. No Brasil, as regras para vistoria e licenciamento de veículos variam em cada estado do país. É necessário verificar as exigências locais. Portanto, é importante saber como verificar corretamente a banda de rodagem restante nos pneus de um carro.

*Algumas linhas de pneus são projetadas para oferecer alto nível de longevidade e performance duradoura, como MICHELIN Primacy 4 e MICHELIN Pilot Sport 4.

Como verificar a profundidade da banda de rodagem?

Verifique o desgaste da banda de rodagem com um dos métodos:

Com o TWI

Os indicadores de desgaste da banda de rodagem são áreas pequenas e elevadas na parte inferior dos sulcos do padrão da banda de rodagem. Nos pneus MICHELIN, a figura do boneco Michelin mostra onde estão esses indicadores em cada um dos sulcos principais da banda de rodagem.

Um pneu deve ser trocado assim que se desgastar de acordo com essas indicações. A profundidade da banda de rodagem do pneu é de 1,6 mm, o que corresponde ao mínimo legal. Além desse limite, você está colocando sua segurança em risco e está infringindo a lei.

Se apenas um indicador de desgaste do pneu for atingido, o pneu está apresentando desgaste anormal (calibragem excessiva, insuficiente, desalinhamento). Procure conselho profissional!

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Com um medidor de profundidade da banda de rodagem

Um dos melhores dispositivos para usar é um medidor de ar simples projetado para este trabalho específico. Os medidores de profundidade da banda de rodagem do pneu não são caros e podem confirmar com precisão e rapidez o nível da banda de rodagem.

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A profundidade dos sulcos principais dos pneus deve ser de pelo menos 1,6 mm em 3/4 da profundidade banda de rodagem.

A verificação do desgaste deve ser sempre realizada em vários pontos da circunferência e da largura do pneu. Envolve também a sua verificação regular, tanto na parte interna quanto externa, por um especialista em pneus.

Se o limite legal de profundidade banda de rodagem for atingido, o pneu deve ser removido e substituído. Um especialista em pneus deve ser consultado se houver desgaste anormal ou diferença de desgaste entre dois pneus no mesmo eixo.

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Qualquer perfuração, corte ou deformação visível deve ser cuidadosamente verificado. Deixe nas mãos dos especialistas! Um especialista em pneus lhe dirá se o seu pneu pode ser reparado após a ocorrência de danos.

Como medida de precaução, mesmo que o estado geral do pneu pareça bom a olho nu e esteja dentro do limite legal em termos de desgaste, a Michelin recomenda trocar os pneus quando completarem 10 anos a partir da data de fabricação. Este limite de idade de dez anos é calculado a partir da data na marcação DOT do pneu.

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