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Como escolher os pneus para veículos elétricos

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

Embora aparente ser visualmente bastante similares, os pneus para veículos elétricos trazem algumas especificidades, como por exemplo, devem ser mais silenciosos e suportar mais peso. Neste artigo, iremos falar sobre as diferenças entre estes pneus e como fazer a escolha certa para o seu veículo elétrico.

Os pneus para veículos elétricos são os mesmos usados em carros movidos a combustão?

Com um veículo elétrico equipado com pneus adequados, a autonomia da bateria e a preservação do silêncio no interior são os elementos que mais chamam a atenção. Além disso, assim que você pisa no acelerador, está imediatamente com 100% da potência do carro. Por outro lado, com um veículo movido a combustão, o motor é acionado gradualmente. Isso significa que as transferências de peso dos veículos elétricos são muito mais intensas do que com um modelo a combustão.

Confira algumas exigências particulares dos veículos elétricos:

  • Peso do Veículo

Os veículos elétricos tendem a ser mais pesados que os carros convencionais, principalmente devido ao peso das baterias. Por isso, os pneus precisam ser capazes de suportar esse peso adicional, o que pode exigir uma construção mais robusta e, frequentemente, uma classificação de carga mais alta.

  • Torque Instantâneo

Os elétricos oferecem torque quase instantâneo, o que significa que eles podem acelerar rapidamente desde uma parada completa. Essa característica pode levar a um desgaste mais rápido dos pneus se não forem projetados especificamente para essa característica. Por isso, um pneu ideal para manter o torque do EV precisa ser composto  e com design que busque equilibrar esse desgaste com eficiência. 

Para saber mais sobre o porquê de pneus para veículos elétricos se desgastarem mais rápido, leia o artigo clicando aqui.

  • Eficiência e Rolamento

A eficiência é crucial, pois influencia diretamente a autonomia do carro. Por isso, os pneus para carros elétricos muitas vezes são otimizados para ter uma resistência ao rolamento mais baixa, ajudando a aumentar a eficiência energética e a autonomia do carro.

  • Ruído

São geralmente mais silenciosos que os carros a combustão, especialmente em baixas velocidades. Com a ausência do ruído do motor, outros ruídos, como o dos pneus, tornam-se mais perceptíveis. Assim, para manter essa característica, os pneus ideais para Evs são frequentemente projetados para serem mais silenciosos.

  • Desgaste e Longevidade

Devido às diferenças em peso e torque, os pneus podem ter padrões de desgaste distintos. Isso significa que os fabricantes podem utilizar compostos de borracha diferentes ou técnicas de construção específicas para garantir que os pneus durem o máximo possível, mantendo uma performance adequada.

Dito isso, enquanto muitos fabricantes de pneus desenvolvem pneus específicos para veículos elétricos, isso não significa que carros elétricos não possam usar pneus "normais" ou que pneus desenvolvidos para veículos elétricos não possam ser usados em carros a combustão. No entanto, para obter a melhor performance e eficiência, é recomendável usar pneus adequados para as características específicas de cada tipo de veículo e pelo que cada condutor procura.

Os pneus para veículos elétricos são os mesmos para todos os tipos de carros?

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Assim como em um veículo movido a combustão, não há uma única opção de pneu para veículos elétricos, pois tudo se resume ao propósito do carro. A Michelin projeta pneus para um uso específico, portanto, um pneu precisa responder a diferentes demandas de direção, assim como todos os outros tipos de carros.

Um motorista de veículo esportivo, por exemplo, busca por uma grande precisão no volante. Portanto, suas expectativas são muito diferentes do que as de um motorista urbano. Eles compram um carro esportivo porque, ao virar o volante, sentem que o veículo responde.

Assim, os pneus para veículos esportivos elétricos devem combinar as especificidades do veículo elétrico e a precisão de direção.

Os desafios para um pneu de veículo esportivo elétrico

Alcançar essa sensação de um pneu de carro esportivo envolve pesquisa e desenvolvimento. Um pneu macio que não responde tão bem quanto o carro pode afetar toda a experiência e prazer da direção. Por isso, existe a necessidade de um pneu esportivo projetado especificamente para um veículo elétrico.

Os veículos esportivos elétricos possuem um potente motor elétrico que fornece torque instantâneo e acelerações rápidas. Para suportar esses motores, é preciso ter uma bateria potente e isso se traduz em carga. O peso médio de uma bateria em um carro esportivo elétrico é cerca de 400 kg.

Com essa quantidade de carga e potência, você precisará ter um excelente controle do carro e prestar atenção para preservar a autonomia da bateria, que será rebaixada por essa carga adicional. O desafio está, portanto, em alcançar o equilíbrio preciso entre o controle e a autonomia vinculada ao peso adicional.

Como saber quais pneus colocar no seu veículo elétrico?

Primacy 4+ e Primacy 4

O principal atributo é a segurança e a melhor frenagem em piso molhado até o fim da vida útil do pneu. Além disso, garante uma maior proteção à aquaplanagem e proporciona uma excelente durabilidade. Se essas são as características essenciais que você busca para o seu Ev, então o Primacy é a escolha ideal.

https://www.michelin.com.br/auto/tyres/michelin-primacy-4-plus

 

LTX FORCE

É um modelo de pneu misto, coma estrutura bem robusta e capaz de rodar altíssimas quilometragens devido à sua durabilidade alta, com cerca de 35% a mais que os principais concorrentes da categoria. Além disso, oferece maior segurança na estrada e em off-road.

https://www.michelin.com.br/auto/tyres/michelin-ltx-force

 

PILOT SPORT CUP 2R

Esse é um estilo de pneu que oferece alta capacidade de carga. Esse é o pneu utilizado na Porsche Cup, portanto tem esportividade e aguenta tranco pesado das pistas de corrida. Ele tem alta performance, precisão e reatividade, além de aderência e controle.

https://www.michelin.com.br/auto/tyres/michelin-pilot-sport-cup2

 

PILOT SPORT 5

Trata-se de um pneu esportivo, que oferece grande confiança na estrada. É um modelo durável e cujas características principais dele são: esportividade, segurança, conforto, aderência, tração e estética.

https://www.michelin.com.br/auto/tyres/michelin-pilot-sport-5

MICHELIN Pilot Sport EV tire: Electrified road control, made to last | Michelin

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Para carros urbanos e outros veículos premium e médios, opte pelos pneus MICHELIN e.Primacy, os primeiros pneus com design ecológico da marca. O pneu MICHELIN e.Primacy marca um passo importante no progresso do pneu ambiental. O MICHELIN e.Primacy é o pneu premium mais bem avaliado do mercado em termos de resistência ao rolamento. (4)(5).

Para veículos elétricos, o pneu MICHELIN e.Primacy pode aumentar a autonomia da bateria em até 7%(6). Além de todas essas características, outras performances como aderência em piso molhado e durabilidade são de alto padrão(7)(8), oferecendo alto nível de segurança.

A Michelin também desenvolve pneus marcados com fabricantes de veículos elétricos como Mercedes-AMG, Porsche, Tesla. Um pneu marcado implica que todos os requisitos do fabricante do carro foram atendidos, isso também se aplica aos pneus para carro elétrico.

A Michelin adapta uma ampla gama de pneus para fabricantes de carros elétricos. Você pode reconhecê-los pela marcação do pneu na lteral.

New MICHELIN e.PRIMACY Tyre - Eco-responsible, made to last

INFORMAÇÕES LEGAIS

MICHELIN Pilot Sport EV

 

(1)Estudo interno de rigidez em curva realizado em uma máquina em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, comparando o MICHELIN Pilot Sport EV com o SUV MICHELIN Pilot Sport 4.

 

(2) melhor autonomia de bateria para HP EV - Estudo interno de resistência ao rolamento realizado em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, comparando MICHELIN Pilot Sport EV (6,7 kg/t) versus SUV MICHELIN Pilot Sport 4 (8,8 kg/t). Para um veículo elétrico de massa 2151 kg, com autonomia de 540 km, essa diferença de 2,1 kg/t leva a um ganho de autonomia de mais de 60 km, ou mais de 10% da autonomia inicial.

 

(3) - perturbação de ruído - Medição de ruído interno, feita em 2016 no tamanho 245/45 R19 no KIA Cadenza. Nível de ruído medido na faixa “170-230Hz”. Os resultados podem variar de acordo com o veículo, gama e tamanho dos pneus, velocidade e condições da estrada.

 

MICHELIN e·Primacy

 

4)- Teste de resistência ao rolamento - Testes de resistência ao rolamento realizados em máquina por Applus Idiada, a pedido da Michelin, junho (em pneu novo) e agosto (com 2 mm de desgaste) de 2020, na dimensão 205/55 R16 91V, comparando MICHELIN e.PRIMACY (novo: 5,58kg/t e usado: 5,13 kg /t) em relação ao MICHELIN PRIMACY 4 (novo: 7,74kg/t e usado: 6,25 kg/t); BRIDGESTONE TURANZA T005 (novo: 7,17kg/t e usado: 5,81 kg/t); CONTINENTAL ECOCONTACT 6 (novo: 6,39kg/t e usado: 5,49 kg/t); CONTINENTAL PREMIUM CONTACT 6 (novo: 8,93 kg/t e usado: 6,94 kg/t); DUNLOP BLURESPONSE (novo: 7,97kg/t e usado: 5,54 kg/t); GOODYEAR EFFICIENT GRIP 2 (novo: 7,01kg/t e usado: 5,38 kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 BLUE (novo: 6,96kg/t e usado: 6,30 kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 (novo: 8,79kg/t e usado: 6,97 kg/t).

 

(5) A categoria de pneus MICHELIN e.PRIMACY é definida como um dos pneus de verão Premium, como as marcas CONTINENTAL, GOODYEAR, BRIDGESTONE, PIRELLI, DUNLOP, e não são dedicados à aplicação de equipamento original (ou seja, não são projetados para atingir os objetivos específicos dos fabricantes de carro), mas são pneus que podem ser adquiridos em revendedoras.

 

(6) Maior alcance da bateria EV e redução de CO₂ - Quando novo, o MICHELIN e.PRIMACY gera 2kg/t em média de resistência ao rolamento menos que os concorrentes, é equivalente na redução do consumo de combustível de até 0,21l/100 km, equivalente a um ganho na emissão de CO₂ de até 5 g para um VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente de ganho de até 7 % na autonomia para um VW e.Golf.

 

(7) - Longevidade - teste de longevidade realizado pelo DEKRA TEST CENTER, a pedido da Michelin, junho-julho de 2020, na dimensão 205/55 R16 91V no Golf 7 da Volkswagen, comparando o MICHELIN e.PRIMACY (100%) e o MICHELIN Primacy 4 (102.1%). Teste de longevidade em uso real médio (D50) com 10.000 km rodados e longevidade extrapolada em 1,6 mm. Vencedor do teste ADAC Summer 2020 235/55 R17 teste realizado pela ADAC em um Ford Kuga em 2020. Este teste foi realizado em 235/55 R17. Michelin Primacy 4 é o melhor de 12 pneus testados de acordo com as propriedades testadas (molhado, seco, ruído, desgaste, consumo de combustível). Michelin Primacy 4 é o vencedor do teste com os seguintes comentários: “Muito equilibrado com notas máximas no molhado, baixo desgaste excelente, muito bom no seco” - Classificado 1.0 em Desgaste.

 

(8) - Aderência no piso molhado - MICHELIN e.PRIMACY é classificado como "B" no item de aderência em piso molhado da escala de rotulagem europeia.

 

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