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Veículos elétricos: conheça os pneus com alta capacidade de carga
Você sabe o que são pneus de alta capacidade de carga? Ao longo da última década, a tecnologia automotiva mudou drasticamente, em grande parte devido à introdução de veículos elétricos e híbridos. Geralmente, o alcance dos veículos elétricos é limitado, o que exige que os motoristas se certifiquem de que há estações de recarga pelo percurso.
Essas paradas regulares para recarregar a bateria dos veículos elétricos podem aumentar significativamente o tempo da sua viagem. Por isso, a solução é uma bateria maior e mais pesada, que pode armazenar mais carga e oferecer mais autonomia. Mas instalar baterias maiores significa um aumento inevitável no peso total do carro elétrico.
Como os pneus suportam toda a carga do veículo, é preciso aumentar o tamanho deles ou usar pneus mais resistentes. No entanto, o design dos veículos (especialmente veículos esportivos) geralmente não tem espaço para pneus maiores. E os pneus reforçados que estão no mercado não têm a capacidade de suportar a carga extra, apesar de serem mais resistentes que os convencionais.
Por isso, a associação de fabricantes de pneus, ETRTO (Organização Técnica de Pneus e Aros para a Europa) definiu um novo padrão de pneus que pode transportar mais carga do que os pneus XL. Eles são pneus comuns com alta capacidade de carga (HL).
Os pneus com alta capacidade de carga servem para qual tipo de veículo?
Os pneus com alta capacidade de carga são projetados para suportar veículos mais pesados, como veículos elétricos, híbridos e SUVs. Apesar de terem o mesmo tamanho e calibragem de pneus comuns, os pneus HL oferecem maior capacidade de carga necessária para veículos com baterias maiores.
Como reconhecer os pneus com alta capacidade de carga?
É fácil reconhecer os pneus com alta capacidade de carga, pois possuem o prefixo “HL” inserido na lateral antes das informações de tamanho.
Por que a Michelin está desenvolvendo pneus com alta capacidade de carga?
Com o crescimento e a rápida adoção de veículos híbridos e veículos elétricos, há uma grande necessidade em desenvolver tecnologias adaptadas e novos designs de pneus. É importante que os consumidores possam comprar pneus projetados para as necessidades específicas desses veículos, que geralmente incluem: carga de peso maior por causa das baterias, frenagem regenerativa e a menor resistência ao rolamento, além de reduzir o ruído ao máximo.
Por último, mas não menos importante, a Michelin desenvolveu estes pneus comuns em conformidade com as regras de segurança rodoviária para garantir a instalação em todos os carros que precisarem.
Como funciona a tecnologia Michelin para os pneus com alta capacidade?
A avançada tecnologia usada para criar esses pneus está na vanguarda do desenvolvimento de pneus modernos. Envolve o uso da expertise da Michelin para aumentar a capacidade de carga da carcaça, mantendo a resistência ao rolamento e o conforto por meio de uma combinação de composição, perfil do molde e tipo de reforço.
Isso significa adaptar a rigidez do composto da banda de rodagem para suportar mais carga, enquanto mantém o desempenho de desgaste e manuseio, além de reforçar a carcaça do pneu na zona de resistência máxima usando lonas mais robustas e compostos mais resistentes.
Por fim, o perfil é otimizado e adaptado para absorver a flexão adicional do pneu, que ocorre com o aumento de peso, mas sem sacrificar o conforto do motorista e dos passageiros.
Eu preciso usar um pneu de alta capacidade de carga no meu veículo elétrico?
Depende. Há duas opções ao se deparar com um carro com maior peso ou maior capacidade de carga. Estas opções são:
- Aumentar o tamanho do pneu, se possível
- A alternativa é usar o mesmo tamanho de pneu, mas com maior capacidade de carga (HL)
Mas lembre-se de que você provavelmente irá precisar de pneus HL se estiver dirigindo um veículo híbrido ou um veículo elétrico grande e potente. Os veículos que usam pneus HL precisam fazer a troca para novos pneus HL quando necessário.
Para complementar a sua leitura: confira a evolução do carro entre as décadas e quando a MICHELIN lançou o primeiro pneu para automóveis!