Alinhamento de roda, balanceamento de roda: quando fazer?
Neste artigo, veremos em detalhes o que é o balanceamento de roda e quando deve ser feito. Também veremos as consequências do alinhamento de roda incorreto e como corrigi-lo.
Balanceamento de roda
O que é balanceamento de roda?
Quando falamos de balanceamento de roda, estamos falando da unidade pneu + aro.
Uma roda pode estar desbalanceada quando uma área do pneu ou aro é mais pesada ou mais leve que as outras. Essa massa distribuída de forma desigual cria um desequilíbrio.
O balanceamento de roda é uma intervenção que visa compensar a roda com uma massa para restaurar seu equilíbrio e otimizar a rotação.
Como as rodas ficam desbalanceadas?
Quando os pneus estão montados, se houver um ligeiro desequilíbrio no pneu ou na roda, esses efeitos podem geralmente se combinar para amplificar o desequilíbrio dinâmico.
Portanto, o balanceamento dinâmico deve ser realizado sistematicamente sempre que os pneus são trocados ou remontados.
O balanceamento está associado à montagem. Ele é realizado pelo profissional quando ele faz a montagem do seu pneu.
Por que o balanceamento de roda é importante?
Caso seja significativo, qualquer desequilíbrio no conjunto de roda e pneu pode gerar vibrações na suspensão e na estrutura do veículo em velocidades específicas.
Essas vibrações podem não apenas tornar sua experiência de condução desagradável, mas também acelerar o desgaste dos sulcos no pneu na banda de rodagem e de outros componentes da suspensão do veículo.
O desgaste prematuro aumenta os gastos financeiros, pois o pneu terá que ser trocado antes do tempo.
O balanceamento de roda garante que você evite vibrações desconfortáveis no carro e a despesa prematura de substituir o pneu usado de maneira irregular.
Como posso saber se minhas rodas estão desbalanceadas?
O sinal principal é quando você percebe vibrações enquanto dirige, que causam desconforto.
Você pode notar essas vibrações no volante, no chão, no painel ou nos bancos.
Às vezes, o desequilíbrio só é sentido quando você atinge certas velocidades que representam frequências de vibração naturais nos sistemas de suspensão e na estrutura do veículo, por exemplo.
Quando devo fazer o balanceamento de rodas?
O balanceamento é necessário sempre que um pneu é montado.
Se sua roda foi atingida, por exemplo, no meio-fio, o aro pode ter sido danificado e pode ser necessário balancear a roda. Caso tenha alguma dúvida, peça a um profissional para verificar.
Como é feito o balanceamento de roda?
O profissional usa um balanceador de rodas para detectar áreas desequilibradas do pneu e da montagem do aro. Ele então coloca pesos na parte externa ou interna do aro, nos locais detectados pela máquina, para compensar o desequilíbrio.
Em aros de aço: os ganchos profissionais pesam nas flanges do aro.
Em aros de alumínio: o profissional coloca pesos nas fitas adesivas atrás dos raios para não danificar o aro.
Balanceamento de roda perto de mim
Se você notou alguma vibração ou deseja trocar os pneus, pode encontrar um profissional perto de você usando nosso Localizador de lojas.
Alinhamento de roda
O que é alinhamento de roda?
Ao contrário do balanceamento, que normalmente se refere ao conjunto do pneu e da roda, o alinhamento diz respeito à suspensão do veículo.
Alinhar a suspensão do veículo significa ajustar os ângulos das rodas de acordo com as especificações do fabricante. Isso inclui ajustar o alinhamento e a curvatura do veículo, conforme os detalhes abaixo.
Esta é uma operação complexa que deve ser realizada por um especialista.
Como saber se minhas rodas estão desalinhadas?
O desgaste irregular dos pneus ou a vida útil insuficiente dos pneus são sinais que podem indicar um problema de alinhamento.
Se notar, por exemplo, que o ombro do pneu está mais gasto do que o resto, é urgente que o alinhamento da suspensão do seu veículo seja verificado e ajustado, se necessário.
Nessas imagens, as áreas do pneu afetadas estão indicadas:
(1) O desgaste da rebarba com bordas salientes indica um desalinhamento.
(2) O desgaste acelerado em um lado da banda de rodagem do pneu, dentro ou fora, pode indicar desajuste da curvatura
O desalinhamento pode levar a:
alteração do comportamento do veículo, em particular a deterioração da aderência à estrada, comprometendo a segurança dos passageiros (o veículo tende a puxar para esquerda ou direita).
desgaste prematuro de seus pneus, exigindo que eles sejam substituídos antes do tempo
consumo excessivo de combustível.
Como o alinhamento de roda é afetado?
Por que é importante ajustar o alinhamento de roda?
Além disso, ajuda você a economizar dinheiro pois:
seus pneus duram mais
você usa menos combustível
Como ajusto o alinhamento das minhas rodas?
Isso deve ser feito por um profissional capacitado. Ele realiza os ajustes necessários de acordo com as recomendações do fabricante para otimizar o comportamento do veículo.
Durante a verificação da geometria, vários ajustes são verificados, incluindo paralelismo e cambagem, que têm impacto direto na longevidade dos pneus.
1/ Alinhamento
Alinhamento refere-se às rodas no mesmo eixo.
À esquerda: as rodas dianteiras têm um defeito de convergência: convergem para dentro.
À direita: as rodas dianteiras têm um defeito de “abertura”: estão viradas para fora.
À esquerda - Em países onde as pessoas dirigem à esquerda, ocorre o contrário. O motorista compensa virando para a direita, o que desgasta o pneu certo prematuramente.
À direita - Em países onde as pessoas dirigem do lado direito da estrada, a inclinação da estrada puxa o carro para o lado direito. O motorista, portanto, vira ligeiramente para a esquerda para compensar. Nesse caso, o pneu da esquerda será o mais desgastado.
2/ Cambagem
A cambagem é a inclinação da roda em relação à vertical quando se olha o veículo de frente.
À esquerda, uma cambagem negativa.
À direita, uma cambagem positiva.
Se este ângulo for muito grande, o pneu se desgastará de maneira irregular.
- A cambagem positiva é quando o topo da roda está inclinado para fora do veículo. A curvatura positiva excessiva desgasta o pneu na borda externa.
- A cambagem negativa é quando a parte superior da roda é inclinada para dentro do veículo. A cambagem negativa excessiva desgasta o pneu na borda interna.
O ângulo de cambagem é estudado e ajustado para cada veículo a fim de manter o pneu o mais plano possível no solo nas linhas retas e curvas. Se houver muita diferença nos ângulos de cambagem entre as rodas dianteiras, o veículo tenderá a puxar bruscamente para um lado.
Quando devo verificar o alinhamento de roda?
Recomenda-se que verifique o alinhamento de roda quando notar um desgaste irregular dos pneus, se detectar qualquer alteração no comportamento ou na direção e quando tiver pneus novos montados.
O desgaste dos pneus é verificado durante a inspeção técnica do veículo. Caso o técnico note um desgaste anormal, ele pode aconselhar você a verificar o alinhamento.
Alinhamento de roda perto de mim
Você pode usar nosso seletor de lojas: ele ajudará você a encontrar um especialista em pneus perto de você.