00299871

TPMS: Sistema de monitoramento de calibragem dos pneus

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

O TPMS (sistema de monitoramento de calibragem dos pneus, na sigla em inglês) permite detectar quando a pressão dos pneus está muito baixa. É obrigatório na Europa desde 1º de novembro de 2014 (nos EUA desde 2007), o que significa que o seu veículo pode estar equipado com ele caso tenha sido fabricado após esta data.

Em termos práticos, o TPMS é capaz de exibir o nível de calibragem dos pneus no painel por meio de um indicador ou luz de alerta.

Como funciona o sensor de pressão dos pneus?

O TPMS pode operar em dois sistemas de detecção: direto e indireto.

Sistema direto

Com o sistema direto, as informações de pressão são alimentadas em tempo real por meio de um sensor de pressão no pneu ou na válvula. O computador de bordo apresenta as informações em seu painel. Dependendo do seu veículo, pode assumir uma forma diferente:

uma luz de alerta ou luz de sinalização,
 

tpms warning light

um pictograma do seu carro com o nível de calibragem dos pneus

Tyre pressure monitoring system

Sistema indireto

Com o sistema indireto, a calibragem dos pneus é calculada pelo sistema de monitoramento de calibragem dos pneus com base na velocidade de rotação das rodas, que também é utilizada pelo ABS (Sistema Antibloqueio de Frenagem) e ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade).

A velocidade de rotação aumenta quando o diâmetro da roda é reduzido devido à baixa calibragem. A informação é então enviada para o painel pelo TPMS.

TPMS: vantagens e desvantagens

A vantagem deste sistema é que ele fornece um aviso automático da calibragem dos pneus. Você pode pensar que não precisa ir ao posto de gasolina todos os meses porque o TPMS está lá para lhe dizer quando é hora de calibrar seus pneus. Mas não é isso que recomendamos.

O TPMS tem uma desvantagem: ele só é ativado quando os pneus perdem 20% do ar, o que é cerca de 0,4 bar em média.

Por que isso é um problema?

Porque se considera que a este nível de pressão o pneu já está com calibragem insuficiente e sabe-se que um pneu com calibragem insuficiente sofre um desgaste prematuro.

Caso o seu pneu se desgaste prematuramente, ele terá que ser substituído antes do esperado. Isso se traduz em custos extras.

Por mais útil que seja esse indicador, ainda é recomendável verificar a calibragem dos pneus uma vez por mês para evitar sua troca prematura.

Como configurar o TPMS?

Você não precisa fazer nada, o sistema de monitoramento foi ajustado para a calibragem ideal para seus pneus. Quando um de seus pneus estiver com a calibragem insuficiente (ou seja, quando sua pressão for inferior a 20% da pressão recomendada), uma luz no painel aparecerá. Este é o seu TPMS indicando qual pneu do seu veículo foi afetado.

Quando o TPMS deve ser recalibrado?

Caso opte por um tamanho de pneu diferente, é possível que a calibragem recomendada seja diferente do pneu original.

Neste caso, um profissional terá que recalibrar o TPMS para que ele o alerte sobre qualquer queda de pressão relacionada a essa nova configuração.

Troca do sensor de pressão dos pneus

Teoricamente, a vida útil dos sensores de pressão dos pneus é de 5 a 7 anos. Isso porque os sensores de pressão dos pneus estão expostos à corrosão, choques e altas velocidades ao dirigir na autoestrada.

Em caso de mau funcionamento, você pode entrar em contato com um profissional para substituir o sensor de pressão de pneus defeituoso.

map search desktop

Encontre uma revenda mais próxima de você em segundos

Buscar por
Endereço ou CEP
Carro
  • Carro
  • Motorbike
Localizar-me
Buscar
Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site