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Como comparar pneus?

Com base em que você deve comparar pneus para selecionar aquele que lhe dará total satisfação? Este artigo é sobre os principais critérios de performance a serem considerados, os materiais de ajuda para a decisão que você pode usar e os melhores conselhos da Michelin. Falaremos em como selecionar o que você precisa dentro da mesma gama de pneus e forneceremos materiais de ajuda para a decisão, como testes de pneus independentes, etiquetagem e sites para comparação pneus. Finalmente, falaremos de outro critério importante: performance duradoura.

Os principais critérios de performance para a comparação de pneus

 

Para garantir a eficácia, os pneus precisam oferecer inúmeras características de performance, muitas vezes conflitantes. A melhoria de uma dessas performances não deve ser em detrimento das demais.

Tração ou aderência

Lembre-se: os pneus são o único contato do seu veículo com a estrada, portanto, sua aderência desempenha um papel essencial na sua segurança. Sua capacidade de frear, fazer curvas, acelerar ou permanecer estável em velocidades mais altas depende da aderência do pneu. Cada tipo de pneu é projetado para fornecer aderência em tipos específicos de condições climáticas e de estrada. Por isso, ao escolher seus pneus, é importante pensar sobre como e onde você estará dirigindo e que tipo de aderência você precisará.

Durabilidade

O tempo que dura um pneu em boas condições é um elemento importante para garantir que você esteja usufruindo do melhor custo-benefício. Pode haver grandes diferenças na quilometragem do pneu que você receberá, dependendo do design e da qualidade do pneu. Os pneus esportivos (pneus de alta performance) tendem a ter uma vida útil menor do que os pneus de carro de passeio padrão, pois o foco do design é a aderência e a performance em vez da durabilidade. Como e onde você dirige e se você cuida bem ou não de seus pneus também têm impacto na sua durabilidade. 

Eficiência energética

Você sabia que 1 em cada 5 tanques de combustível de um veículo é gasto devido à resistência ao rolamento dos pneus na estrada? Os pneus podem ter um grande impacto no consumo de combustível do seu veículo. Alguns pneus possuem construção e materiais específicos que ajudam a reduzir a resistência ao rolamento. Comprar pneus com baixo consumo de energia e baixa resistência ao rolamento pode ajudar você a economizar combustível ou aumentar a autonomia da bateria para veículos elétricos – outra forma de oferecer uma boa relação custo-benefício.

Manuseio

O manuseio se refere a como seu veículo responde às demandas do motorista (como direção, aceleração, frenagem) e às condições da estrada. Os pneus com excelente manuseio podem reforçar a segurança – mantendo o veículo estável e o motorista no controle – bem como o prazer de dirigir.
O pneu desempenha um papel muito importante no manuseio do veículo:
Ele transmite as instruções do motorista a partir da roda até o solo. Em geral, os pneus de alta performance esportivos são projetados para maximizar o desempenho de manuseio e fornecer direção e curvas precisas.

Conforto e ruído

Uma direção confortável refere-se a como o pneu protege o motorista das irregularidades da estrada. Os pneus otimizados para melhor conforto apresentam uma construção especialmente projetada para ajudar a absorver os solavancos e proporcionar uma viagem suave.
Outro elemento importante para uma condução agradável é uma viagem silenciosa. Isso é determinado pelo design da banda de rodagem – a quantidade de sulcos no pneu e suas posições. De forma geral, quanto mais agressivo for um design, maior será a probabilidade de gerar ruído. Mas lembre-se de que as ranhuras no pneu desempenham um papel importante na aderência – analise se essa tração adicional vale um pouco mais de ruído da estrada.

Robustez

Os pneus devem ser capazes de resistir a todos os elementos da estrada. A robustez, ou resistência, de um pneu é a sua capacidade de superar os obstáculos diários da estrada. Se você costuma dirigir em estradas com buracos ou não pavimentadas, opte por pneus com construção reforçada.

Performance duradoura

Quaisquer que sejam os critérios de performance considerados, é importante que durem por toda a vida útil do pneu. Isso significa não apenas comparar os pneus quando novos, mas também garantir que eles continuem a funcionar ao longo de seu ciclo de vida até atingirem os indicadores de desgaste. Um pneu deve oferecer uma boa performance do primeiro ao último quilômetro rodado.

Como comparar pneus dentro de uma mesma gama?

 

Cada uma de nossas gamas de pneus é feita em uma seleção de tamanhos para se adequar aos veículos apropriados.

Uma gama de pneus pode apresentar diversas versões do mesmo tamanho de pneu, mas com especificações técnicas diferentes, como:

  • Classificações de velocidade (ex: S, T, H, V, W, Y etc),

  • Índice de carga (ex: 91, 94 etc),

  • Marcações de pneus originais (Equipamento Original).

Essas especificações técnicas são detalhes importantes que podem determinar se a versão é ou não compatível com o seu veículo e a forma como você dirige.

Mesmo que diversas versões sejam compatíveis com o seu veículo, recomendamos que você escolha a versão com as mesmas especificações dos pneus do seu equipamento original, com a marcação OE correta.

A marcação OE (marcação de pneus originais) refere-se a pneus desenvolvidos em cooperação com fabricantes de carros e que cumprem requisitos mais específicos, próprios de cada marca de carro. Por exemplo, a marca “MO” significa que o pneu foi aprovado pela Mercedes para seus veículos.

No entanto, a marcação OE não é obrigatória, desde que o tamanho e os índices de velocidade e carga sejam respeitados.

Você também pode optar com segurança por uma versão com índices de velocidade e carga mais altos; no entanto, maior velocidade ou capacidade de carga podem ter um impacto negativo na vida útil da banda de rodagem e no conforto de direção.

Testes independentes para ajudar você a comparar pneus

 

Testes de pneus independentes, como revistas especializadas ou organizações profissionais, podem ajudar você na comparação de pneus.

Todos os anos, esses testes independentes usam critérios muito rígidos para avaliar a performance dos pneus, testando-os em diferentes superfícies. Eles avaliam diversos aspectos, como frenagem, manuseio, resistência ao rolamento, ruído, etc.

Os pneus da Michelin são testados regularmente por testes de pneus independentes e receberam vários prêmios ao longo dos anos por uma eficácia comprovadamente avaliada.

Comparar pneus com a rotulagem europeia

 

A rotulagem europeia foi concebida para ajudar você a comparar diferentes modelos de pneus (de diferentes marcas ou da mesma marca) com base em critérios objetivos.

Por exemplo, se você deseja um pneu mais vendido da Michelin, pode estar em dúvida entre o Primacy 4 e o E-Primacy. A rotulagem indicará que o E-Primacy oferece uma melhor resistência ao rolamento, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível e emissões de CO2. Se essas questões são importantes para você, a rotulagem o indicará o E-Primacy.A rotulagem pode ajudar na tomada de decisões. Contudo, é importante saber que a rotulagem se limita a alguns critérios e que apenas mede pneus novos, o que não informa tudo sobre a performance de um pneu.

Comparar pneus com sites de comparativo de pneus

 

Recorrer aos sites de comparativo de pneus pode ser útil, mas é importante lembrar que as comparações são geralmente baseadas em pneus novos, o que significa que não avaliam pneus testados além de um certo nível de desgaste (após terem rodado alguns milhares de quilômetros)

Contudo, algumas performances dos pneus perdem sua eficácia com o desgaste, especialmente em estradas molhadas e particularmente nas frenagens. Portanto, também é importante, ao comparar pneus, avaliar a performance dos pneus com um certo desgaste.

Escolher pneus com performances feitas para durar

 

Manter a performance do pneu até o último quilômetro rodado é exatamente o que a Michelin exige de suas gamas de pneus.
No desenvolvimento e na produção dos nossos pneus, procuramos obter a melhor performance sem comprometer os pneus quando novos, e que esta performance permaneça excelente até o último quilômetro rodado, uma vez que o nível de desgaste máximo for atingido.