Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans
Atualmente, existe um interesse crescente em técnicas de “direção ecológica” ou “eco-driving”. Vamos dar uma olhada mais de perto no significado de direção ecológica e como certos comportamentos de direção podem não apenas ajudar o meio ambiente, mas também economizar dinheiro em seu orçamento de combustível.
O que é direção ecológica?
A palavra “ecológica” da direção ecológica representa dois princípios.
- Em primeiro lugar, a ecologia: hoje em dia, dirigir levando em conta o meio ambiente é cada vez mais importante para os consumidores.
- Em segundo lugar, economia: economizar combustível tem um efeito positivo na carteira do motorista. A direção ecológica, ou “eco-driving”, é, portanto, um conjunto de técnicas de direção que visam reduzir ao máximo as emissões e o uso de combustíveis fósseis. E se você dirige um veículo elétrico, isso também o ajudará a aumentar a autonomia da bateria!
Quais técnicas de condução podem ajudar na economia de combustível?
Aqui estão 9 dicas de direção ecológica para reduzir sua pegada de carbono e economizar dinheiro.
1. Verifique a calibragem do pneu
Pneus com pressão insuficiente aumentam o consumo de combustível, além de impactar no controle do veículo. Por outro lado, pneus inflados demais ajudam a reduzir consumo de combustível, mas aumentam as distâncias de frenagem e reduzem sua vida útil. A indicação dos níveis de pressão apropriados geralmente pode ser encontrada no manual do veículo, na porta ou na tampa do tanque de combustível.
2. Escolha o pneu certo
“Pneus com baixo consumo de combustível” projetados para gerar baixa resistência ao rolamento também podem reduzir significativamente o consumo de combustível do seu carro. Um sistema de etiquetagem pode ajudar você a identificar o pneu mais eficiente: procure o pictograma “bomba de gasolina” na etiqueta e escolha pneus com uma classificação A.
3. Antecipe: desacelere, não freie
Evite correr até os semáforos e pisar no freio. Em vez disso, planeje com antecedência e deixe distância suficiente para permitir que o carro desacelere suavemente com o tempo.
4. Evite dirigir de forma interrompida
Nem sempre é fácil em áreas urbanas, mas as constantes paradas e arranques afetarão seu consumo de combustível. Uma das maneiras de melhorar o km/l (quilômetro por litro) ao dirigir na cidade é relaxar! Você não precisa estar constantemente grudado no carro na frente. Felizmente, hoje em dia, muitos veículos estão equipados com modos de direção urbana projetados para reduzir o consumo de combustível.
Direção ecológica: dicas de especialistas para ajudar você na economia de combustível
Cyrille Roget, Diretor de comunicações técnicas e científicas da Michelin, apresenta alguns exemplos específicos de como economizar combustível com técnicas de direção ecológica.
Ele explica: “Acelere suavemente, usando a potência do carro, ao dar a partida, por exemplo”. Não há necessidade de arrancar o mais rápido possível. Da mesma forma, quando se trata de velocidade: “Respeite os limites de velocidade da rodovia para economizar combustível. Não necessariamente acelere em aclives, você sempre pode deixar o carro desacelerar um pouco nas inclinações.”
Nas áreas urbanas, diz Cyrille, “a tentação é ficar perto da pessoa da frente. Em certas cidades, as pessoas podem desenvolver um estilo de direção agressiva. O segredo é seguir seu próprio ritmo e antecipar o máximo possível.”
E um dos fatores mais importantes quando se trata de economia de combustível e o máximo de quilômetro por litro (km/l)? Pneus! Cyrille explica que grande parte da energia “desperdiçada” (combustível que não é usado para fazer girar as rodas do carro) é perdida devido à resistência ao rolamento: “Essa perda representa até 20%, ou seja, um em cada cinco tanques cheios. E quando consideramos a quantidade de combustível que colocamos em um carro a cada ano, entendemos que é uma quantidade significativa.”
A solução para reduzir a resistência ao rolamento (sem perder tração) está na escolha dos pneus certos. Confira, por exemplo, os novos pneus MICHELIN e.PRIMACY. Projetados especificamente com todos os aspectos da direção ecológica em mente, eles ajudam os motoristas a economizar combustível e dinheiro graças à resistência ao rolamento extremamente baixa (1).
Com a melhor resistência ao rolamento em relação à média dos concorrentes premium (1), MICHELIN e.PRIMACY oferece 0,21 litros de combustível por 100 quilômetros e cerca de 80 € durante a vida do pneu (2,3). Para um veículo elétrico, o alcance é aumentado em cerca de 7% em comparação com outros pneus de sua categoria – ou seja, 30 km, para um alcance estimado de 400 km(4).
Como os motoristas podem ajudar o meio ambiente?
A indústria automotiva está dando passos significativos para melhorar o impacto dos veículos no meio ambiente por meio de inovações como o pneu MICHELIN e.PRIMACY ou o pneu MICHELIN PILOT SPORT EV. Mas o motorista também tem um papel significativo. Como pudemos ver, a direção ecológica não é apenas uma maneira de economizar combustível, dinheiro e aumentar a segurança na estrada. Adotar uma mentalidade de uma direção ecológica também é fundamental para que, juntos, possamos nos dirigir para um futuro mais verde.
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Créditos da fotografia:
MENÇÕES LEGAIS
(1) A categoria de pneus MICHELIN e.Primacy é definida como um dos pneus de verão Premium, como as marcas CONTINENTAL, GOODYEAR, BRIDGESTONE, PIRELLI, DUNLOP, e não são dedicados à aplicação de equipamento original (ou seja, não são projetados para atingir os objetivos específicos dos fabricantes de carro), mas são pneus que podem ser adquiridos em revendedoras.
Teste de resistência ao rolamento - Testes de resistência ao rolamento realizados em máquina por Applus Idiada, a pedido da Michelin, junho (em pneu novo) e agosto (com 2 mm de desgaste) de 2020, na dimensão 205/55 R16 91V, comparando MICHELIN e.PRIMACY (novo: 5,58 kg/t e usado: 5,13 kg/t) em relação ao MICHELIN PRIMACY 4 (novo: 7,74 kg/t e usado: 6,25 kg/t); BRIDGESTONE TURANZA T005 (novo: 7,17 kg/t e usado: 5,81 kg/t); CONTINENTAL ECOCONTACT 6 (novo: 6,39 kg/t e usado: 5,49 kg/t); CONTINENTAL PREMIUM CONTACT 6 (novo: 8,93 kg/t e usado: 6,94 kg/t); DUNLOP BLURESPONSE (novo: 7,97 kg/t e usado: 5,54 kg/t); GOODYEAR EFFICIENT GRIP 2 (novo: 7,01 kg/t e usado: 5,38 kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 BLUE (novo: 6,96 kg/t e usado: 6,30 kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 (novo: 8,79 kg/t e usado: 6,97 kg/t).
(2) Quando novo, o MICHELIN e·Primacy gera 2 kg/t em média de resistência ao rolamento menos que os concorrentes, é equivalente na redução do consumo de combustível de até 0,21 l/100 km, equivalente a um ganho na emissão de CO2 de até 5 g para um VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente de ganho de até 7 % na autonomia para um VW e.Golf.
Durante o uso, MICHELIN e·Primacy gera 1,5 kg/t em média de resistência ao rolamento menos que os concorrentes, o ganho é equivalente a até 80 € de economia de combustível. Este ganho é equivalente a uma economia de até 174 kg de CO2. Os ganhos de uso são estimados na média de dados de pneus novos e com polimento de 2 mm, para levar em consideração a performance em tempo real - Todos os ganhos são estimados em uma base de 35.000 km e um preço de combustível de 1,46 €/L (https://ec.europa.eu/energy/data-analysis/weekly-oil-bulletin_en 6/1/2020 ponderada nos 10 principais países para movimentos de veículos motorizados em território nacional e estrangeiro - https://ec.europa.eu/ eurostat/web/transport/data/database). A economia real de combustível e custo podem variar dependendo, principalmente, dos hábitos de direção, do veículo ou da calibragem dos pneus.
(3) Maior alcance da bateria EV e redução de CO2. Quando novo, o MICHELIN e.PRIMACY gera 2 kg/t em média de resistência ao rolamento menos que os concorrentes, é equivalente na redução do consumo de combustível de até 0,21 l/100 km, equivalente a um ganho na emissão de CO2 de até 5 g para um VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente de ganho de até 7 % na autonomia para um VW e.Golf.