1 - Montar pneus diferentes dianteiro e traseiro
Pode haver diferentes níveis de desgaste nos pneus dianteiros e traseiros?
Os pneus de um carro desgastam-se de forma diferente na frente e atrás. Quando você compra um carro novo ou substitui os quatros pneus ao mesmo tempo, os pneus de um carro com tração dianteira tendem a desgastar-se mais rápido que os traseiros. Portanto, é normal que existam diferenças na profundidade do piso entre os os pneus dianteiros e traseiros. A lei não o proíbe enquanto não alcançar os indicadores de desgaste.
Substituição dos pneus novos: Melhor montá-los na frente ou atrás?
Os pneus com maior profundidade de escultura no eixo traseiro proporcionam uma melhor dirigibilidade, aderência em molhado e escoamento de água, ajudando assim a evitar a rodagem e a perda de estabilidade do veículo em superfícies molhadas.
Os pneus com maior profundidade de escultura no eixo dianteiro podem melhorar a frenagem em linha reta sobre molhado a distância de frenagem.
Se só dois penus forem substituídos, a MICHELIN recomenda que se siga a recomendação de um profissional do serviço de pneus ou a preferência do consumidor. Caso não haja indicação, indica-se instalar no eixo traseiro .
É possível montar pneus de marcas diferentes na frente e atrás?
Não há nenhuma lei que proíba. Por exemplo, podem-se montar pneus MICHELIN à frente e de outra marca atrás.
É possível montar pneus de modelos diferentes na frente e atrás?
Já vimos que é possível montar pneus de marcas diferentes à frente e atrás. Também é possível montar pneus da mesma marca com diferente pisoa na parte dianteira e traseira mas desde que sejam iguais no mesmo eixo.
2 - Montar pneus diferentes no mesmo eixo
É possível montar pneus de marcas, pisos ou profundidades diferentes no mesmo eixo?
No geral a lei não o proíbe.
Num mesmo eixo, os pneus devem ser iguais (marca, modelo, dimensão, índices de carga e código de velocidade). No entanto, existe uma tolerância se o uso é temporário. Por exemplo, se fura e se circula com a roda sobresselente. Neste caso, deve socorrer-se quanto antes a um profissional para que substitue o pneu.




Por que não é recomendado?
É uma questão de dimensões. Os fabricantes de pneus procuram diâmetros diferentes nos diferentes modelos de pneus. Portanto, a circunferência pode variar se coloca um pneu diferente no mesmo eixo, o que pode provocar um mau funcionamento do ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), assim como medições indiretas da pressão de enchimento.
Se a circunferência à esquerda e à direita não é a mesma, haverá uma diferença na velocidade de rotação e o sensor, interpretando que um pneu está pouco cheio, enviará uma advertência. Para além disso, isto pode fazer com que o veículo vá de uma lado ao outro da estrada ou que tennha uma resposta diferente em estradas molhadas segundo gire à esquerda ou à direita.
Profundidade diferente à esquerda e direita: devo substituir os dois pneus se tenho um furo?
Se tem um pneu furado, o seu mecânico o reparará se for possível ou o substituirá por um novo.
Se não há muita diferença entre a profundidade da banda de rolamento, só mudará o pneu furado. Caso contrário, recomendará substituir os dois pneus.
Misturar pneus em 4x4
O impacto das rodas sobre o diferencial
Nas curvas, a roda interior deve rodar mais devagar que a exterior. O diferencial compensa as diferenças de giro das rodas quando o veículo faz uma curva, evitando que a roda interior arraste, porque a magnitude dos dois círculos não é a mesma. Por isso, o diferencial regula e impede que as duas rodas circulem à mesma velocidade nas curvas.
O diferencial também gere a distribuição da potência força enviada à parte dianteira e traseira em função destas diferentes circunferências.
Quando um veículo 4x4 circula com tração às 4 rodas é muito importante que a relação de velocidade entre o eixo dianteiro e o traseiro seja a prevista pelo fabricante. Caso contrário, podem-se produzir danos ou disfunções no veículo em função do tipo de transmissão e do modo de utilização.
- Desgaste prematuro dos pneus por deslizamento elevado contra o solo.
- Rotura das transmissões ou da caixa de velocidade.
- Disfunção do ESP ou do controlo de tração
- Aquecimento com risco de incêndio do acoplamento viscoso
Se você montar no seu 4x4 pneus de circunferências diferentes daquelas que estão desenhadas para o veículo, o diferencial se desajustará e deixará de poder regular. Portanto, é fundamental seguir as recomendações do fabricante de pneus para este tipo de veículos. Também aconselhamos que siga as recomendações do fabricante do veículo antes de montar pneus com diferente desgaste entre a parte dianteira e traseira num veículo 4x4.
Em caso de dúvida, consulte um profissional.