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Danos no flanco do pneu: o que fazer?

Sob certas condições, o flanco do pneu pode ser danificado em maior ou menor grau. Que tipo de dano? Quando isso ocorre? O que fazer? Como pode ser evitado? Neste artigo, respondemos a essas perguntas.

Que tipos de danos no flanco do pneu podem ocorrer?

Existem 6 categorias principais de danos no flanco do pneu:

1 - Riscos e rachaduras no flanco do pneu

Riscos podem aparecer no flanco de seus pneus. Se forem numerosos e/ou acentuados, é preciso pedir para um profissional uma avaliação dos seus pneus.

2 - Cortes na lateral do pneu

Um corte na lateral do pneu pode ser mais ou menos profundo. A gravidade do corte dependerá desse fator. Mas é difícil para um não especialista avaliar sua profundidade.

● Se o corte for profundo, pode ter danificado a lona da carcaça que fica sob a borracha e ajuda a conter a pressão. Se a lona da carcaça estiver danificada, existe o risco de perda repentina de pressão. Nesse caso, o pneu não é reparável e precisa ser substituído.

● Se o corte não for profundo, pode não ser um perigo imediato, mas o dano pode aumentar e comprometer sua segurança.

Observe que esse tipo de dano no pneu pode ocorrer na lateral interna do pneu (não visível ao examinar o veículo), bem como na lateral externa. Por estas razões, caso passe sobre de elementos pontiagudos (como pedras, por exemplo), é recomendável verificar seus pneus para garantir que não tenham sido cortados.



3 - Protuberâncias e bolhas no flanco do pneu

Quando seu veículo passa por um meio-fio, seja pela frente ou em diagonal, ou por cima de um buraco, uma protuberância pode aparecer no flanco do pneu.


Parece uma bolha em formação na lateral do pneu.
 

É provavelmente um dos sinais mais alarmantes, pois trata-se de um perigo real.

Passar por um buraco também pode causar uma protuberância na lateral do pneu. Tente evitá-los quando os vir na estrada!

Se você bater em um meio-fio ou passar sobre um buraco, verifique se seus pneus foram danificados ou não.

Por que uma protuberância no pneu é perigosa?

Por que uma protuberância no pneu é perigosa?

O aparecimento de uma bolha na lateral do pneu significa que a lona da carcaça atrás da borracha foi perfurada. Isso expõe você a uma rápida perda de pressão caso a bolha se rompa. Se isso acontecer em alta velocidade, por exemplo, na autoestrada, a perda repentina de ar do pneu pode causar a perda de controle do veículo e provocar um acidente.

Tal como os cortes, uma protuberância pode ocorrer no lado interno e externo do pneu. Isso significa que pode não ser visível quando você examina o veículo. No entanto, quando há uma protuberância em um pneu, geralmente ocorrem vibrações anormais. Este é um sinal que não deve ser menosprezado e seus pneus devem ser verificados com urgência por um profissional.

Quebra-molas podem danificar os pneus e causar uma protuberância?

Não. Como são projetados com inclinação para subir e descer, eles podem danificar as suspensões, mas não o pneu.

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Rachaduras na lateral do pneu

As rachaduras na lateral são um sinal de envelhecimento dos pneus, mas também de exposição ao sol e ao ozônio.

Outra causa pode ser a limpeza do flanco dos pneus. Caso use produtos químicos para dar brilho aos pneus, eles podem remover os agentes protetores e, portanto, expor seus pneus a rachaduras mais rapidamente.

Leve deformação lateral do pneu

É muito comum observar pequenas deformações nos pneus radiais (a maioria dos pneus), mas isso não afeta seu desempenho.

A lateral de seus pneus é feita de muitos componentes, incluindo lonas (têxteis ou metálicas).

Muitas vezes você notará uma ligeira deformação onde as camadas se sobrepõem.


O aparecimento de rachaduras na lateral do pneu é um sinal de alerta de que o pneu está chegando ao fim de sua vida útil e que você deve se preparar para trocá-lo. Você pode consultar um profissional para obter conselhos.

Furo na lateral do pneu

Quando a banda de rodagem do pneu (a parte que fica em contato com a superfície do solo) é perfurada (por exemplo, por um prego), é possível fazer um reparo.

O buraco é preenchido e uma vez que o pneu é remontado, ele pode ser utilizado novamente com a mesma performance.

No entanto, é diferente quando isso ocorre na lateral do pneu. Caso a lateral seja perfurada ou cortada, é impossível reparar o pneu e recuperar as qualidades de formas necessárias para uma performance ideal. Nesse caso, o pneu deve ser substituído.

Como evitar danos no flanco do pneu

● Certifique-se de que seus pneus estão calibrados com a pressão recomendada (você pode encontrar as informações no manual do veículo ou em uma etiqueta na porta do motorista)
● Evite esbarrar no meio-fio
● Evite dirigir sobre buracos
● Inspecione seus pneus regularmente quanto a rachaduras, cortes, rasgos ou protuberâncias
● Evite limpar a lateral de seus pneus com produtos de limpeza, especialmente aqueles que contenham silicone.

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