Pneu carro elétrico Michelin

Como aumentar a autonomia do carro elétrico?

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

Quer melhorar a autonomia do seu carro elétrico? Conheça os desafios e soluções para obter o máximo de quilometragem em seu carro elétrico.

Como aumentar a autonomia do carro elétrico?

Há quatro maneiras principais de um motorista melhorar a autonomia do carro elétrico, são elas: o estilo de direção; a manutenção do veículo; a carga transportada e a utilização dos pneus certos para carros elétricos.

Conheça os desafios e soluções para obter o máximo de quilometragem em seu veículo elétrico.

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Adote um estilo de direção suave e preventivo

O fator mais importante que afeta a distância média que um carro elétrico pode percorrer é conhecido como direção ecológica.

A direção ecológica é o estilo de direção número um para otimizar o consumo de energia, tanto na forma como o motorista acelera, como freia. Por isso, alguém que regularmente acelera rapidamente após um sinal vermelho e freia bruscamente terá menos autonomia do que um motorista com um estilo de direção mais suave.

A velocidade também é um fator. A autonomia varia dependendo se você está dirigindo no centro da cidade, no campo ou na estrada. Portanto, quanto mais rápido você dirige, mais rápido você usa a autonomia.

Permaneça em dia com a manutenção do veículo

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Se há uma coisa importante a lembrar, é que a autonomia do carro elétrico está consideravelmente ligada à sua manutenção em geral. Isso não inclui apenas verificações regulares de manutenção com um mecânico, mas também envolve cuidados sazonais e monitoramento da calibragem dos pneus do seu carro elétrico.

Por exemplo, o inverno pode afetar diretamente a autonomia do carro elétrico: quando fica frio, a eficiência global da bateria e do motor tende a diminuir. Abaixo de zero grau, a autonomia também pode ser afetada. É por isso que muitos fabricantes oferecem a opção de esquentar o carro antes de partir.

A calibragem do pneu de carro elétrico também é um fator significativo que afeta a distância média que um carro elétrico pode percorrer. Dirigir com pneus com calibragem insuficiente resultará em consumo desnecessário de eletricidade, pois os pneus exigem mais energia para rodar. Sem falar que pneus calibrados incorretamente podem causar desgaste prematuro.

Saiba mais sobre como e quando verificar a calibragem dos pneus.

Remova a carga desnecessária

A autonomia depende da carga que o veículo transporta: quanto mais peso tiver dentro de um carro, mais energia será necessária para movê-lo. Há inevitavelmente uma perda de autonomia. Portanto, verifique se você não está carregando peso desnecessário no porta-malas!

A aerodinâmica também entra em jogo aqui. Racks de teto, porta-bicicletas, por exemplo, adicionam resistência, aumentando o consumo de energia e reduzem a autonomia. Por isso, para obter a eficiência ideal do carro elétrico, caso não vá viajar, remova todos os acessórios externos para obter o máximo de autonomia do carro elétrico.

Equipe seu veículo com os pneus certos para carros elétricos

Equipar o seu carro com os pneus certos para carros elétricos é essencial para obter o máximo de eficiência de carros elétricos em termos de autonomia. Os pneus têm um papel fundamental a desempenhar, especialmente através do que chamamos de resistência ao rolamento. Para que um pneu rode, ele precisa dissipar um pouco de energia, e essa pequena quantidade de energia dissipada consome a autonomia da bateria. Simplificando: quanto menor a resistência ao rolamento, mais autonomia você pode obter do seu veículo elétrico.

Assim, na Michelin, a resistência ao rolamento está no centro do design dos nossos pneus para carros elétricos:

No mercado de pneus de reposição premium MICHELIN e.Primacy, aumenta sua autonomia em cerca de 7% ou cerca de 30 km para um veículo com autonomia de 400 km em relação a outros pneus de sua categoria (1)( 2). Para o seu veículo elétrico de alto performance, o MICHELIN Pilot Sport EV oferece 60 km de autonomia adicional (3)

Como saber quais pneus oferecem a melhor resistência ao rolamento?

Como encontrar os pneus de carros elétricos mais adequados para o seu veículo? Em alguns países na Europa (e em breve na China), existe uma etiqueta específica – como o adesivo que você encontra na sua geladeira. Nesta etiqueta, “Classe A” indica a menor resistência ao rolamento. Portanto, se você comparar pneus “Classe A” com pneus “Classe C”, obterá mais autonomia do primeiro.

INFORMAÇÕES LEGAIS:

(1) A categoria de pneus - MICHELIN e.PRIMACY é definida como um dos pneus de verão Premium, como as marcas CONTINENTAL, GOODYEAR, BRIDGESTONE, PIRELLI, DUNLOP, e não são dedicados à aplicação de equipamento original (ou seja, não são projetados para atingir os objetivos específicos dos fabricantes de carro), mas são pneus que podem ser adquiridos em revendedoras.

 

(2) - Maior alcance da bateria EV e redução de CO₂ - Quando novo, o MICHELIN e.PRIMACY gera 2kg/t em média de resistência ao rolamento menos que os concorrentes, é equivalente na redução do consumo de combustível de até 0,21l/100 km, equivalente a um ganho na emissão de CO₂ de até 5 g para um VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente de ganho de até 7 % na autonomia para um VW e.Golf.

 

(3) - Estudo interno de resistência ao rolamento realizado em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, comparando MICHELIN Pilot Sport EV (6,7 kg/t) versus SUV MICHELIN Pilot Sport 4 (8,8 kg/t). Para um veículo elétrico de massa 2151 kg, com autonomia de 540 km, essa diferença de 2,1 kg/t leva a um ganho de autonomia de mais de 60 km, ou mais de 10% da autonomia inicial.

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