Driving safely on mountain roads

DIRIGIR COM SEGURANÇA EM REGIÕES DE MONTANHA

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

Conduzir em estradas de montanha requer precauções e comportamentos adequados para manter-se em segurança, especialmente em condições meteorológicas difíceis como estradas molhadas, com neve ou geadas.

Continue a ler para saber o que dizem os nossos especialistas sobre a condução segura em regiões de montanha:

Como estar bem preparado antes da viagem

Antes de pegar a estrada recomendamos que você tome algumas precauções de segurança para tornar a sua direção por montanha mais serena.

1 - Esteja equipado com acessórios úteis

Em primeiro lugar, sugerimos uma lista de acessórios que podem ser úteis para a sua segurança numa estrada de montanha, sobretudo no inverno:

  • um spray descongelante e um raspador descongelar mais rapidamente o para-brisas e as janelas, por exemplo se o carro passou a noite sob intempérie com baixas temperaturas
  • uma caixa de papelão para arrancar com o carro caso as rodas patinem
  • mantas e casacos para o caso de precisar esperar no carro
  • lanches e bebidas.
     

2 - Verifique os níveis de óleo e refrigerante

Ninguém gosta de sofrer uma avaria, sobretudo quando faz frio e em estradas em regiões de montanha. Para evitar, recomendamos que verifique o nível de óleo antes de sair, já que servirá para evitar o superaquecimento do motor e outros componentes do carro. O líquido refrigerante também deve ser completo, já que ajudará a manter a temperatura do motor abaixo dos 100°C em todo momento. Se a temperatura sobe muito durante a viagem, o melhor é parar num local adequado e esperar uns minutos até que baixe.

3 - Verifique os faróis

Em uma estrada é fundamental ver e ser visto, ainda mais numa estrada de montanha, onde a visibilidade pode ser dificultada pelas mudanças das condições meteorológicas e a ausência de iluminação pública. Por isso, a importância de rever os faróis dianteiros e traseiros, o que lhe permitirá iluminar o seu caminho e ser visto pelos outros condutores.

4 - Verifique os limpadores de para-brisas

Se chover, você precisará dos seus limpadores de para-brisas para garantir a melhor visibilidade possível. Lembre-se também de verificar o nível do líquido dos limpdores de para-brisas.

5 - Verifique os pneus

Há duas coisas importantes que deve verificar nos seus pneus:

  • O nível de desgaste
  • A pressão
     

O desgaste dos pneus é inevitável com o passar do tempo e, caso atinja o limite legal, é perigoso conduzir e obrigatório substituí-los. Isso acontece pois quando as bandas de rodagem dos pneus alcançam o seu nível máximo de desgaste, já não são capazes de oferecer o mesmo rendimento, sobretudo em pista molhada. Descubra como verificar o nível de desgaste dos seus pneus.

A pressão dos pneus deminui de forma natural com o passar do tempo. Uma pressão correta dos pneus garante um bom desempenho na estrada e, portanto, mais segurança. Também evita o desgaste desigual e/ou prematuro dos pneus. Por isso recomenda-se fortemente verificar a pressão dos pneus com regularidade, especialmente antes de iniciar uma viagem longa ou dirigir em região de montanha.

Você pode calibrar pneus com um calibrador de pneu em um posto de gasolina

Todos os pneus estão adequados para dirigir por estradas em regiões de montanha?

Ao dirigir em regiões montanhosas, acaba-se mais exposto a condições meteorológicas que mudam e, por vezes, geram situações difíceis. Por isso, para a sua segurança, é importante equipar-se com pneus adequados e de alta performance.

novo pneu michelin primacy 4 para carros

Dirigir em estradas de montanha: conselhos para uma condução segura

Ao dirigir em regiões de montanha, sabemos que vamos encontrar estradas sinuosas com diferentes graus de descida. A visibilidade pode ser reduzida, as curvas são frequentes e algumas podem ser bem fechadas. Dirigir com segurança, inclusive em estradas secas, significa adaptar o seu comportamento ao volante.

Conselhos gerais

  • Dirija sempre com cuidado e devagar, mantendo uma distância de segurança, especialmente se a estrada estiver molhada, com neve ou geada.
  • Antes de uma curva com pouca visibilidade, reduza a velocidade e não hesite em sinalizar a sua chegada tocando a buzina. Deste modo, os possíveis condutores que circulem em sentido contrário perceberão a sua chegada antes de vê-lo.

 

Dirigir com segurança para cima

Reduza a velocidade antes de cada curva e acelere suavemente na mesma. Se o carro baixa de rotação, é sinal de que está com dificultade com a pendente. No lugar de pisar o acelerador mais fundo, reduza uma marcha e recupere o controle. Isto pode ser especialmente útil ao pegar uma curva íngrime ou desigual, como por exemplo em zigzag.

Dirigir com segurança para baixo

Ao dirigir descendo uma ladeira, utilize os freios, mas sobretudo o freio do motor: use as diferentes marchas da caixa de velocidades para manter-se ligeiramente arrastado com o fim reduzir a velocidade do carro.

Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site