Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans
Manter a calibragem dos pneus recomendada para o seu veículo não apenas otimiza o desempenho, mas também aumenta sua segurança e a dos outros usuários da estrada.
Por outro lado, a incorreta calibragem dos pneus reduzirá a aderência dos pneus, aumentando as distâncias de frenagem. Também pode danificar os pneus, reduzir a vida útil e aumentar o consumo de combustível. Vejamos como evitar esses riscos e qual a calibragem dos pneus necessária para o seu veículo.
Qual é a calibragem para os seus pneus?
Verificar a calibragem dos pneus é simples. É importante usar a calibragem recomendada pelo fabricante para evitar pressão excessiva ou insuficiente.
• A calibragem excessiva pode levar ao desgaste no centro do pneu de forma prematura.
• A calibragem insuficiente pode levar ao desgaste prematuro na região do ombro do pneu. Reduz as qualidades de aderência.
A calibragem dos pneus recomendada pelo fabricante
A calibragem foi definida de forma ideal pelo fabricante para a combinação veículo/pneu. Todos os desempenhos foram verificados pelo fabricante com um objetivo claro: sua segurança. Por isso, é imprescindível consultar a calibragem recomendada pelo fabricante do seu veículo.
Geralmente ela é indicada:
• em um adesivo na porta do motorista,
• na tampa do tanque de combustível,
• ou no manual do veículo.
A calibragem recomendada para os pneus dianteiros e traseiros pode não ser a mesma. Você também verá que dois tipos de calibragem são indicados:
• Calibragem normalizada: esta é a calibragem padrão
• Calibragem de carga: a adotar quando o veículo está particularmente carregado, por exemplo, durante as viagens.
A calibragem é indicada na unidade de pressão utilizada no seu país: em BAR ou em PSI (1 bar = 14,50 psi).
Vá até uma de nossas lojas para retirar suas dúvidas
ou conheça seu pneu ideal!
Os riscos da incorreta calibragem dos pneus
As recomendações do fabricante são essenciais para a sua segurança e é preciso consultá-las para verificar a calibragem dos seus pneus. Caso contrário, seu desempenho pode ser reduzido, especialmente nos seguintes casos:
Resistência
Dirigir com pneus com a calibragem insuficiente causa a deterioração da estrutura geral do pneu, o que pode levar a deslocamento e/ou ruptura.
Aquaplanagem
Se a calibragem dos pneus estiver abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo, há um forte aumento no risco de aquaplanagem.
Frenagem
Uma diferença de 1 bar, ou 14 psi, da recomendação de pressão do fabricante do veículo pode aumentar a distância de frenagem em estradas molhadas em 11 metros.
Consumo de combustível
Pneus com calibragem insuficiente de 14 psi (1 bar) têm maior resistência ao rolamento, o que aumenta o consumo de combustível em 1 tanque por ano.
Correta calibragem dos pneus: uma atitude segura, econômica e responsável
A correta calibragem de pneus promove a segurança, é mais econômica e é melhor para o meio ambiente.
E como um pneu perde parte de sua pressão por causas naturais (normalmente em torno de 0,07 bar por mês), é necessária uma verificação regular.
Seu veículo também pode estar equipado com um TPMS (sistema de monitoramento de calibragem dos pneus), que alerta quando os pneus estão com calibragem insuficiente. No entanto, é recomendável que você não espere este alerta para se preocupar com a calibragem correta dos seus pneus.
Encontre uma revenda mais próxima de você em segundos
Buscar por
Endereço ou CEP
Carro
-
Carro
-
Motorbike
Localizar-me
5 principais cidades do Brasil