Verificar a calibragem dos pneus é simples. É importante usar a calibragem recomendada pelo fabricante para evitar pressão excessiva ou insuficiente.
• A calibragem excessiva pode levar ao desgaste no centro do pneu de forma prematura.
• A calibragem insuficiente pode levar ao desgaste prematuro na região do ombro do pneu. Reduz as qualidades de aderência.
A calibragem dos pneus recomendada pelo fabricante
A calibragem foi definida de forma ideal pelo fabricante para a combinação veículo/pneu. Todos os desempenhos foram verificados pelo fabricante com um objetivo claro: sua segurança. Por isso, é imprescindível consultar a calibragem recomendada pelo fabricante do seu veículo.
Geralmente ela é indicada:
• em um adesivo na porta do motorista,
• na tampa do tanque de combustível,
• ou no manual do veículo.
A calibragem recomendada para os pneus dianteiros e traseiros pode não ser a mesma. Você também verá que dois tipos de calibragem são indicados:
• Calibragem normalizada: esta é a calibragem padrão
• Calibragem de carga: a adotar quando o veículo está particularmente carregado, por exemplo, durante as viagens.
A calibragem é indicada na unidade de pressão utilizada no seu país: em BAR ou em PSI (1 bar = 14,50 psi).