220513 header 1920x1080 v5

Inovação Michelin: enfrentando o desafio da eletromobilidade

Você está pensando em comprar um carro elétrico? Bem, você não é o unico! Em 2027, quase 40% dos veículos novos registados serão elétricos, o que é três vezes mais do que em 2022. O setor automotivo – ao qual a Michelin pertence – está passando por uma revolução em larga escala. Na Michelin, colocamos a nossa experiência em pneus e o nosso poder inovador ao seu favor - para que as cidades em que vivemos se tornem gradualmente mais descarbonizadas. Conheça algumas das muitas soluções que a Michelin tem para oferecer.

A Michelin desenvolve soluções de mobilidade inovadoras há mais de 100 anos. Os produtos e serviços Michelin superam as expectativas dos clientes, ao mesmo tempo que limitam o impacto ambiental. Já em 1899, a Michelin já desenvolvia pneus para um veículo eléctrico - o “Jamais Contente”, o primeiro carro a bater o recorde de velocidade de 100 km/h. Desde então, desde os primeiros pneus radiais até o MICHELIN EnergyTM Saver, a Michelin tem inovado continuamente para criar pneus que emitem menos CO2, consomem menos recursos, duram mais e têm uma pegada de carbono menor. Hoje, mais do que nunca, o desenvolvimento sustentável é a força motriz da missão da Michelin e da sua oferta de produtos e serviços.

Michelin, pioneira e líder tecnológica em pneus para carros elétricos

Os veículos elétricos exigem muito dos pneus. Peso da bateria, torque elevado, frenagem regenerativa, autonomia, baixo nível de ruído – a necessidade de ter em conta todas estas características específicas dos veículos elétricos significa que os consumidores e os fabricantes automóveis estão cada vez mais voltando sua atenção para os pneus. É necessário um desempenho cada vez maior dos pneus em termos de vida útil, eficiência energética, capacidade de carga e conforto e a Michelin procura a excelência em todos eles.

  • Resistência ao rolamento 

Para otimizar a autonomia da bateria, os veículos elétricos necessitam de pneus com baixa resistência ao rolamento, um campo em que a inovação e a liderança da Michelin são reconhecidas. A Michelin conseguiu aumentar a eficiência energética dos seus pneus para automóveis de passageiros em 20% nos últimos vinte anos, sem comprometer a segurança ou a longevidade(1).

Electric vehicle
electric mobility
  • Vida útil

Veículos elétricos são sinônimos de alto torque, frenagem regenerativa e baterias pesadas. Estes fatores influenciam inevitavelmente a vida útil e o desempenho dos pneus ao longo do tempo, outro campo em que a Michelin sempre foi pioneira. “Performance feita para durar(2) ilustra o compromisso da MICHELIN em fabricar pneus que durem e ao mesmo tempo ofereçam excelente desempenho ao longo do tempo para evitar a substituição prematura.

  • Capacidade de carga

Os veículos elétricos são mais pesados devido ao peso das baterias. A Michelin fornece pneus com a mesma dimensão ou com diâmetro maior, mas que oferecem maior capacidade de carga. A Michelin também lançou o pneu Selfseal, que se auto-repara em caso de furo, economizando assim o peso adicional de um pneu sobressalente.

  • Ruído 

A tecnologia MICHELIN Acoustic contribui para reduzir o ruído interior causado pelos pneus graças a um anel de espuma de poliuretano no interior do pneu - este é um grande benefício para os veículos eléctricos e seus motores silenciosos.

Michelin - parceira de confiança

Para além do rendimento real dos pneus, Michelin compromete-se a limitar o impacto dos seus produtos durante todo o seu ciclo de vida. Este foco sustentável converte o Grupo no parceiro preferido dos construtores de automóveis. Michelin tem quase 300 homologações de veículos elétricos e colabora com mais de 50 marcas em todo o mundo(3).

Dado que os veículos elétricos estão muito mais conectados, Michelin também pode reclamar a sua liderança em soluções de manutenção preditiva com algorítmos integrados. De facto, em 2021, Michelin foi o primeiro fabricante em lançar um pneu conectado com sensor integrado.

Pneus que marcam a diferença para os carros elétricos

Graças a mais de vinte anos de investimento, todos os pneus MICHELIN são compatíveis com veículos elétricos. Aqui tem dois exemplos de pneus MICHELIN para o seu veículo elétrico:

Pneu MICHELIN e.PRIMACY
MICHELIN e.Primacy

Para os condutores de veículos elétricos, MICHELIN e·Primacy oferece 7% mais de autonomia de bateria(4).

DECLARAÇÕES LEGAIS

(1) - Fonte: Documento de registo universal Michelin 2022

(2) - As seguintes gamas estão concebidas para oferecer uma longa vida útil e performances duradouras: MICHELIN CrossClimate², MICHELIN CrossClimate 2 SUV, MICHELIN Primacy 4+, MICHELIN e.Primacy, MICHELIN Pilot Sport 4S, MICHELIN Pilot Sport 5, MICHELIN Pilot Sport EV , MICHELIN Pilot Sport 4 SUV, MICHELIN Alpin 6 e MICHELIN Pilot Alpin 5.

(3) - Fonte: Departamento de Equipamentos de Origem de Michelin Automotive (2023)

(4) - Quando está novo, o MICHELIN e·Primacy gera uma média de 2 kg/t menos de resistência ao rolamento que os seus concorrentes, quer dizer, uma poupança de combustível de até 0,21 l/100 km para um VW Golf 7 1.5 TSI, ou 7% mais de autonomia para um VW e.Golf com a dimensão 205/55 R16 91V, comparando MICHELIN e·PRIMACY (novo: 5.58kg/t) vs. MICHELIN PRIMACY 4 (novo: 7.74kg/t); BRIDGESTONE TURANZA T005 (novo: 7.17kg/t); CONTINENTAL ECOCONTACT 6 (novo: 6.39kg/t); CONTINENTAL PREMIUM CONTACT 6 (novo: 8.93kg/t); DUNLOP BLURESPONSE (novo: 7.97kg/t); GOODYEAR EFFICIENT GRIP 2 (novo: 7.01kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 BLUE (novo: 6.96kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 (novo: 8.79kg/t). O “consumo de energia” refere-se ao combustível derivado do petróleo para os veículos com motor de combustão e híbridos e à eletricidade para os veículos elétricos.

Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site