Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans
Qual o melhor pneu? Como escolher os melhores pneus para o meu carro? Caso tenha essas dúvidas, nosso artigo ajudará você a considerar os critérios importantes para fazer a escolha certa.
O tamanho do pneu pode parecer o único fator importante para decidir quais pneus comprar. No entanto, como veremos, também é essencial levar em consideração o seu estilo de condução e as condições climáticas. Para ajudar você a fazer a escolha certa, também falaremos do sistema europeu de rotulagem e ofereceremos uma ferramenta para a tomada de decisão.
Observe as dimensões indicadas pelo fabricante
Este é o primeiro critério a considerar ao escolher pneus para seu carro.
Como um pneu não possui um tamanho padrão, verifique antes de mais nada os tamanhos de pneus compatíveis com o seu veículo antes de fazer sua escolha de acordo com os outros critérios que explicaremos a seguir.
Onde posso achar os tamanhos de pneu recomendados para o meu carro?
Observe a lateral de um dos seus pneus e anote os números e letras indicados.
Essas informações ajudarão você a achar os pneus compatíveis com seu carro.
Aqui está um exemplo das dimensões completas de um pneu: 255/55 R17 72H
Você também pode encontrar os tamanhos dos pneus na porta do motorista ou do passageiro:
Os tamanhos dos pneus também estão listados no manual do proprietário do seu veículo (que você encontra no porta-luvas). Esses documentos geralmente contêm todas as informações relativas ao tamanho e especificações do pneu, bem como a calibragem adequada.
O que significam essas letras e números?
Largura do pneu ou largura da seção : (Exemplo : 255)
A largura do pneu em milímetros é medida do ponto mais largo do flanco externo até o ponto mais largo do flanco interno do pneu.
Proporção : (Exemplo : 55)
A proporção se refere à relação entre a altura do flanco e a largura do pneu. Quanto menor a proporção, menor a altura do flanco, o que significa melhor performance nas curvas, porém com uma direção menos suave.
Construção: (Exemplo: R)
Indica a construção interna do pneu. Ela por ser R (radial) como a maioria dos pneus, D (construção diagonal), ou B (cinturada, do inglês “belted”)."
Diâmetro da roda: (Exemplo: 17)
O número é expresso em polegadas e indica o diâmetro da roda na qual o pneu é projetado para se encaixar."
Índice de carga: (Exemplo: 72)
Indica quanto peso o pneu está certificado para transportar com calibragem máxima segura. Os números referem-se a uma tabela que especifica a capacidade de carga do pneu.
Por exemplo, 72 = 355 kg.
Você pode encontrar o seu na tabela de índices de carga:
Tabela de códigos de velocidade : (Exemplo : H)
Indica a velocidade máxima segura em que um pneu é certificado para transportar uma carga sob condições especificadas. Os códigos de velocidade variam de A (mais baixo) a Y (mais alto), com uma exceção: H fica entre U e V.
Por exemplo, H = 210 km/h.
Para saber a velocidade máxima do seu pneu, consulte a classificação de velocidade do pneu. O excesso do limite de velocidade permitido não é recomendado nem incentivado.
Pneus com alta capacidade de carga (pneus HL)
Os pneus HL são projetados para suportar a carga de veículos elétricos e híbridos. É possível usar o mesmo tamanho de pneu, mas com maior capacidade de carga.
Como identificar um pneu HL? graças ao prefixo HL localizado no início das medidas do pneu.
O que são pneus originais (OE)?
“OE” significa “Equipamento Original”, o que significa que os pneus foram aprovados pelo fabricante do seu veículo para serem instalados como padrão no seu veículo.
Alguns fabricantes de veículos, como Audi, BMW, Mercedes e outros, equipam seus veículos com pneus projetados especificamente para sua marca. Esses pneus têm uma identificação especial de originalidade no flanco. Neste caso, a MICHELIN recomenda substituir os pneus do seu veículo por pneus com a identificação de originalidade específica.
Tabela de identificações de originalidade por marca de veículo:
Agora que você já sabe como identificar os tamanhos,
veja qual é seu pneu ideal!
Escolher pneus para meu carro de acordo com minhas necessidades e condições de uso
Após obter as dimensões, existem três outros critérios a serem considerados:
- as condições climáticas nas quais você dirige
- seu estilo de condução
- o tipo de veículo (elétrico ou à combustão)
Seu estilo de condução:
para garantir uma condução agradável, procure pneus que correspondam à sua forma de dirigir.
Se você aprecia uma viagem tranquila e confortável:
procure pneus que mencionem especificamente conforto, direção suave ou baixo ruído da estrada. De modo geral, os pneus de passeio com classificação de velocidade do pneu mais baixa (classificações S, T ou H no flanco) são ideais para mais conforto em vez de mais velocidade – nunca use um pneu com classificação de velocidade inferior à especificada pelo fabricante do seu veículo. Além disso, evite pneus com designs de banda de rodagem agressivos – eles são modernos, mas podem gerar muito ruído na estrada.
Nosso pneu Primacy 4+, por exemplo, seria uma boa escolha.
Se você gosta de sentir cada curva:
procure pneus que mencionam excelente manuseio ou precisão de direção. Eles são comumente chamados de pneus de alta performance e possuem classificações de velocidade mais altas, o que significa que são otimizados para fornecer melhor controle e uma direção mais rígida e precisa.
Nossos pneus Pilot Sport, por exemplo, são adequados para este estilo de condução.
O tipo de veículo (elétrico ou combustão):
cada vez mais veículos elétricos estão sendo introduzidos no mercado. Pneus específicos são oferecidos, pois são projetados para as características particulares desses tipos de veículo. Pneus com baixa resistência ao rolamento, por exemplo, são adequados para maximizar o alcance da bateria. Isso se aplica aos nossos pneus E-Primacy e Pilot Sport EV.
Embora o E-Primacy não seja especificamente projetado para veículos elétricos, ele é particularmente adequado por sua capacidade em oferecer baixa resistência ao rolamento. O Pilot Sport EV é mais adequado para veículos elétricos “esportivos” (por exemplo, Porsche Taycan, Tesla Model Y, etc.)
GRUPO DE GAMAS DE PNEUS | PARA QUE VEÍCULOS? | RECOMENDADO PARA |
MICHELIN Primacy ⁴ ⁺ | VW Golf 8, BMW Serie2, Renault Scenic, Peugeot 3008, DS3 CrossBack | Thermic |
MICHELIN e·Primacy | VW Golf 8/e.Golf, Peugeot 3008/3008 Hybrid, Renault Zoe, DS5 Hybrib | Thermic & Electric |
MICHELIN Pilot Sport ⁵ | AUDI A4, MERCEDES C, BMW X3-X5 AMG GLE | Thermic |
MICHELIN Pilot Sport EV | TESLA Model Y, AMG EQS, VOLVO XC 40BEV | Electric |
MICHELIN Pilot Sport ⁴ ˢ | BMM M3, PORSCHE 911(II), AMG CLS53 | Thermic & Electric |
MICHELIN CrossClimate² | VW Golf 8, Peugeot 3008, Renault Kadjar, Volvo XC40, Audi Q3 | Thermic & Electric |
Escolher pneus para meu carro usando a rotulagem europeia de pneus
Para ajudar a escolher os melhores pneus para o seu automóvel, você pode também utilizar o sistema de rotulagem estabelecido pelas autoridades europeias, que permite destacar determinadas performances dos pneus, em particular a aderência em piso molhado e a eficiência energética, com uma classificação que varia de A a E.
Veja nosso artigo sobre a rotulagem europeia de pneus
Encontre o pneu ideal
Indique o modelo do veículo ou a dimensão do pneu
We're searching for your tire...
Wait few seconds we're processing your photo