Tyre valve replacement

COMO SUBSTITUIR UMA VÁLVULA DE PNEU?

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

O que é uma válvula de pneu? Qundo deve ser substituída? E como subsituir? No nosso artigo encontrará a resposta a todas estas perguntas.

O que é uma válvula de pneu?

Uma válvula de pneu é parte de cada pneu. Mantém o pneu vedado e evita que o ar escape. Serve para injetar ar no pneu e manter a pressão correta.

Uma válvula consiste em três partes

  • o corpo, feito de borracha e com ranhuras para enroscar a tampa,
  • a tampa,
  • o núcleo, que parece uma haste metálica e que está no centro do corpo (a parte encarnada é a junta).
     

Uma válvula deve ter sempre uma tampa para evitar a perda de ar. Portanto, se você notar que uma das suas válvulas não tem tampa, é imprescindível substitui-la.

A tyre valve

Quando se deve subsituir a válvula do pneu?

Há duas situações em que é necessário substituir a válvula.

1 - Ao substituir o pneu

A operação de substituição da válvula realiza-se sempre que se montar um pneu novo.

  • Se se trata de uma válvula de borracha e ela é cortada, se substitui por uma nova.
  • Se se trata de uma válvula eletrônica TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), quer dizer, com sensor de pressão, não se substitui toda a válvula, só a junta interior para manter a estanqueidade.
     

2 - Quando a válvula do pneu está porosa

Em caso de perda lenta de pressão, pode haver porosidade na própria válvula, ou no núcleo do interior da válvula. Isto não é habitual, mas pode ocorrer.

Esta porosidade compromete a estanqueidade, provoca uma perda anormal de ar e, portanto, requer a substituição da válvula, ainda que o pneu siga em bom estado.

Por que é isto sucede?

Parte da válvula é feita de borracha. À medida que envelhece, este material perde as suas propriedades de vedação. Por isso se recomenda mudar a válvula sempre que se substitua o pneu.

Mas pode ser necessário mudar a válvula antes de que o pneu chegue ao final de sua vida útil. Por exemplo, se você só faz trajetos curtos pela cidade, o pneu se desgasta pouco com os anos, mas o envelhecimento da borracha da válvula pode torná-la porosa com o passar dos anos. Neste caso, a válvula deve ser sustituiída antes de mudar de pneu para evitar a perda de pressão.

Como saber se a válvula do pneu está porosa?

Em qualquer caso, é essencial verificar regularmente a pressão dos pneus.

  • Se você não notar nenhuma perda de pressão anormal, a válvula segue em bom estado.
  • Se, pelo contrário, há uma perda anormal de pressão, a estanqueidade da válvula pode ser questionável (também pode haver outras razões, como um furo).
     

Neste segundo caso, será preciso verificar o pneu com um profissional. Se você verificar que a válvula está porosa enquanto o pneu continua em bom estado, se limitará a substituir a válvula.

Você pode calibrar pneus com um calibrador de pneu em um posto de gasolina

Um pequeno truque para saber se a válvula está porosa:

Assegure-se de que a tampa está bem enroscada e, em seguida, mova a válvula de um lado para outro. Se escutar pequenos ruídos de ar escapando, está porosa.

Também pode molhar a válvula com água e sabão antes de movê-la: se há uma fuga de ar, aparecerão pequenas borbulhas.

Como se substitui uma válvula de pneu?

O procedimento de substituição de uma válvula requer duas coisas (recomendado que seja feito por um profissional):

  • Saber como fazer,
  • Estar equipado com os acessórios e as ferramentas profissionais para desmontar o pneu, substituir a válvula (ou a junta interior se se trata de uma válvula eletrônica), ajustar o equilíbrio da roda seguindo os parâmetros corretos.
     

Sem estes conhecimentos e equipamentos, substituir uma válvula pode ser arriscado e constituir um risco na estrada. Por isso, recomendamos que seja feito por um profissional. Para encontrar um próximo de você, utilize a nossa ferramenta de busca:

map search desktop

Encontre pontos de venda de pneus perto de si em segundos

Buscar por
Endereço ou CEP
Carro
  • Carro
  • Motorbike
Localizar-me
Buscar

Outros artigos relacionados

Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site