Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans
Neste artigo, você aprenderá a ler o tamanho de um pneu, sua carga e velocidade máximas e a descobrir como a marca, a gama e o tipo de pneu são exibidos em seu pneu. Você também aprenderá sobre outras marcações de pneus, como o significado da marcação OE.
O que significam os números nos pneus?
Ao observar o flanco do pneu, você notará diversos códigos alfanuméricos e símbolos. O que significa a marcação de pneu?
Essas marcações de pneus fornecem informações importantes sobre o uso ou troca dos pneus.
Como ler o tamanho de um pneu?
A dimensão do pneu é definida por números e uma letra, conforme mostrado aqui, em amarelo.
Observe que esses caracteres às vezes são acompanhados por letras adicionais que indicam o uso recomendado do pneu.
Essas letras podem ser:
- P: carro de passeio
- LT: Light Truck (caminhão leve)
- C: Pneus para van comercial
- XL, HL ou Reforçado: Pneus com capacidade de carga superior ao normal para suas dimensões. Esses pneus precisam ser substituídos por um equivalente (exemplo: um pneu HL por outro pneu HL)
- T: Temporário (estepes)
Agora que você sabe como identificar seu pneu, que tal descobrir seu pneu ideal MICHELIN?
Como ler a largura de um pneu e proporção?
Exemplo: 205/55
Estas são marcações de pneu importantes que ajudarão você a encontrar o pneu certo quando precisar trocá-lo.
O primeiro dos dois números é a largura do pneu. Ela é indicada em milímetros e define a distância entre os flancos internos e externos do pneu. Por exemplo, 205 significa que o seu pneu tem nominalmente 205 mm de largura.
O segundo número é a relação entre a altura do flanco e a largura do pneu. É indicada em porcentagem. Por exemplo, 55 indica que a altura do flanco, entre o topo da banda de rodagem e o aro, corresponde a 55% da largura do pneu.
Como ler o tipo de construção do pneu e o diâmetro da roda?
Exemplo: R 17
Essa marcação de pneu é geralmente composta por uma letra e um número.
A letra R indica que a construção interna do pneu é radial.
A tecnologia radial, inventada pela Michelin, usa combinações de borrachas e materiais de reforço metálicos e têxteis para formar estruturas extremamente robustas na banda de rodagem, mas flancos flexíveis. Permite uma vida útil mais longa da banda de rodagem e reduz o consumo de combustível graças à redução da resistência ao rolamento.
Após a letra, você encontrará um número. Em nosso exemplo: 17.
Esse número é expresso em polegadas e indica o diâmetro da roda na qual o pneu é projetado para se encaixar.
Como ler a carga e velocidade máximas de um pneu?
Exemplo: 91 V
No flanco do pneu, você encontrará um número e uma letra.
A carga do pneu ou índice de carga (em nosso exemplo: 91) é um código que corresponde a uma carga máxima (em kg) que pode ser transportada por um único pneu.
A classificação de velocidade do pneu (em nosso exemplo: V) é um código que corresponde à velocidade máxima na qual um pneu pode suportar sua carga máxima.
Você encontrará uma tabela de correspondência entre esses códigos e seus valores em nosso artigo sobre classificações de carga e velocidade. Essas classificações são informações importantes, assim como o tamanho dos pneus, especialmente para a escolha de pneus novos para seu carro.
Como identificar a marca e a gama do pneu?
Isso é simples. A marca do fabricante sempre consta no flanco, assim como a gama do pneu.
Nesta imagem, o nome “MICHELIN” e o boneco da Michelin podem ser vistos claramente, assim como o nome “Pilot Sport 4 S” que se refere à gama do pneu.
Como identificar o tipo de pneu?
A palavra “Tubeless” no flanco do pneu indica que ele não requer uma câmara de ar. Observe que às vezes é necessária uma câmara de ar para certas rodas, mas nesses casos é importante avaliar se a câmara de ar e o pneu são compatíveis.
Por outro lado, a inscrição “Tube type” indica que o pneu deve ser equipado com uma câmara de ar.
Qual é a vantagem? Um conjunto sem câmara de ar é mais leve, mais eficiente em termos de combustível e geralmente mais confiável devido aos danos que podem ocorrer nas câmaras de ar durante o uso.
Como saber a calibragem do pneu?
Existem marcações no flanco do pneu (MAXLOAD e MAX PRESS) que indicam a carga máxima e a pressão máxima do pneu. No entanto, esses não são necessariamente os valores de carga e pressão para seu veículo.
Para garantir que os pneus funcionem corretamente em seu veículo, é preciso consultar as calibragens recomendadas pelo fabricante do seu veículo. Normalmente, elas podem ser encontrados no manual do proprietário, no adesivo na porta do motorista ou na tampa do tanque de combustível.
Como ler a data de fabricação do pneu?
A data de fabricação do pneu aparece no campo DOT (Department Of Transportation), onde também estão outras marcações de pneu.
Os primeiros códigos são para os requisitos do mercado dos EUA. O código da data aparece no final, indicado em quatro números.Os dois primeiros números designam a semana e os dois últimos números, o ano de produção. Neste exemplo, a data de fabricação do pneu do pneu indica 4714, o que significa que o pneu foi fabricado na 47ª semana do ano de 2014.
Quanto ao fim da vida útil do pneu, o único indicador é o seu desgaste. Isso pode ser medido com a ajuda de indicadores de desgaste.
Como saber se o pneu atingiu o nível máximo de desgaste?
Seu pneu possui indicadores de desgaste.
Essas pequenas saliências de 1,6 mm de altura estão presentes entre os sulcos do pneu.
Nos pneus Michelin, você pode identificá-los facilmente pelo pequeno símbolo do boneco da Michelin que consta em diversos pontos do flanco do pneu. Ao ver o boneco da Michelin, você sabe que os indicadores de desgaste estão alinhados na largura do pneu.
Quando a banda de rodagem do pneu está gasta ao mesmo nível que os indicadores de desgaste, o pneu atingiu o nível mínimo de profundidade da banda de rodagem.
Significado das marcações dos pneus:
Marcação OE de pneus originais
Alguns fabricantes de carro equipam os veículos com pneus ajustados especificamente para suas necessidades.
Uma marca no pneu, que significa “Equipamento Original”, indica que o pneu foi projetado pelo fabricante de pneu e aprovado pelo fabricante do seu veículo para ser instalado como pneu padrão.
A marcação OE se refere não apenas ao fabricante, mas também ao modelo específico do carro. As diferenças entre os pneus desses tipos podem estar relacionadas ao manuseio do veículo, conforto, ruído e, às vezes, aos requisitos dos sistemas de transmissão e software do veículo. Além disso, a resistência ao rolamento é otimizada.
A Michelin recomenda que, caso o seu veículo tenha sido originalmente equipado com pneus com a marcação OE, eles devem ser trocados por versões corretas com a marcação OE de pneus originais.
Na imagem do exemplo, a marcação “AO” corresponde à marca Audi, como é possível ver na tabela abaixo.
Tabela de identificações de originalidade por marca de veículo:
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