Reinforced tyres

QUANDO UTILIZAR PNEUS REFORÇADOS?

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

O que são pneus reforçados e quando devem ser utilizados? Eles são necessários para o seu veículo? Leia o nosso artigo para descobri-lo.

O que são pneus reforçados?

O termo pode induzir a erro. Alguns poderiam imaginar que os pneus reforçados são capazes de suportar as condições das estradas acidentadas e pedregosas para evitar os furos... Mas na realidade, é outra coisa!

Na verdade, os pneus reforçados não são destinados a uso fora de estrada. São pneus com uma maior capacidade de carga. Permitem circular em boas condições suportando uma carga maior devido à massa do veículo.

Há várias formas de suportar a massa de um veículo:

  • aumentando o tamanho do pneu: isto aumenta o volume de ar que suporta a carga,
  • ou aumentando a sua pressão.

Para esta segunda opção foram concebidos os pneus reforçados.

Os pneus reforçados que antes tinham a inscrição REINF no flanco (por "reinforced"), agora denominam-se XL (Extra Load), em vez de SL (Standard Load).

O índice de carga do pneu (que está marcado no flanco do pneu) é maior num pneu XL que num pneu SL, o que significa que é capaz de suportar um veículo mais pesado.

Pneus reforçados para que tipo de veículos?

Os pneus reforçados estão concebidos para veículos com uma massa elevada, como os SUV.

Reinforced tyres are designed for vehicles with a high mass

Alguns exemplos:

  • BMW X2 M35i (4x4): Pneus reforçados XL, dimensão 225/45 R 19 96H
  • MERCEDES 1.3 L 109 (MPV): Pneus XL reforçados, dimensão 225/40 R 19 93H
  • RENAULT Koleos II1.8 dCi 150 (4x4): Pneus XL reforçados, dimensão 225/55 R 19 103V
  • SEAT Tarraco 1.9 TSI 190 (4x4) : Pneus reforçados XL, dimensão 235/45 R 20 100V
  • VOLVO XC 60 2.0 T6 320 (4x4): Pneus reforçados XL, dimensão 255/45 R 20 105H
     

Contrariamente ao que se podia pensar, os veículos utilitários como os comerciais que devem transportar cargas pesadas, não utilizam pneus XL. Os seus pneus têm a sua própria marcação específica designado pela letra C que é visível no flanco do pneu onde se indica a dimensão.

Qual é a diferença entre XL e HL?

 

Os pneus HL (Heavy Load) são uma norma mais recente, introduzida em 2021, para satisfazer a necessidade dos fabricantes de automóveis de pneus capazes de suportar cargas ainda maiores que os pneus XL.

Mas qual o porquê disso? Simplesmente porque chegaram novos tipos de veículos ao mercado: veículos elétricos e híbridos.

139330342 l

As baterias elétricas adicionam uma massa extra que um novo tipo de pneu teria que ser capaz de suportar sem ter que aumentar o tamanho. Por isso, a indústria concordou com uma nova norma denominada HL que agora precede ao tradicional marcado de dimensão.

Exemplo: HL 225/45 17 XL 124V

No entanto, a norma HL não está necessariamente reservada aos veículos elétricos e híbridos. Alguns carros desportivos e pesados também estão equipados com pneus HL, como o Mercedes AMG Clase C Sport e outros veículos deste tamanho.

Posso montar pneus reforçados no meu veículo?

Se o seu veículo não necessita pneus XL pelo seu peso, não tem sentido utilizá-los.

Na verdade, um pneu reforçado é mais pesado que um pneu standard, o que implica em uma maior rigides com o incoveniente de uma direção menos confortável. Também possui maior resistência ao rolamento, o que significa que consome um pouco mais de energia.

Por outro lado, se o seu veículo requer pneus reforçados devido à sua grande massa, não é recomendável montar pneus standard. Com a mesma pressão, poderiam ser esmagados e não funcionariam corretamente em estrada. Para além disso, se desgastariam mais rápido.

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