liv img mich primacy4plusdry 20210922 v06 newbackplate

Reciclagem de pneus

Dicas e conselhos para carros, SUVs e vans

Já se perguntou o que acontece com seus pneus antigos quando você os substitui? A seguir, exploramos a realidade por trás da reciclagem de pneus de carros e como a Michelin trabalha para promover sua reciclagem, enquanto se esforça constantemente para reduzir o impacto ambiental de seus próprios produtos.

Pneus de carro podem ser reciclados?

Esteja você dirigindo em seu trajeto cotidiano ou realizando viagens pelo país afora nos fins de semana, saiba que depois de um determinado tempo de estrada, os pneus eventualmente começam a mostrar sinais de desgaste. Quando seus pneus atingirem uma profundidade de banda de rodagem de 1,6 mm, você precisará substituí-los para garantir a máxima segurança na estrada, além de permanecer em conformidade com a legislação em vigor.

Você pode precisar trocar os pneus mais cedo devido a danos, furos etc. Este descarte de pneus de carro representa cerca de 30 milhões de toneladas de pneus [1] substituídos e potencialmente descartados por ano, em todo o mundo!

E se disséssemos que pneus de carro podem ser reciclados? A indústria de pneus é, de fato, um dos setores mais avançados na gestão de produtos em fim de vida. Aproximadamente 88% [2] dos pneus em fim de vida são recolhidos, a maioria dos quais são recuperados, o que é impressionante quando se considera que apenas 14% das embalagens plásticas [2] são convertidas por meio de reciclagem.

Antes da fase de reciclagem de pneus, a Michelin atua em todas as etapas do ciclo de vida de seus produtos para reduzir seu impacto ambiental.

tyrelife br

De que são feitos os pneus de carro?

Embora pareçam simples, os pneus de carro são feitos de mais de 200 materiais diferentes. Incluindo borracha natural e sintética, negro de fumo e sílica, cargas de reforço, reforços de aço e têxteis e agentes químicos.

Qual é a estrutura de um pneu de carro?

A maioria dos pneus de automóveis é feita em diferentes camadas, o que adiciona outro grau de complexidade ao processo de reciclagem de pneus, pois fabricantes como a Michelin trabalham no desenvolvimento de novos métodos e tecnologias inovadoras que facilitem a reutilização de todos os elementos. Essas camadas de pneus de carro geralmente são compostas por borracha sintética, cordas de fibra têxtil, cordas de metal, etc.

microsoftteams image 10

Como funciona a reciclagem de pneus de carro?

O processo de reciclagem de pneus de borracha geralmente começa na concessionária, quando você leva seu carro para trocar pneus velhos e desgastados.

Você também pode levar seus pneus antigos a uma usina de reciclagem de pneus ou a unidades de reciclagem de lixo doméstico. Contudo, pode haver um limite na quantidade de pneus que podem ser entregues ou até mesmo um custo financeiro.

A Michelin contribui ativamente para o desenvolvimento da indústria de reciclagem de pneus, envolvendo-se em sistemas de coleta de pneus em muitos países do mundo.

O grupo Michelin está investindo na reciclagem de pneus e desenvolvendo tecnologias inovadoras e em colaboração com seus parceiros para transformar pneus usados ou resíduos em matérias-primas regeneradas.

Enviro: uma tecnologia de pirólise usada para recuperar materiais como negro de fumo, óleos e gás.

Lehigh Technologies: uma tecnologia que permite a reciclagem de produtos de borracha em fim de vida em produtos de borracha micronizada.

• A Michelin coordena ou contribui para programas de pesquisa como o BlackCycle, que visa desenvolver uma cadeia de valor completa, desde a matéria-prima de pneus em fim de vida até matérias-primas secundárias (com 7 parceiros industriais, 5 organizações de pesquisa e tecnologia (RTOs) e um cluster de inovação que abrange 5 países).

Reciclanip - considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade da qual a Michelin faz parte e que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.

End-of-life recycling solution

Reciclagem de pneus perto de você

Contacte o seu município para obter mais informações sobre a reciclagem de pneus perto de você. Certos países possuem bancos de dados on-line nos quais você pode encontrar o centro de reciclagem mais próximo que oferece instalações de descarte de pneus de carro.

Precisa de pneus novos? Encontre uma loja de pneus MICHELIN perto de você:

banner dealer locator

Encontre uma revenda mais próxima de você em segundos

Buscar por
Endereço ou CEP
Carro
  • Carro
  • Motorbike
Localizar-me
Buscar

Por que a reciclagem de pneus é importante?

O descarte de pneus de carro por meio de reciclagem ou reciclagem de pneus de carro é apenas uma das diversas maneiras de trabalharmos juntos para reduzir a pegada ambiental do ciclo de vida de um pneu, desde a fabricação até o fim da vida útil.

A Michelin utiliza princípios de ecodesign para limitar o impacto ambiental de seus pneus em todas as fases de seu ciclo de vida, desde o fornecimento de matérias-primas e produção até as fases de uso e reciclagem.

Como parte de sua abordagem All-Sustainable, a Michelin age na indústria junto com suas partes interessadas e parceiros de mercado para promover a reciclagem de pneus enquanto se esforça constantemente para reduzir o impacto ambiental de seus produtos. Até 2050, a Michelin pretende ter pneus feitos de materiais 100% sustentáveis e melhorar a eficiência energética dos pneus em 10% em 2030 em comparação com 2020.

A redução do impacto não para por aí – a Michelin também otimiza a logística de transporte, projetando pneus que reduzem o consumo de combustível e energia, como o pneu MICHELIN e.PRIMACY, e trabalha com outros fabricantes para desenvolver novos processos de reciclagem de ponta que ajudarão a transformar resíduos em matérias-primas.

Esta abordagem de economia circular é caracterizada pela abordagem 4Rs da Michelin: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Renovar.

mfp 4r schema horizontal br

Ao promover a conscientização e ajudar a limitar os impactos ambientais associados aos pneus em fim de vida, a Michelin visa desenvolver o setor de reciclagem de pneus em todo o mundo. No Chile, por exemplo, a Michelin está construindo sua primeira usina de reciclagem de pneus de terraplenagem, onde será oferecida uma experiência de ponta a ponta, ou seja, coleta de pneus velhos e reutilização de materiais regenerados.

Saiba mais sobre a estratégia de Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade do Grupo que visa tornar a Michelin uma das empresas mais inovadoras, responsáveis ​​e de alto desempenho do mundo em todas as suas responsabilidades: econômica, ambiental, social e social em michelin.com.

FONTES

[1] Fonte: Estudo da Deloitte – TIP 2019 – 45 países

[2] “Global ELT Management – A global state of knowledge on regulation, management

systems, impacts of recovery and technologies”, WBCSD & Tire Industry Project

Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site