24 horas de Le Mans

24 HORAS DE LE MANS

Celebrando 100 anos de paixão pelo motorsport

A grande corrida de resistência para homens, máquinas e pneus

As 24 Horas de Le Mans é a corrida automobilística mais famosa e prestigiada do mundo, organizada pela primeira vez em 1923. A Michelin venceu o evento inaugural em associação com o fabricante francês de automóveis Chenard & Walcker. O início de uma longa história de sucesso para os pneus MICHELIN. Organizada pelo ACO (Automobile Club de l’Ouest), é uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. É a corrida mais longa da série e acontece no circuito mais longo e rápido do calendário (comprimento: 13,626 km / velocidade média: 240 km/h).

Michelin and Le Mans 2024 – An adrenaline-fueled ride! Michelin Motorsport

Para vencer, só há uma única regra: o carro que percorrer a maior distância em 24 horas vence.
Em 2024, mais de 329 mil espectadores testemunharam a vitória da Ferrari 499P #50, que percorreu mais de 4.237 km, ou 311 voltas, a uma velocidade média de 176,3 km/h. Este ano, Le Mans proporcionou um coquetel emocionante de drama, suspense e chuva que levou a inúmeras batidas e quase sete horas com os carros alinhados atrás do Safety Car! As condições excepcionalmente difíceis dificultaram a escolha dos pneus, com os hipercarros rodando às vezes com pneus slicks no molhado e com pneus de chuva no seco. O final foi eletrizante, com o carro vencedor praticamente sem combustível ao cruzar a linha de chegada por uma margem de apenas 14,221 segundos!

Junte-se a Allan McNish para descobrir os segredos por trás dos pneus MICHELIN vencedores de Le Mans!

Allan McNish, 3 vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans (1998, 2008 e 2013), dá uma visão exclusiva dos bastidores de como nossos pneus de corrida são feitos! Como eles são criados, projetados, fabricados e testados antes de serem instalados nos carros da maior corrida de edurance do mundo? Como engenheiros, técnicos e pilotos trabalham juntos para alcançar o melhor desempenho, que levará à vitória? Saiba mais nesta série de cinco episódios.

Behind the Scenes - Episode 1 -The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport

Behind the scenes - Episode 2 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport

Behind the scenes - Episode 3 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport

Behind the scenes - Episode 4 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport

Behind the scenes - Episode 5 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport

MICHELIN Pilot Sport , o pneu para os hypercars

Todas as inscrições do Hypercar disputaram as 24 Horas de Le Mans de 2024 com pneus da linha MICHELIN Pilot Sport.

photo gamme pilot sport cropped

Ao contrário das outras rodadas do Campeonato Word Endurance, onde as equipes estão limitadas a dois tipos de slicks, os regulamentos das 24 Horas de Le Mans permitem a utilização de todos os três tipos de compostos slick.

As equipes Hypercar podem escolher entre três tipos de slicks (Soft, Medium, Hard).
  • Suave: temperaturas abaixo de 15°C ou corridas noturnas.
  • Medium: temperaturas acima de 15°C.
  • Hard: temperaturas acima de 30°C.
  • Uma opção WET versátil também está disponível para condições que variam de úmidas a muito molhadas.

 

Os hipercarros são a classe principal dos protótipos mais potentes do esporte (cerca de 1.000 cv). A categoria inclui os carros LMH (Le Mans Hypercar) administrados pela Toyota, Peugeot, Ferrari, Isotta Fraschini, além dos protótipos LMDh (Le Mans Daytona hybrid) da Porsche, Cadillac, Lamborghini, Alpine & BMW. 

Desde o centenário das 24 Horas de Le Mans, os pneus Michelin vem com uma marcação colorida nas paredes laterais para facilitar a identificação de qual carro está rodando qual tipo de pneu em um determinado momento. 

A Michelin foi nomeada pela FIA (Fédération Internationale de l'Automobile) e pela ACO como o único fornecedor de pneus para os protótipos do Hypercar.

Mais informações sobre as 24 Horas de Le Mans e os pneus Michelin estão disponíveis no nosso Guia de Corrida.

Os maiores fabricantes de automóveis confiam na Michelin em Le Mans

Com uma pontuação de 32 vitórias, incluindo um período de 26 vitórias consecutivas desde 1998, a Michelin tem uma experiência excepcional nas 24 Horas de Le Mans e um conhecimento único. Todos os 23 protótipos de Hypercar que disputaram a corrida de 2024 estavam equipados com pneus MICHELIN Pilot Sport. É a primeira vez que a Michelin trabalha com tantos carros na categoria principal. Alpine, BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini juntaram-se à briga este ano, ao lado da Toyota, que foi a primeira montadora global a se comprometer com a categoria. O desafio da Michelin é fornecer a estes carros os pneus mais competitivos possíveis enquanto eles se empenham para vencer a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans.

Os pilotos do Hypercar são todos profissionais experientes e representam a nata das corridas de Endurance. A lista apresenta vários ex-vencedores de Le Mans, bem como ex-pilotos de Fórmula 1 como Sébastien Bourdais, Sébastien Buemi e o Campeão Mundial de F1 de 1997, Jacques Villeneuve.

Resultados das 24 Horas de Le Mans: 27 vitórias consecutivas da Michelin desde 1998

2024

Fuoco / Molina / Nielsen

Ferrari 499P

2023

Guidi/Calado/Giovinazzi

Ferrari 499P

2022

Buemi/Hartley/Hirakawa                   

Toyota GR010 Hybrid

2021               

Conway/Kobayashi/Lopez                

Toyota GR010 Hybrid

2020               

Nakajima/Buemi/Hartley                   

Toyota TS050 Hybrid

2019

Nakajima/Buemi/Alonso                    

Toyota TS050 Hybrid

2018

Buemi/Nakajima/Alonso                    

Toyota TS050 Hybrid

2017

Bernhard/Hartley/Bamber                 

Porsche 919 Hybrid

2016

Jani/Lieb/Dumas                               

Porsche 919 Hybrid

2015

Hulkenberg/Bamber/Tandy               

Porsche 919 Hybrid

2014

Tréluyer/Fässler/Lotterer                   

Audi R18 e-tron quattro

2013

Kristensen/McNish/Duval                  

Audi R18 e-tron quattro

2012

Tréluyer/Fässler/Lotterer                   

Audi R18 e-tron quattro

2011

Tréluyer/Fässler/Lotterer                   

Audi R18 TDi

2010

Dumas/Bernhard/Rockenfeller          

Audi R15 TDi

2009

Brabham/Gené/Wurz                        

Peugeot 908 HDi FAP

2008

Capello/Kristensen/McNish               

Audi R10 TDi

2007

Biela/Pirro/Werner                            

Audi R10 TDi

2006

Biela/Pirro/Werner                            

Audi R10 TDi

2005

Kristensen/Lehto/Werner                  

Audi R8

2004

Kristensen/Ara/Capello                     

Audi R8

2003

Kristensen/Capello/Smith                 

Bentley Speed 8

2002

Biela/Kristensen/Pirro     

Audi R8

2001

Biela/Kristensen/Pirro     

Audi R8

2000

Biela/Kristensen/Pirro                         

Audi R8

1999

Winkelhock/Martini/Dalmas              

BMW V12 LMR

1998

McNish/Aïello/Ortelli                         

Porsche 911 GT1

Você está usando um navegador não suportado
Você está usando um navegador que não é suportado por este site. Isso significa que alguma funcionalidade pode não funcionar como desejada. Isso pode resultar em comportamentos estranhos durante a navegação. Use ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para aproveitar ao máximo este site