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24 HORAS DE LE MANS
Celebrando 100 anos de paixão pelo motorsport
As 24 Horas de Le Mans é a corrida automobilística mais famosa e prestigiada do mundo, organizada pela primeira vez em 1923. A Michelin venceu o evento inaugural em associação com o fabricante francês de automóveis Chenard & Walcker. O início de uma longa história de sucesso para os pneus MICHELIN. Organizada pelo ACO (Automobile Club de l’Ouest), é uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. É a corrida mais longa da série e acontece no circuito mais longo e rápido do calendário (comprimento: 13,626 km / velocidade média: 240 km/h).
Para vencer, só há uma única regra: o carro que percorrer a maior distância em 24 horas vence.
Em 2024, mais de 329 mil espectadores testemunharam a vitória da Ferrari 499P #50, que percorreu mais de 4.237 km, ou 311 voltas, a uma velocidade média de 176,3 km/h. Este ano, Le Mans proporcionou um coquetel emocionante de drama, suspense e chuva que levou a inúmeras batidas e quase sete horas com os carros alinhados atrás do Safety Car! As condições excepcionalmente difíceis dificultaram a escolha dos pneus, com os hipercarros rodando às vezes com pneus slicks no molhado e com pneus de chuva no seco. O final foi eletrizante, com o carro vencedor praticamente sem combustível ao cruzar a linha de chegada por uma margem de apenas 14,221 segundos!
Allan McNish, 3 vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans (1998, 2008 e 2013), dá uma visão exclusiva dos bastidores de como nossos pneus de corrida são feitos! Como eles são criados, projetados, fabricados e testados antes de serem instalados nos carros da maior corrida de edurance do mundo? Como engenheiros, técnicos e pilotos trabalham juntos para alcançar o melhor desempenho, que levará à vitória? Saiba mais nesta série de cinco episódios.
Todas as inscrições do Hypercar disputaram as 24 Horas de Le Mans de 2024 com pneus da linha MICHELIN Pilot Sport.
Ao contrário das outras rodadas do Campeonato Word Endurance, onde as equipes estão limitadas a dois tipos de slicks, os regulamentos das 24 Horas de Le Mans permitem a utilização de todos os três tipos de compostos slick.
Os hipercarros são a classe principal dos protótipos mais potentes do esporte (cerca de 1.000 cv). A categoria inclui os carros LMH (Le Mans Hypercar) administrados pela Toyota, Peugeot, Ferrari, Isotta Fraschini, além dos protótipos LMDh (Le Mans Daytona hybrid) da Porsche, Cadillac, Lamborghini, Alpine & BMW.
Desde o centenário das 24 Horas de Le Mans, os pneus Michelin vem com uma marcação colorida nas paredes laterais para facilitar a identificação de qual carro está rodando qual tipo de pneu em um determinado momento.
A Michelin foi nomeada pela FIA (Fédération Internationale de l'Automobile) e pela ACO como o único fornecedor de pneus para os protótipos do Hypercar.
Mais informações sobre as 24 Horas de Le Mans e os pneus Michelin estão disponíveis no nosso Guia de Corrida.
Com uma pontuação de 32 vitórias, incluindo um período de 26 vitórias consecutivas desde 1998, a Michelin tem uma experiência excepcional nas 24 Horas de Le Mans e um conhecimento único. Todos os 23 protótipos de Hypercar que disputaram a corrida de 2024 estavam equipados com pneus MICHELIN Pilot Sport. É a primeira vez que a Michelin trabalha com tantos carros na categoria principal. Alpine, BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini juntaram-se à briga este ano, ao lado da Toyota, que foi a primeira montadora global a se comprometer com a categoria. O desafio da Michelin é fornecer a estes carros os pneus mais competitivos possíveis enquanto eles se empenham para vencer a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans.
Os pilotos do Hypercar são todos profissionais experientes e representam a nata das corridas de Endurance. A lista apresenta vários ex-vencedores de Le Mans, bem como ex-pilotos de Fórmula 1 como Sébastien Bourdais, Sébastien Buemi e o Campeão Mundial de F1 de 1997, Jacques Villeneuve.
2024 | Fuoco / Molina / Nielsen | Ferrari 499P |
2023 | Guidi/Calado/Giovinazzi | Ferrari 499P |
2022 | Buemi/Hartley/Hirakawa | Toyota GR010 Hybrid |
2021 | Conway/Kobayashi/Lopez | Toyota GR010 Hybrid |
2020 | Nakajima/Buemi/Hartley | Toyota TS050 Hybrid |
2019 | Nakajima/Buemi/Alonso | Toyota TS050 Hybrid |
2018 | Buemi/Nakajima/Alonso | Toyota TS050 Hybrid |
2017 | Bernhard/Hartley/Bamber | Porsche 919 Hybrid |
2016 | Jani/Lieb/Dumas | Porsche 919 Hybrid |
2015 | Hulkenberg/Bamber/Tandy | Porsche 919 Hybrid |
2014 | Tréluyer/Fässler/Lotterer | Audi R18 e-tron quattro |
2013 | Kristensen/McNish/Duval | Audi R18 e-tron quattro |
2012 | Tréluyer/Fässler/Lotterer | Audi R18 e-tron quattro |
2011 | Tréluyer/Fässler/Lotterer | Audi R18 TDi |
2010 | Dumas/Bernhard/Rockenfeller | Audi R15 TDi |
2009 | Brabham/Gené/Wurz | Peugeot 908 HDi FAP |
2008 | Capello/Kristensen/McNish | Audi R10 TDi |
2007 | Biela/Pirro/Werner | Audi R10 TDi |
2006 | Biela/Pirro/Werner | Audi R10 TDi |
2005 | Kristensen/Lehto/Werner | Audi R8 |
2004 | Kristensen/Ara/Capello | Audi R8 |
2003 | Kristensen/Capello/Smith | Bentley Speed 8 |
2002 | Biela/Kristensen/Pirro | Audi R8 |
2001 | Biela/Kristensen/Pirro | Audi R8 |
2000 | Biela/Kristensen/Pirro | Audi R8 |
1999 | Winkelhock/Martini/Dalmas | BMW V12 LMR |
1998 | McNish/Aïello/Ortelli | Porsche 911 GT1 |