H24 Green GT prototype

WE RACE FOR CHANGE

Motorsport, um acelerador da inovação

POR QUE ESTAMOS NAS PISTAS?

Ao longo das décadas, temos orgulho de ter demonstrado globalmente o desempenho de nossos pneus de corrida. Porém, hoje a natureza do motorsport mudou.

O enorme desafio que enfrentamos é desenvolver pneus 100% sustentáveis para o mercado, cujo design e produção tenham um impacto limitado nos recursos da Terra, na biodiversidade e nas emissões de CO₂, sem diminuir o desempenho que tornou a marca MICHELIN um sucesso.  

Mais do que nunca, o motorsport serve como um inestimável campo de testes e acelerador de inovação tecnológica. As condições extremas próprias das corridas nos dão a oportunidade de inovar, experimentar em tempo recorde, aprender, conceber novas soluções e acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis que beneficiem a todos.

#WeRaceForChange - MICHELIN Motorsport

CORREMOS POR MUDANÇAS, PARA MELHORAR A FORMA COMO TODOS NÓS NOS MOVEMOS

We race for change - Performance made to last

Nós corremos para proporcionar aos nossos parceiros uma performance que vai da largada até a chegada em todas as provas. Nosso compromisso com você é oferecer uma experiência de direção segura que dure do primeiro ao último quilômetro, graças a pneus confiáveis até o limite de desgaste legal(1)

We race for change - Sustainable materials

Nós corremos para enfrentar novos desafios. Nossos pneus têm proporções cada vez maiores de matérias-primas de origem biológica e recicladas (2). Os materiais avançados que desenvolvemos no motorsport beneficiarão todos os pneus MICHELIN a partir de 2025.

We race for change - simulation

Corremos para encontrar respostas, simular situações reais, aprender com a ciência de dados e nos superar. Nosso uso de engenharia de simulação no motorsport está sendo estendido à produção de pneus, resultando em recursos significativos e redução de emissões de CO₂.

LE MANS: HÁ 100 ANOS A NOSSA ARENA DE INOVAÇÃO FAVORITA

Michelin innovations through the history of the 24H of Le Mans #WeRaceForChange

As 24 Horas de Le Mans - que acontece em vias normalmente abertas ao tráfego diário - submetem os nossos pneus a condições extremas, desde o piso irregular da pista, a mudanças bruscas de clima e temperatura. No entanto, nossos pneus devem oferecer desempenho impecável e perfeitamente equilibrado, além de segurança, aderência e versatilidade desde o início da corrida até a linha de chegada!

Inovações que mudaram a mobilidade:

The winner of the inaugural Le Mans 24 Hours was a Chenard & Walcker

Pneu desmontável

1923: O vencedor da primeira 24 Horas de Le Mans foi um Chenard & Walcker equipado com pneus MICHELIN. Ele completou a corrida a uma velocidade média de 57 mph. Os pneus removíveis revolucionaram a mobilidade ao combinar resiliência, durabilidade, conforto e facilidade de uso.

A Lancia B20 GT won its class on radial tyres at the 1951 Le Mans 24 Hours.

Pneu radial

1951: Patenteados em 1946 e comercializados a partir de 1949, os pneus MICHELIN X apresentavam uma revolucionária carcaça radial incorporando cintas de metal para segurança, conforto e economia de combustível. Um Lancia B20 GT venceu sua classe com pneus radiais nas 24 Horas de Le Mans de 1951.

Michelin was the first to race slick tyres at Le Mans

Pneu slick

1967: A Michelin foi a primeira a usar pneus slick em Le Mans. Sua banda de rodagem totalmente lisa e sem ranhura fornece aderência superior em condições secas. Os slicks causaram um impacto imediato, com o Alpine A210 completando uma volta em menos de quatro minutos pela primeira vez em sua classe antes de vencer a classificação P1.6.

Alpine A442, the 1978 Le Mans winner

Pneus de alta performance

1978: A vitória do Renault-Alpine A442B em Le Mans em 1978 equipado com pneus radiais MICHELIN de alta performance destacou o valor extraordinário da tecnologia. O resultado foi seguido pelo sucesso na Fórmula 1, comprovando a superioridade dos pneus radiais e contribuindo para que a tecnologia se tornasse a norma da indústria em todo o mundo.

Avanços tecnológicos como o progresso feito na tecnologia de usinas de energia, dos motores a gasolina e diesel às unidades híbridas, a introdução de freios a disco e aerodinâmica cada vez mais sofisticada colocaram novos desafios para os pneus. Eles precisavam se adaptar a restrições maiores, incluindo aumento de potência, cargas e torque mais altos, ao mesmo tempo em que proporcionavam uma eficiência superior. O recorde de vitórias da Michelin em Le Mans igualou a incrível revolução que a corrida experimentou em termos de desempenho. Somente nos últimos 10 anos, ele ajudou os principais protótipos a completar até 466 milhas com um único jogo de pneus a uma velocidade média de 149 mph. Isso equivale a mais do que a distância percorrida por dois Grandes Prêmios de Fórmula 1!

Le Mans 2023: continuamos a inovar por um futuro sustentável

O centenário das 24 Horas de Le Mans não será exceção no que diz respeito às inovações da Michelin:

  • Os mais recentes pneus MICHELIN Pilot Sport Endurance Slicks e Wets desenvolvidos para os protótipos de supercarros de hoje foram projetados virtualmente usando tecnologia de simulador. O processo agora foi estendido para o desenvolvimento de pneus para o público geral, resultando em economia significativa de recursos e emissões de CO₂.
     
  • Este ano, apresentaremos um pneu de corrida que contém 63% de materiais sustentáveis (materiais renováveis ou reciclados de base biológica) para o protótipo de hidrogênio do GreenGT e o Porsche GT4 ePerformance totalmente elétrico. Essa conquista foi possível graças ao nosso conhecimento de materiais sustentáveis no contexto dos pneus, sem prejuízo de seu desempenho ou impacto ambiental geral.
Racing tyre that contains 63% sustainable materials
Designed to win

NOSSOS PNEUS SÃO PROJETADOS PARA VENCER

Somos o fabricante de pneus com mais vitórias nos principais campeonatos mundias da FIA e FIM nos últimos 50 anos(2).

NOSSOS PARCEIROS CONFIAM EM NÓS

Você também pode confiar nos pneus MICHELIN na pista ou na estrada

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TEXTO LEGAL

(1) Última milha/quilômetro sendo entendido como até a profundidade mínima legal do piso (1,6 mm na Europa). Consulte a profundidade mínima legal do piso em seu país. Mais informações podem ser encontradas em https://www.michelin.com.br/performance-feita-para-durar


(2) A Michelin considera materiais sustentáveis os materiais reciclados ou de origem biológica, renováveis ao longo de uma vida humana e que não competem com o setor alimentar. A Michelin não considera sustentáveis os materiais naturais não renováveis no tempo de uma vida humana - como o petróleo. Assim, alguns materiais, embora de origem mineral natural, como a sílica, não são considerados na definição Michelin de “material sustentável”. Os materiais reciclados são as matérias-primas geradas por qualquer operação de reciclagem pela qual resíduos industriais ou pós-consumo são reprocessados em produtos, materiais ou substâncias. A reutilização de energia e o reprocessamento de materiais para uso como energia estão excluídos. (Baseado na definição da Diretiva Européia de Resíduos).


(3) Para mais informações https://www.michelin.com/en/sustainable-development-mobility/working-towards-sustainable-mobility/​​​​​​​

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