A Michelin foi escolhida pela Ferrari como fornecedora oficial de pneus para seu novo 296 GTB. Como resultado, a Michelin fornecerá dois pneus diferentes para o carro – o MICHELIN Pilot Sport 4 S K1 para condução predominantemente em estrada e o MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K2 para motoristas que desejam ultrapassar os limites de seu carro na pista. Com o lançamento de cada novo modelo, a Ferrari supera o desempenho da geração anterior. A Michelin partilha a mesma filosofia e há muitos anos assume o desafio ao lado da fabricante italiana, concebendo pneus especiais sob medida.
Desempenho
Para um carro tão excepcional, o desempenho do pneu é muito mais do que apenas um aspecto funcional. Na busca pelo melhor desempenho, o pneu é um fator determinante, proporcionando segurança, precisão e prazer de dirigir, estando perfeitamente ajustado ao estilo do veículo.
Desenvolvimento específico
Os pneus para a Ferrari 296 GTB foram especialmente desenvolvidos em um projeto junto às equipes da Ferrari e são identificados pela própria marcação da Ferrari com o símbolo 'K' nas paredes laterais dos pneus. O design sob medida foi a única solução para atingir os níveis de desempenho exigidos pela Ferrari.
As equipes da Michelin estiveram envolvidas desde o início do projeto, desde o momento em que as especificações técnicas foram definidas. Foram necessários quatro ciclos de desenvolvimento e 18 meses para projetar os pneus que agora estão aprovados para venda. O uso de ferramentas de simulação altamente avançadas foi um fator importante. Elas permitiram uma redução significativa no impacto ambiental do projeto devido à fabricação de menos pneus de teste de protótipo, além de reduzir o número de testes físicos e o tempo de desenvolvimento. O simulador também permitiu que os pneus fossem ajustados para o veículo com grande precisão.
Dois pneus, dois tipos de uso
A Michelin desenvolveu dois componentes inovadores e duas tecnologias especiais para criar dois pneus com usos muito diferentes e o fez sob a estratégia totalmente sustentável do Grupo: redução do uso de matérias-primas, menor resistência ao rolamento, redução do número de pneus fabricados e do número dos testes físicos realizados.