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MICHELIN PARA A NOVA FERRARI 296 GTB
PNEUS SOB MEDIDA PARA UMA MÁQUINA EXCEPCIONAL
Uma das principais marcas de carros de luxo e sinônimo de alta performance do mundo, a Ferrari supera os limites da inovação para carros esportivos há 75 anos.
A Michelin desenvolve pneus para a fabricante há quase 50 desses anos. Os altos padrões requeridos pela Ferrari exigiram ampla colaboração para fornecer soluções inovadoras.
A Michelin está à altura deste desafio juntando a sua tecnologia de ponta a engenheiros qualificados, experiência em montagem de rodas, tecnologias de medição e uma paixão pelo desempenho. Há também uma equipe dedicada de pilotos de teste que ajuda a garantir que as expectativas sejam superadas.
A Ferrari 296 GTB é um exemplo perfeito da melhor colaboração Ferrari-Michelin.
A Michelin foi escolhida pela Ferrari como fornecedora oficial de pneus para seu novo 296 GTB. Como resultado, a Michelin fornecerá dois pneus diferentes para o carro – o MICHELIN Pilot Sport 4 S K1 para condução predominantemente em estrada e o MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K2 para motoristas que desejam ultrapassar os limites de seu carro na pista. Com o lançamento de cada novo modelo, a Ferrari supera o desempenho da geração anterior. A Michelin partilha a mesma filosofia e há muitos anos assume o desafio ao lado da fabricante italiana, concebendo pneus especiais sob medida.
Desempenho
Para um carro tão excepcional, o desempenho do pneu é muito mais do que apenas um aspecto funcional. Na busca pelo melhor desempenho, o pneu é um fator determinante, proporcionando segurança, precisão e prazer de dirigir, estando perfeitamente ajustado ao estilo do veículo.
Desenvolvimento específico
Os pneus para a Ferrari 296 GTB foram especialmente desenvolvidos em um projeto junto às equipes da Ferrari e são identificados pela própria marcação da Ferrari com o símbolo 'K' nas paredes laterais dos pneus. O design sob medida foi a única solução para atingir os níveis de desempenho exigidos pela Ferrari.
As equipes da Michelin estiveram envolvidas desde o início do projeto, desde o momento em que as especificações técnicas foram definidas. Foram necessários quatro ciclos de desenvolvimento e 18 meses para projetar os pneus que agora estão aprovados para venda. O uso de ferramentas de simulação altamente avançadas foi um fator importante. Elas permitiram uma redução significativa no impacto ambiental do projeto devido à fabricação de menos pneus de teste de protótipo, além de reduzir o número de testes físicos e o tempo de desenvolvimento. O simulador também permitiu que os pneus fossem ajustados para o veículo com grande precisão.
Dois pneus, dois tipos de uso
A Michelin desenvolveu dois componentes inovadores e duas tecnologias especiais para criar dois pneus com usos muito diferentes e o fez sob a estratégia totalmente sustentável do Grupo: redução do uso de matérias-primas, menor resistência ao rolamento, redução do número de pneus fabricados e do número dos testes físicos realizados.
Reconhecido por seu desempenho na estrada e adequado para uso ocasional em circuito, este pneu oferece ao carro um excelente equilíbrio entre aderência, controle e prazer de dirigir, com excelente longevidade. Os pneus têm uma banda de rodagem na qual vários compostos de borracha são combinados. Esta tecnologia, levada ao extremo, combina quatro compostos diferentes (dois para os pneus dianteiros e dois para os traseiros) para proporcionar uma ótima aderência em piso seco e proporcionar precisão de condução, juntamente com a aderência necessária para a segurança em piso molhado.
Uma mistura de compostos de borracha especiais formados por elastómeros funcionais para obter um material mais homogêneo. O resultado: um grau muito alto de aderência em piso seco, permitindo velocidades de curva muito altas, combinado com excelente estabilidade em alta velocidade, resistência ao rolamento aprimorada e aderência em superfícies molhadas.
Estes dois pneus utilizam tecnologias inovadoras desenvolvidas pela Michelin:
ou
"Comentando sobre o projeto, Hervé Charbonnel, engenheiro de desenvolvimento de pneus da MICHELIN para a nova Ferrari 296 GTB, disse: “Foi um desafio e uma grande aventura. As exigências dos engenheiros da Ferrari nos levaram a usar o melhor de nossa tecnologia para desenvolver os pneus especiais MICHELIN Pilot Sport 4 S K1 e MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K2. Graças ao nosso know-how associado ao uso de técnicas de simulação, fomos capazes de ultrapassar os limites da aderência com uma nova otimização da banda de rodagem, proporcionando precisão e sensações de condução esportiva que são características cruciais da Ferrari.”
Pronto para correr. O pneu de corrida legalmente aprovado para a cidade.
Máximo desempenho nas pistas, tecnologia e inovação feitos para durar.
A tecnologia das pistas nas suas mãos.
Emoção na pista feita para durar.
Quando se trata de desenvolver pneus de alto desempenho, a Michelin usa sua experiência para selecionar as melhores tecnologias e materiais em função das características específicas de cada modelo de carro, garantindo assim desempenho e conforto de condução superiores e uma experiência de condução verdadeiramente única!
Mais de 50 anos de colaboração
A Michelin desenvolve pneus para a Ferrari há mais de 50 anos. A Ferrari 275 GTB de 1964 foi originalmente equipada com pneus MICHELIN.
Nos últimos 20 anos, a Michelin esteve presente como fornecedor de pneus de equipamento original em um grande número de modelos Ferrari:
Modelos Ferrari equipados exclusivamente com pneus MICHELIN de fábrica:
Ferrari 599 GTO (2010):
• 285/30 ZR20 (99Y) XL TL PILOT SUPER SPORT K1 MI
• 315/35 ZR20 (110Y) XL TL PILOT SUPER SPORT K1 MI
Ferrari 458 Speciale (2013)
•245/35 ZR20 (91Y) TL PILOT SPORT CUP 2 K1 MI
•305/30 ZR20 (103Y) XL TL PILOT SPORT CUP 2 K1 MI
Ferrari 488 Pista (2018)
• 245/35 ZR20 (95Y) XL TL PS CUP 2 K2 MI
• 305/30 ZR20 (103Y) XL TL PS CUP 2 K2 MI